Descrição de chapéu América Latina

Vai torcer para a Argentina? Conheça filmes e séries produzidos no país

Edição da newsletter Maratonar lista produções dos 'hermanos' disponíveis no streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Sim, o Brasil já está fora da Copa, mas a Copa ainda não está fora do Brasil.

Além do trauma de mais uma eliminação injusta (ou não), todo dia de Mundial no Qatar é um dia em que se fala de Argentina e de Messi.

Assim, em vez de puxar briga, vamos abraçar a produção argentina, que costuma vencer de goleada contra várias outras. Sem falar que, no Oscar, eles estão ganhando de nosotros de 2 a 0. Ah, algumas dicas têm um toque boleiro, afinal…

Ricardo Darín e Soledad Villamil em cena de "O Segredo dos Seus Olhos", filme com direção do argentino Juan José Campanella - Divulgação

Argentina, 1985

Relativamente novo no streaming (lançado em outubro), este filme de Santiago Mitre, com Ricardo Darín, será o representante argentino no Oscar 2023. O filme recupera a história do promotor Julio Strassera (Darín) e os perrengues pelo qual passou ao processar e levar a julgamento os principais líderes da ditadura militar no país, uma das mais sangrentas na América Latina. Sem o apoio da polícia e do Judiciário, Strassera cercou-se de um jovem grupo de advogados para levar a ação adiante. Se quiser uma maratona em dose dupla, o longa faz boa tabelinha com "A História Oficial". Leia a análise de Sylvia Colombo sobre o filme na Folha.

Disponível no Prime Video (142 min.)

Bilardo, O Doutor do Futebol

Boa série documental para a compreensão do bilardismo. Em quatro episódios, conta a trajetória do obsessivo técnico argentino Carlos Bilardo, apelidado de "o doutor"... ou também "el narigón". Bilardo foi o treinador da seleção argentina campeã na Copa de 1986 e vice em 1990, sempre com Maradona como principal nome. Também mostra como sua dedicação ao futebol afetou a relação com a família, principalmente com a filha, que era criança. Com muitas imagens do arquivo pessoal do próprio Bilardo, a série traz depoimentos de nomes como Diego Simeone, Menotti, Burruchaga, Oscar Ruggeri e Marcelo Bielsa, entre muitos outros.

Disponível na HBO Max (4 episódios)

Carlos Bilardo em seu apartamento em Buenos Aires. Ele está sentado em um sofá claro com o mesmo tom de cor amarelo claro do restante aparente do imóvel . Bilardo usa calças pretas e uma camisa, que é vermelha no dorso e preta nas mangas. Ele faz gestos com o rosto e a mão que indicam que está falando.
Carlos Bilardo chegou a duas finais de Copa do Mundo seguidas como treinador. Ele comandou a Argentina em 1986 e 1990. Em ambos os jogos ele enfrentou o alemão Franz Beckenbauer - Pedro Lazaro Fernandez - 14.jul.16/Clarín

Crimes de Família

Uma mãe de classe média-alta (Cecilia Roth) precisa lidar com os constantes problemas do filho, viciado e violento. Ele é acusado de tentar matar a ex-mulher, que não divide a guarda do filho com ele. Durante o processo, eles precisam lidar com algo mais grave quando a empregada da casa se envolve em um assassinato. Os crimes aparecem de forma não linear e a conexão entre eles é apresentada aos poucos. Leia crítica do filme na Folha.

Disponível na Netflix (99 min.)

A História Oficial

Nos anos 1980, ainda à sombra da ditadura, uma professora conservadora de Buenos Aires vive tranquilamente com o marido e a filha adotiva. No entanto, ao reencontrar uma velha amiga que acaba de voltar do exílio, ela começa a desconfiar da origem de sua filha e vai atrás de respostas. Com direção de Luis Puenzo e ótima atuação de Norma Aleandro, venceu o Oscar de filme estrangeiro em 1985.

Disponível na Netflix (112 min.)

María Marta, o Assassinato no Country Club

Série de "true crime" inspirada em um caso que chocou a Argentina. Em 2002, María Marta foi encontrada morta na banheira de sua casa, em um condomínio de classe média-alta. Marido e amigos limparam a cena do crime antes da chegada da polícia, que logo constatou que ela foi assassinada com tiros na parte de trás da cabeça. O marido é condenado, mas, nove anos depois, uma mulher tenta elucidar o assassinato por meio de seu blog. A série intercala passado e presente para mostrar contradições na investigação.

Disponível na HBO Max (8 episódios)

Relatos Selvagens

Boa sugestão para quem está ainda com rancor no coração após a eliminação brasileira nos pênaltis. O filme traz seis histórias curtas do cotidiano que colocam seus personagens em situações de estresse emocional e, de alguma forma, quase sempre terminam em alguma ação violenta. Como o rapaz que briga no trânsito, a mulher que descobre uma traição do marido ou o correto homem que trabalha com demolição de edifícios e perde a paciência com a burocracia após seu carro ser guinchado.

Disponível na HBO Max (122 min.)

O Segredo dos Seus Olhos

Depois de se aposentar, um oficial de Justiça visita seu próprio passado ao resolver escrever um livro que conta a trágica história de um caso não resolvido de uma jovem que foi estuprada e assassinada em 1974. Ele reencontra seu grande amigo que trabalhava como investigador e sua chefe, por quem era secretamente apaixonado. Para amantes do futebol, o filme traz ainda uma ótima cena em plano-sequência no estádio do Huracán, com o Racing em campo (time do autor), produzida com ajuda de computação gráfica. Ah, e a Argentina foi bicampeã do Oscar com este longa.

Disponível no Star+ (129 min.)

O que tem de novo

A Taça é Nuestra

Argentina está fora da Copa? Na ficção, sim. Nesta divertida série com toques dramáticos, a seleção foi punida após atos violentos da torcida em um jogo contra o Brasil nas eliminatórias. A desclassificação também leva à falência uma empresa que fazia uma campanha ousada para vender TVs: se a Argentina ficar fora, sua smartv é de graça. É lá que trabalhava um pai que tinha acabado de comprar um pacote para ver a Copa com o filho. Inconformado, ele elabora um plano: roubar a taça –que está passando por Buenos Aires em uma tour promocional– e forçar as autoridades a reincluir a alviceleste no Mundial. Série fácil de maratonar, com seis episódios de menos de meia hora.

Disponível no Star+ (6 episódios)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.