'Essa minoria de radicais não pode deixar nossas instituições de cócoras', diz leitor

Leitores também falam de verticalização da avenida Rebouças e limites do humor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Repúdio
"Manifestantes se concentram na avenida Paulista em repúdio a ataques golpistas" (Cotidiano, 9/1). Realmente a sociedade espera que o Poder Judiciário seja ágil e implacável nas condenações contra esses terroristas da extrema direita bolsonarista. Essa minoria de radicais não pode deixar nossas instituições de cócoras.
Antônio Carlos de Paula (Mogi Mirim, SP)

Não há tolerância com os intolerantes. Não há o que dialogar quando a pauta do diálogo é a destruição e o extermínio. O Brasil não pode se curvar a violência, a insanidade bolsonarista da extrema direita. A democracia brasileira é projeto de presente e garantia de alicerce futuro.
Marcelo Ghibu (Santos, SP)

"Netanyahu condena ataque em Brasília e amplia isolamento de Bolsonaro mesmo entre conservadores" (Mundo, 10/1). A estabilidade institucional do país está garantida pelo governo Lula diante da ameaça de golpe, e é apoiada pela grande maioria de governos do mundo, da esquerda à extrema direita, incluindo todas as grandes potências.
José Bueno (São Paulo, SP)

Manifestantes participam de ato em apoio à democracia na avenida Paulista, em São Paulo - Lalo de Almeida/ Folhapress

Ataque à democracia
"Após ordem do STF, acampamentos golpistas são desmobilizados no país" (Política, 9/1). Cuidado: a invasão em Brasília não gerou uma sensação de vitória nos terroristas, mas um sentimento de que se tratou de uma batalha no caminho para vencer a guerra. Os malfeitores só vão parar no momento que o financiamento acabar.
Afonso Juras (Brasília, DF)

"Moraes diz que prisões não são colônia de férias para golpistas e que instituições não vão fraquejar" (Política, 10/1). De fato, o momento atual precisa de pessoas de coragem e pulso firme para conter a atuação de terra sem lei pelos bolsonaristas. Alexandre de Moraes parece ser o único com tal capacidade.
Jacqueline Soares (Brasília, DF)

"Lula avalia que Múcio errou ao chamar atos golpistas de ‘democráticos’" (Mônica Bergamo, 9/1). Defesa nacional é vigilância constante, até eu sei disso. Esse ministro não vigia e é leniente com ataques à democracia, ao governo e também à integridade física do presidente da República. Não serve.
Spartaco Almeida (Campinas, SP)

"Pacheco pede punição a ‘minoria golpista’ por crimes e promete identificação" (Política, 10/1). Minoria golpista? Muita gente nesse movimento pedindo intervenção militar. E a participação de muita gente foi o que possibilitou a invasão. Tivesse só a minoria golpista comparecido, ficaria muito mais fácil fazer a contenção. Se o número de pessoas foi determinante e a maioria é totalmente ciente do intuito das "manifestações" desde o ano passado, não dá para dizer que estavam lá desavisados.
Flávio Guilherme (Curitiba, PR)

Ação
"‘Desejo descansar, mas não posso parar’, diz cacique Raoni" (Cotidiano, 8/1). Raoni representa uma grande resistência em todos os sentidos. Tem o meu respeito.
Luís Santana (Brasília, DF)

Admiro ele. Tenho muito menos anos de estrada e estou tão cansada.
Manoela Gomes dos Santos (Teresina, PI)

A subida da rampa foi uma justa homenagem. No governo passado, ele foi discriminado na Assembleia da ONU pelo antigo mandatário.
Marcos Antônio (Manaus, AM)

Verticalização
A avenida Rebouças sempre foi bonita. Com o tempo foi degradando até ficar abandonada e muito feia. Os edifícios que estão sendo construídos trouxeram muita revitalização. Está surgindo uma nova Rebouças. Tomara que a economia melhore e se firme para dar sustento aos investimentos. E muito importante, a preocupação com a moradia dos mais necessitados. Que o novo governo se empenhe de verdade nesse assunto ("Verticalização da Rebouças, em São Paulo, desperta risco de imóveis vazios", Cotidiano, 9/1).
Cristina Reggiani (Santana de Parnaíba, SP)


Discriminação
Quantas vezes fui seguida em supermercados. Na última vez eu fiz um escândalo lá dentro. Nem quando eu era miserável, literalmente, nunca furtei algo, vou furtar depois de idosa, com um pé na eternidade? Tudo por causa da tez brasileira ("‘Não quero ser tachado de bandido’: como a discriminação limita consumo dos pobres à periferia", Mercado, 7/1).
Neli de Faria (São Paulo, SP)

Sofro isso tudo em minha cidade desde sempre. E quando viajo Brasil afora também. Tem seguranças que me acompanham em shoppings quase perguntando se quero comprar alguma coisa.
Augusto Ribeiro (Brasília, DF)

Racismo estrutural. Mal secular da sociedade brasileira. Mal que atrasa até as relações econômicas.
Marcos Antônio (Manaus, AM)


Humor
O humor é livre, como disse Fábio Porchat. Fazer piada de determinado assunto pode ser de mau gosto, mas aceitável democraticamente. Adnet é talentoso, mas sinto falta do humor ácido do Casseta & Planeta ("‘Não tenho nostalgia do tempo em que era aceitável fazer piada com gay, mulher e pobre’, diz Adnet", Mônica Bergamo, 7/1).
Pedro Vasco (Rio de Janeiro, RJ)


Bípedes
"Andar bípede do ser humano pode ter começado no alto das árvores, e não no chão" (Reinaldo José Lopes, 7/1). Não existe finalismo evolutivo, ou seja, o bipedalismo não surgiu para aproveitar as vantagens da marcha no novo ambiente. A ordem foi inversa: a marcha bípede deu mais vantagem aos que já tinham desenvolvido essa capacidade por outros contingentes.
Leonardo dos Reis Gama (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.