Junho de 2013 tornou passe livre um debate possível, diz pesquisador

Ilustríssima Conversa discute relações de crise urbana com os protestos que completam 10 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marco Rodrigo Almeida

Editor-adjunto da Ilustríssima

São Paulo

O Ilustríssima Conversa volta neste episódio ao debate sobre os 10 anos de Junho de 2013. A efeméride inspirou uma série de livros que tentam decifrar esse fenômeno tão impactante, e de certa forma ainda incompreendido, na história brasileira recente.

O convidado do programa, o urbanista Roberto Andrés, acaba de lançar o livro "A Razão dos Centavos -
Crise Urbana, Vida Democrática e as Revoltas de 2013" (ed. Zahar).

Estudantes e integrantes do Movimento Passe Livre em protesto na avenida Paulista contra aumento da tarifa dos ônibus municipais, em junho de 2013 - Juca Varella-11.jun.13/Folhapress

Em um panorama amplo que vai do período imperial ao terceiro mandato de Lula, Andrés mostra como a urbanização descontrolada e os problemas de transporte público geram impactos econômicos e sociais, intensificam a desigualdade e estimulam revoltas ao longo da história.

Professor da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Andrés realça em sua pesquisa o vínculo central da crise urbana com Junho de 2013, embora os protestos tenham depois sido associados a uma vasta gama de pautas e reivindicações.

"Então o livro é um esforço para, a partir do que aconteceu ali, fazer uma retomada e buscar jogar luz sobre por que era por R$ 0,20 sim, embora tenha sido também por outras questões. E como essa questão do transporte urbano, dos ônibus de circulação na cidade, estrutura as formas de vida, gera impactos na vida cotidiana das pessoas, simboliza e catalisa insatisfações. Uma coisa que acontece historicamente", comenta Andrés.

Como legado positivo dos protestos, ele destaca que o passe livre, a ideia da tarifa zero para ônibus, deixou de ser um sonho para se tornar um debate público possível, encampado até por prefeitos de fora da esquerda, como Rodrigo Nunes (MDB), de São Paulo.

Por outro lado, a agenda urbana continua sem receber a devida atenção por parte do governo federal, pondera. Andrés considera equivocado que Lula, dez anos após os protestos de Junho, retome plano de incentivo ao setor automotivo, no lugar de privilegiar o transporte público.

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Já participaram do Ilustríssima Conversa Bela Gil, que defendeu a remuneração do trabalho realizado por donas de casa, Javier Montes, escritor espanhol que se debruçou sobre a vida da dançarina e naturista Luz del Fuego, Paulo Arantes, professor de filosofia da USP para quem Lula terá sucesso se frear a extrema direita, Eliane Brum e Maria Rita Kehl, convidadas para o episódio comemorativo dos cinco anos do podcast, João Moreira Salles, autor de um livro sobre o modelo predatório de ocupação da Amazônia, Ailton Krenak, que abordou a tragédia do povo yanomami, Gabriela Lotta e Pedro Abramovay, que discutiram os papéis de burocratas e políticos em uma democracia, Felipe Loureiro, que analisou as relações entre EUA e Rússia depois do início da Guerra da Ucrânia, Denise Ferreira da Silva, para quem a violência racial é um pilar da modernidade, Letícia Cesarino, antropóloga que expõe como algoritmos favorecem o populismo, entre outros convidados.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.