Boeing 737-800 da japonesa ANA volta ao aeroporto após rachadura na janela

Aeronave ia de Sapporo para Toyama, no Japão, mas teve de retornar às pressas; não houve feridos entre as 65 pessoas a bordo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kantaro Komiya
Tóquio | Reuters

Mais um avião da Boeing teve problemas e precisou voltar às pressas para o aeroporto. Neste sábado (13), uma aeronave 737-800, usada pela companhia aérea All Nippon Airways (ANA), teve de retornar após ser encontrada uma rachadura na janela da cabine em pleno ar.

De acordo com um porta-voz da companhia aérea, o voo 1182 dirigia-se para o aeroporto de Toyama, no Japão, mas voltou para o aeroporto de Sapporo-New Chitose, depois que a rachadura foi encontrada na parte externa das quatro camadas de janelas em torno da cabine.

Boeing 737-800
Boeing 737-800 da China Eastern é inspecionado na China; modelo semelhante, mas usado pela All Nippon Airways, teve uma rachadura na janela no Japão e voltou às pressas para o aeroporto - Hector Retamal/AFP

O porta-voz destacou que não houve feridos entre os 59 passageiros e os seis tripulantes a bordo.

"A rachadura não afetou o controle ou a pressurização do voo", disse o porta-voz da ANA.

Há oito dias, um outro modelo da Boeing, o 737 Max 9, teve de fazer um pouso de emergência em Portland (EUA), quando uma tampa de porta se soltou em pleno voo. Naquela ocasião, também não houve feridos na aeronave usada pela Alaska Airlines.

A FAA, órgão regulador da aviação civil dos EUA, abriu investigação sobre o incidente em Portland e estendeu, na sexta-feira (12), o bloqueio aos aviões 737 Max 9 da Boeing indefinidamente para novas checagens de segurança e anunciou que reforçará a supervisão da própria Boeing.

Outro modelo da Boeing, o 737 Max, chegou a ter as operações paralisadas por 20 meses em todo o mundo, após ocorreram dois acidentes em um intervalo de cinco meses, que mataram 346 pessoas. Em outubro de 2018, um modelo da aeronave comprado pela Lion Air caiu na Indonésia, sem causa aparente. Cinco meses depois, outro 737 Max, agora operado pela Ethiopian Airline, caiu na Etiópia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.