Moradores de albergues comentam reportagem da Folha sobre locais insalubres

'Será que a prefeitura não tem repassado a verba devida para a dedetização do albergue?'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Albergues
Os relatos dados pelos moradores desses centros de acolhida na reportagem "Usuários de albergue relatam falta de vaso sanitário e ataques de percevejo em SP" (Cotidiano, 13/3) são totalmente verídicos. Já morei no CTA da Água Rasa, no CTA Raio de Luz e no CTA Brás, e posso dizer que falta capacitação dos funcionários para saber lidar com pessoas que estão nessa situação, falta melhorar a estrutura dada aos moradores e uma fiscalização mais rígida por parte da prefeitura que, ao meu ver, paga por um serviço que não é entregue.
Fernando Santos (São Paulo, SP)

Há dois meses estou acolhido no albergue Arsenal da Esperança, mantido com verbas da Prefeitura Municipal de São Paulo. Vejo diariamente colegas com alergias e feridas provocadas por estes insetos, que procuram a UPA da Mooca. Será que a prefeitura não tem repassado a verba devida para a dedetização do albergue?
Thiago Henrique Campos (São Paulo, SP)

Buraco no chão onde deveria estar um vaso sanitário
Buraco no chão onde deveria estar um vaso sanitário - Leitor

Mandatos
O caderno A da Folha de segunda-feira é valorizado com a reportagem sobre o Eduardo Suplicy ("Suplicy volta à Assembleia de SP com renda básica e ‘oposição civilizada’") e a entrevista com a Duda Salabert ("Nikolas Ferreira é um tema pequeno, queremos fazer o grande debate"). As casas legislativas do país, municipais, estaduais e federais, deveriam contar com mais pessoas com a capacidade e visão que têm esses dois parlamentares, que bem mereceriam mandatos vitalícios.
Fernando Versiani dos Anjos (Belo Horizonte, MG)

Há esperança no horizonte da política brasileira. A entrevista de Duda Salabert mostra uma deputada federal consciente do seu papel público e atuando para a construção de mudanças positivas no país. Como mineira, fiquei pesarosa por não ter votado nela.
Maria José Vidigal (Belo Horizonte, MG)

A deputada Federal do PDT Duda Salabert - Gabriela Biló/Folhapress

Atividade predatória
"Governo Lula quer rediscutir termos do acordo sobre o desastre de Mariana" (Painel, 14/3). Esta Folha noticia que o governo Lula quer rediscutir o acordo de Mariana. Refrescando a memória, a ruptura da barragem de Mariana se deu em 5 de novembro de 2015, levando num mar de lama casas, pessoas, o rio Doce, histórias e o que mais achou em seu caminho destruidor. Não é só o acordo de Mariana que precisa ser revisto, é todo o marco regulatório da mineração no Brasil.
Maria Helena Rabelo Campos (Belo Horizonte, MG)


Berço das regalias
"Assembleia de SP amplia gastos de orçamento bilionário e preserva mordomias" (Política, 13/3). A Folha está de parabéns pela reportagem que aborda o desperdício de recursos públicos promovido pela Alesp. A produtividade do Parlamento estadual sempre foi duvidosa e pouco efetiva. Precisávamos reduzir o tamanho da Alesp e, ao mesmo tempo, dar maior celeridade e eficiência. Mas, infelizmente, é pouco provável que medidas de austeridade nos gastos sejam aprovadas pelos parlamentares.
Willian Martins (Guararema, SP)


Juros
"Como um banco pode quebrar fazendo o investimento mais seguro do planeta?" (Mercado, 14/3). O aumento dos juros praticado pelo Fed não somente quebrou os dois bancos americanos. A prática quebrou também a retórica dos "analistas de mercado" que povoam as colunas econômicas das mídias em geral, mas principalmente, quebra a cara desta Folha, que lhes dá destaque. À exceção do Reinaldo e do André Roncaglia.
Dejalci Eduardo Fontana Martins (Bauru, SP)


Pluralidade
Muito boa a resposta argumentada de Nelson Barbosa às críticas feitas ao BNDES ("Os temores infundados da Folha", Tendências/Debates, 14/3). Ainda que a Folha permita a pluralidade de opinião, mesmo que de forma protocolar, saibam que muitos de nós, leitores, não concordamos com essa suposta visão liberal extremista que o jornal tenta defender.
Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)


Incompetência
"Castro não tem compromisso com solução de caso Marielle, diz viúva e vereadora" (Cotidiano, 14/3). Cinco anos se passaram e a polícia do Rio de Janeiro ainda não solucionou o caso. É incompetência demais para ser só incompetência.
Celso Balloti (São Paulo, SP)

0
Uma Marielle Franco gigante em frente ao Museu de Arte do Rio é uma das obras de arte que ajuda a ecoar nesta terça-feira (14) a pergunta repetida a cinco anos por familiares, amigos e aliados políticos da vereadora: quem mandou matar e por quê? - institutomariellefranco no Instagram

Falsificação
"Bolsonaro se dispõe a deixar joias com TCU e a depor à PF" (Política, 13/3). Considerando o alto nível de periculosidade de Bolsonaro, sua família e seus asseclas das Forças Armadas, seria prudente e conveniente avaliar a legitimidade das joias contrabandeadas, tão logo apreendidas. O risco de falsificação é imponderável!
Carlos Alberto Bellozi (Belo Horizonte, MG)


Etarismo
"Universitária discriminada pela idade recebe homenagem de colegas" (Cotidiano, 13/3). Essas três estudantes da Unisagrado de Bauru deveriam ser suspensas e se conscientizarem de que a ciência ainda não inventou a fórmula da juventude.
Pedro Valentim (Bauru, SP)


Críticas
A Folha nos brinda com não um, mas três textos escritos por homens brancos sobre "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo". Uma diversidade maior de resenhas poderia ajudar o leitor da Folha a entender, por exemplo, por que o filme ressoou com tantas mulheres que conheço, especialmente jovens mães. Uma voltinha de dez minutos no TikTok me trouxe resenhas de pessoas diversas de todo o mundo, com perspectivas que abriram minha mente sobre o filme. Bem diferente do que encontrei na Folha.
Paula Leite (São Paulo, SP)


Harmonia
As redes sociais sempre repercutem a velha rivalidade entre argentinos e brasileiros. Coisas do futebol ou da curiosidade? Se uns são mais europeus e outros mais festivos, todos sabem o valor do dólar. São duas culturas diferentes, que interagem e se complementam, não só no verão. E que viva a alegria.
Paulo Roberto de Andrade (Piracicaba, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.