Descrição de chapéu petrobras Governo Lula

Haddad se esquiva de sucessão na Petrobras e diz que só discute cenários da empresa com Lula

Ministro foi convocado para reunião no fim de semana para falar sobre troca de comando na empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Após ser convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reunião sobre a crise no comando na Petrobras, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) se esquivou, em entrevista a jornalistas, e afirmou que fala com o chefe do Executivo apenas sobre cenários econômicos envolvendo a petroleira.

"Eu não discuto isso [troca de comando da estatal] com o presidente. O que eu discuto com o presidente são cenários econômicos da empresa e do Executivo", disse.

Ministro Fernando Haddad (Fazenda) após encontro com presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) - Pedro Ladeira/Folhapress

Sob fritura está o presidente da companhia, Jean Paul Prates. Haddad cancelou participação em evento em São Paulo nesta segunda (8) e voltou no fim de semana a Brasília para participar de reunião com o presidente Lula —a agenda foi cancelada e remarcada para esta segunda.

Rumores envolvendo a demissão de Prates ganharam força após entrevista à Folha do ministro de Minas que admitiu haver conflito entre o seu papel e o do presidente da empresa.

Silveira foi questionado e evitou avaliar se Jean Paul Prates estaria fazendo um bom trabalho. "A avaliação da gestão do presidente da Petrobras eu deixo a cargo do presidente da República", afirmou.

Quanto ao pagamento de dividendos extraordinários, Haddad disse que a decisão cabe à Petrobras, mas que o tema está bem encaminhado.

"A gente tem levado muitas informações para o presidente sobre a situação do caixa da Petrobras. Estamos falando com os diretores da Petrobras, com alguns conselheiros, para que o presidente possa ter tranquilidade de que o plano de investimento da Petrobras não vai ser prejudicado por falta de financeiro", disse.

"Isso vai dar segurança para que a diretoria agora possa tomar com tranquilidade uma decisão. Mas eu penso que está bem encaminhado. Os números estão chegando. Estão consistentes com o que nós imaginávamos que era a situação do caixa da Petrobras. A empresa está robusta. Está com um bom caixa. Está com um bom plano de investimento", acrescentou.

Leia mais

  1. Dividendo da Petrobras é relevante para equilíbrio fiscal, diz número 2 da Fazenda

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/04/dividendo-da-petrobras-e-relevante-para-equilibrio-fiscal-diz-numero-2-da-fazenda.shtml

  2. Liminar suspende mandato de conselheiro indicado por Lula à Petrobras

  3. Lula recebe sindicalistas e discute 'papel social' da Petrobras no meio da crise

Como mostrou a Folha, o pagamento dos dividendos pela Petrobras pode ajudar o governo a garantir um espaço fiscal adicional no Orçamento de cerca de R$ 50 bilhões de despesas até o final da atual administração.

Esse ponto está no cálculo dos auxiliares do presidente e foi tema da reunião de Haddad com Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). No encontro, os ministros se alinharam na posição de pagar os dividendos extraordinários, medida que precisa ainda passar pelo crivo do Conselho de Administração da Petrobras.

O DESGASTE DE PRATES NA PETROBRAS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.