Descrição de chapéu
Paulo Tadeu de Almeida

PEC do Plasma é oportunidade para salvar a vida de milhões

Atualizar legislação pode garantir acesso a tratamentos e fomentar indústria de hemoderivados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paulo Tadeu de Almeida

Presidente da Associação Brasileira de Bancos de Sangue (ABBS)

Todo mundo conhece alguém que já precisou de uma doação de sangue. E quem necessita de um hemoderivado para viver —ou sobreviver— não pode esperar. Entretanto, milhões de bolsas de um precioso derivado do sangue, o plasma, que poderia salvar milhões de brasileiros, vai parar no lixo todos os anos no país. A chamada PEC do Plasma, que tramita no Congresso, finalmente oferece a oportunidade de reverter esse quadro absurdo.

A Proposta de Emenda à Constituição 10/2022 joga luz a uma questão urgente para a saúde brasileira: o aproveitamento do plasma das doações de sangue. Ela propõe alterar o artigo 199 da Constituição sobre os requisitos para a coleta e o processamento do plasma humano, quebrando o monopólio do setor público para ampliar o atendimento e democratizar o acesso a milhares de pacientes.

enfermeira coleta sangue de doador
Profissional de saúde coleta sangue de doador no hospital A.C. Camargo - Caio Guatelli - 2.jun.22/Folhapress - Caio Guatelli

Por que isso é urgente? Porque atualmente descartamos 85% do total de plasma produzido pelos bancos de sangue no país, que poderia ser aproveitado para produzir medicamentos para tratar hemofilia, imunodeficiências, insuficiência renal crônica e outras enfermidades, bem como ser usado em grandes cirurgias e para salvar pacientes nas unidades de terapia intensiva (UTIs) em todo o território nacional.

Entretanto, a legislação atual não permite o aproveitamento do plasma pelos hemocentros privados. Hoje, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), gerida pelo governo federal, é a única farmacêutica autorizada a utilizá-lo para produzir medicamentos.

Ocorre que a estatal não possui capacidade para atender toda a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), obrigando o país a importar produtos fabricados nos Estados Unidos e em outros países.

A permissão para o aproveitamento do plasma pela iniciativa privada, prevista pela PEC, é a grande oportunidade de começarmos a avançar no caminho da autossuficiência na produção de medicamentos desse hemoderivado no Brasil.

A ideia é complementar a atuação estruturante da Hemobrás, uma vez que os bancos de sangue privados coletam o volume significativo de 30% das doações de sangue no país, o que corresponde à mesma parcela de transfusões nacionalmente.

A coleta e o processamento do plasma humano pela iniciativa privada, de forma segura e ética, poderá resultar em vantagens para toda a sociedade. Primeiramente, a população brasileira poderá ser beneficiada de forma mais ampla, reduzindo o risco de agravamento de enfermidades pela falta de acesso ao produto.

Outro aspecto positivo está relacionado aos investimentos que serão destinados à produção nacional. O mercado de hemoderivados movimenta R$ 10 bilhões por ano na América Latina. A atuação de empresas privadas neste setor contribuirá, dessa forma, para fortalecer e consolidar a base produtiva brasileira, além de gerar empregos, renda e aumentar a arrecadação de tributos no país —que poderão ser destinados ao desenvolvimento de inovações e ao aprimoramento dos serviços públicos de saúde.

Portanto, resta agora seguirmos o exemplo bem-sucedido de outros países, como EUA, Alemanha e Áustria, e apostar na legislação que permita a doação não remunerada de plasma, cessando de vez o desperdício do componente que salva vidas.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.