Siga a folha

Encontro de Leituras recebe Simone Duarte, autora de obra sobre o 11 de Setembro

Jornalista discutirá com leitores, em sessão online do clube de livros da Folha e do Público, 'O Vento Mudou de Direção'

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Simone Duarte, autora de "O Vento Mudou de Direção: o Onze de Setembro que o Mundo Não Viu", é a convidada de maio do Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público. A jornalista discutirá o livro com leitores no dia 9, a partir das 18h de Brasília (22h de Lisboa).

Duarte era chefe da Redação da TV Globo em Nova York em 2001 e, na manhã de 11 de setembro, entrou ao vivo no plantão da emissora para descrever o caos depois do choque dos aviões contra as Torres Gêmeas.

Retrato de Simone Duarte, autora de 'O Vento Mudou de Direção' - Fernando Donasci/Divulgação

Em "O Vento Mudou de Direção", publicado no Brasil pela Fósforo e em Portugal pela Oficina do Livro, a autora se volta para as consequências desse dia trágico na vida de sete pessoas de outras partes do mundo, onde o 11 de Setembro continua reverberando.

Ahmer, menino-bomba treinado pelo Talibã paquistanês, Gawhar, médica afegã que se arrepende de ter fugido do país e ido morar na Áustria, e Baker Atyani, jornalista para quem Osama bin Laden anunciou que estava planejando um ataque contra os Estados Unidos, são alguns dos personagens cujas memórias dos anos da Guerra ao Terror o livro reconstitui.

Na obra, Duarte busca humanizar os outros da história do 11 de Setembro, menos conhecidos no Ocidente, e defende ser necessário quebrar os estigmas que ainda cercam o mundo islâmico.

Em entrevista ao Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção da Folha, a jornalista afirmou que "a Guerra ao Terror é o 11 de Setembro que o mundo não viu". "É como se uma vida perdida no World Trade Center valesse mais que uma vida perdida no Iraque, no Afeganistão ou no Paquistão. A gente tem que resgatar essa humanidade e olhar o outro de maneira diferente."

O debate com a autora acontece via Zoom, neste link ou na reunião 820 7497 2849. A senha de acesso é 538972. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas e gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Rafael Gallo, Geovani Martins, João Paulo Borges Coelho, Francisco José Viegas, Pilar del Río, Luís Cardoso, Rui Tavares, Andréa del Fuego, Dulce Maria Cardoso, Julián Fuks, Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas