Descrição de chapéu

Efeito 'brexit'

Crise escancara a dificuldade de premiê britânica de conduzir o processo de saída da UE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primeira-ministra britânica, Theresa May, em Londres
A primeira-ministra britânica, Theresa May, em Londres - Daniel Leal-Olivas/AFP

Se há uma razão de existir do governo de Theresa May, esta é a condução do Reino Unido rumo ao “brexit”, a saída do país da União Europeia. A crise deflagrada após o anúncio de um plano detalhado da retirada, com a renúncia de dois secretários, escancara a dificuldade da primeira-ministra de levar adiante o processo.

A conservadora May assumiu dias depois do plebiscito em que 51,9% dos britânicos decidiram abandonar a UE —o antecessor, David Cameron, entregou o cargo porque defendia a permanência.

Ao longo destes quase dois anos, cobrou-se dela uma proposta clara de como viabilizar a vontade popular. Enfim expostas tais diretrizes, emerge a resistência vinda do próprio gabinete, o que não se pode considerar como uma surpresa.

Há tempos a mandatária procura equilibrar-se entre afagos aos simpatizantes de uma ruptura completa com o bloco e a busca de uma saída menos traumática possível para a economia britânica.

Sugeriu-se, então, a criação de uma zona de livre-comércio com a UE, com regras comuns para bens industriais e produtos agrícolas.

Na prática, seria uma maneira de preservar as vantagens do mercado único europeu e ao mesmo tempo ganhar autonomia para estabelecer a política tarifária nas relações com os demais parceiros.

Ademais, uma vez consumada a separação, o Reino Unido não mais estaria sob jurisdição da Corte Europeia de Justiça, mas o órgão continuaria a ter ascendência sobre tribunais do país em disputas comerciais entre as partes.

Essa solução híbrida não satisfez a ala mais radical do Partido Conservador, que a interpretou como um sinal de que o governo ainda pretende manter vínculos em demasia com Bruxelas.

Em resposta, o secretário de Relações Exteriores —o excêntrico ex-prefeito de Londres Boris Johnson— renunciou nesta segunda (9) por discordar do plano. Decisão idêntica havia tomado na véspera David Davis, titular da pasta criada para empreender o “brexit”.

Por mais patentes as fissuras internas, a mandatária não parece estar diante de um amplo motim. Johnson era mal avaliado na função, visto quase como um fardo pela diplomacia; Davis, em razão de sua posição inflexível, já havia sido posto à margem das negociações.

Não convém desprezar, entretanto, os percalços que May terá pela frente até março de 2019, prazo-limite para a retirada britânica. Antes de acertar as bases da empreitada com a Europa, à mandatária caberá conseguir um consenso mínimo entre seus partidários. 

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.