Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro
Descrição de chapéu União Europeia Rússia

Reino Unido se transforma em líder do Ocidente contra a Rússia

Boris Johnson se equilibra entre o estrepitoso 'partygate' e uma estratégia de diplomacia coerente e proativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Reino Unido, todas as conversas giram em torno do "partygate", como é conhecido por lá o escândalo das festas secretas organizadas pela equipe do premiê Boris Johnson durante o primeiro confinamento.

Obrigado a se desculpar publicamente por seus descasos e omissões, Boris enfrenta uma rebelião dentro do próprio partido. Com grande autoridade moral no seio da desmoralizada classe política, o ex-deputado conservador Rory Stewart se insurgiu, em artigo no Financial Times na semana passada, contra a "cultura e o sistema" que interpretam a política como um simples jogo.

O premiê britânico, Boris Johnson, acena ao chegar a cúpula da Otan na Bélgica, em junho do ano passado - Patrick Semansky - 14.jun.21/AFP

Porém, enquanto a política doméstica é dominada por reportagens estrepitosas dos tabloides, o país vive dias decisivos e instigantes nas relações internacionais. No embate com a Rússia, Londres assumiu a liderança de uma aliança regional com a Polônia e os países Bálticos em defesa da Ucrânia. O contraste entre o ativismo diplomático britânico e a hesitação da União Europeia ficou evidente na semana passada, quando o recém-empossado governo alemão de Olaf Scholz bloqueou uma operação de transferência de armas para a Ucrânia coordenada pela Estônia, aumentando a desconfiança entre membros da Otan.

Momentos depois, Berlim teve de demitir às pressas um comandante acusado de se manifestar publicamente a favor da Rússia. A Alemanha não é a única que se mostrou insegura diante dos acontecimentos. O presidente americano Joe Biden deixou a comunidade internacional de cabelo em pé ao fraquejar na hora de garantir que Washington jamais toleraria uma invasão russa da Ucrânia.

A própria Otan parece paralisada por causa da divergência entre a posição americana, mais agressiva, e a europeia, atenta aos riscos que um conflito representaria para sua segurança energética. O racha interno da instituição é rico em simbolismos. A aliança é tida como a principal responsável pela escalada militar russa por não respeitar os compromissos territoriais assumidos nos anos 1990.

Durante anos, o Reino Unido foi acusado de atuar de forma errática e comprometer a parceria entre os EUA e a Europa. Agora, é o único ator com uma estratégia coerente e proativa para lidar com a Rússia. Vários fatores explicam o protagonismo da sua diplomacia.

Um deles é que o brexit, pelo menos no campo da política externa, parece ter tido o efeito imaginado pelos seus idealizadores. O Reino Unido jamais teria aberto uma frente na Europa Oriental se tivesse de pedir direito de passagem aos membros da UE. A maior agilidade de Londres também se reflete na comunicação estratégica. No fim de semana, numa cena hollywoodiana, o ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado acusando a Rússia de planejar instalar um governo fantoche na Ucrânia em caso de invasão. Recheado de detalhes inusitados, o texto incluía uma lista de possíveis ministros.

Outro fator que parece estar pesando é a realização, tardia mas brutal, dos efeitos nefastos da penetração de capital russo no sistema democrático britânico. Relatório recém-publicado da Chatham House deixou clara a profunda corrupção de políticos e empresários por oligarcas próximos a Putin, denunciada há anos pela sociedade civil. Pelo menos parte dos agentes de Estado estão conscientes de que a oposição diplomática à Rússia também é assunto de segurança interna.

Um breve olhar para a história do império britânico nos ensina que, muitas vezes, os grandes momentos da política externa passam ao largo do debate público. É bem provável que, nas próximas semanas, os jornais continuem fazendo manchetes sobre as farras de Boris durante a pandemia enquanto Londres lidera sozinha o Ocidente numa crise internacional pela primeira vez em décadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.