Geovani Martins discute seu primeiro romance no Encontro de Leituras

Escritor carioca conversará com leitores sobre 'Via Ápia' em sessão online do clube de livros da Folha e do Público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público, recebe em março o escritor carioca Geovani Martins, autor da celebrada coletânea de contos "O Sol na Cabeça" que lançou seu primeiro romance, "Via Ápia", em meados de 2022.

O livro, cujo título faz referência à principal via de acesso à favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, será discutido na sessão que acontecerá no dia 14, a partir das 19h de Brasília (22h de Lisboa).

O escritor Geovani Martins em sua mesa na Flip
O escritor Geovani Martins durante mesa na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) de 2022 - Divulgação

Na obra, publicada no Brasil e em Portugal pela Companhia das Letras, Martins segue o cotidiano dos irmãos Washington e Wesley, da mãe deles e de três jovens durante a instalação da UPP (unidade de política pacificadora) na Rocinha, ocorrida em 2011 na gestão do então governador Sérgio Cabral.

O autor, crítico contumaz da guerra às drogas, afirmou em entrevista à Folha que esse momento foi determinante para os rumos que o país tomou na última década. "Foi um período-chave para que a sociedade civil naturalizasse a imagem do Exército invadindo o Alemão, ocupando o Complexo da Maré. Foi o que levou a chegar a essa taxa de mortalidade absurda registrada pela Polícia Militar."

O debate com o autor acontece via Zoom, neste link ou na reunião 820 7497 2849. A senha de acesso é 538972. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas e gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras João Paulo Borges Coelho, Francisco José Viegas, Pilar del Río, Luís Cardoso, Rui Tavares, Andréa del Fuego, Dulce Maria Cardoso, Julián Fuks, Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.