Descrição de chapéu Estados Unidos

Reguladora mantém 737 Max 9 no solo à espera de posição da Boeing

Órgão que investiga caso do avião que perdeu a tampa da janela em pleno voo aguarda informações da fabricante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O órgão regulador da aviação civil dos EUA (FAA, Administração Federal de Aviação) informou na sexta-feira (12) que mantinha no solo todas as aeronaves 737 Max 9, enquanto espera que a Boeing forneça mais informações sobre o incidente ocorrido com um avião deste modelo, operado pela Alaska Airlines.

"Para a segurança dos viajantes americanos, a FAA mantém os Boeings 737 Max 9 em terra, até que uma inspeção e manutenção completas sejam realizadas, e os dados da investigação sejam revisados", afirmou a agência em um comunicado.

Avião da Boeing 737 Max 9 no aeroporto de Portland, nos Estados Unidos
Avião da Boeing 737 Max 9 é mantido no solo durante investigação de incidente ocorrido nos EUA, quando tampa de janela se soltou em pleno voo - Mathieu Lewis-Rolland - 09.jan.2024 / Getty Images via AFP

Em 5 de janeiro, um voo da Alaska Airlines teve de fazer um pouso de emergência depois da explosão de um painel da fuselagem quando o avião sobrevoava o estado do Oregon, no oeste dos EUA. Não houve vítimas fatais, nem feridos graves.

O regulador americano abriu uma investigação sobre o incidente, um novo revés para o fabricante, especialmente com o 737 Max.

Em uma versão anterior, o 737 Max, ocorreram dois acidentes em um intervalo de cinco meses, que mataram 346 pessoas. Em outubro de 2018, um modelo da aeronave comprado pela Lion Air caiu na Indonésia, sem causa aparente. Cinco meses depois, outro 737 Max, agora operado pela Ethiopian Airline, caiu na Etiópia.

Após esses acidentes, as aeronaves 737 Max da Boeing ficaram paradas em todo o mundo por 20 meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.