Era Outra Vez

Literatura infantojuvenil e outras histórias

Era Outra Vez - Bruno Molinero
Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Livros fazem viagem pela literatura e nos ajudam a ler muitos outros livros

'Perguntas Inquietas' e 'O que Mamãe Não Sabe...' misturam Branca de Neve, Rapunzel, Pequeno Príncipe, Mogli e outros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Penso que às vezes a literatura é como uma biblioteca infinita, e dessa biblioteca cada indivíduo só pode ler algumas páginas. Talvez nelas esteja o essencial."

A frase do escritor argentino Jorge Luis Borges talvez seja a definição mais interessante e exata da nossa relação com os livros e sobre a nossa incapacidade de ler tudo aquilo que desejamos. Mas se a vida é curta, a infância é um sopro.

Ilustração da Bela Adormecida do livro "Perguntas Inquietas" de Beatriz Martín Vidal, lançado pela Pulo do Gato
Ilustração da Bela Adormecida do livro "Perguntas Inquietas" de Beatriz Martín Vidal - Divulgação

É impossível ler antes de crescer todas as histórias clássicas, todas as versões dos contos de fadas, todos os livros ilustrados mais arrebatadores e todos os melhores títulos de todos os tempos da última semana que foram indicados pela imprensa ou nas redes sociais.

A boa notícia é que alguns livros ajudam nessa viagem e criam certos atalhos no meio da biblioteca infinita. E dois deles acabaram de ser lançados.

"Perguntas Inquietas", da espanhola Beatriz Martín Vidal foi publicado pela Pulo do Gato e talvez seja o lançamento mais bonito dos últimos tempos. A escritora e ilustradora se inspira nos contos de fadas para criar imagens que são ao mesmo tempo realistas e sonhadoras. Nelas, surgem princesas, madrastas e personagens para lá de conhecidas, como Branca de Neve e Rapunzel.

A estrutura se repete do início ao fim do livro. Como é possível perceber já no título, tudo começa com um questionamento, sempre ligado aos famosos contos tradicionais. Mas, mais do que inquietas, o que lemos são perguntas infinitas.

O que a Bela Adormecida sonhou? Por que João e Maria voltaram para casa, mesmo tendo sido abandonados? Rapunzel sentiu alívio quando se viu livre da trança? O que Chapeuzinho Vermelho aprendeu no instante em que estava na barriga do Lobo?

Com essas provocações ainda em mente, viramos a página e encontramos uma ilustração que não responde exatamente à pergunta feita, mas que vai mais adiante —o desenho, com ares de pintura, dialoga, subverte e aumenta as interpretações possíveis.

A obra é um convite para mergulharmos mais profundamente nessas histórias que caminham há séculos ao nosso lado, desde muito antes de nomes como irmãos Grimm ou Charles Perrault as colocarem no papel e criarem as suas próprias versões. Mas é também um estímulo para conhecer contos que não ficaram tão conhecidos ou que não ganharam versões da Disney.

É o caso de "O Pequeno Polegar", personagem que é capturado ao lado dos irmãos por um ogro, que decide devorá-los. Astuto, ele consegue enganar o monstro, que acaba comendo as próprias filhas. Mas será que Polegar terá sentido algum arrependimento? Essa é a pergunta infinita de "Perguntas Inquietas".

Outro livro que serve de atalho para desbravar novas histórias é "O que Mamãe Não Sabe…", de Rodrigo Andrade. Lançado pela Caixote, o título opta por outro caminho, mais o da celebração do que o da provocação.

Ilustração do livro "O que Mamãe Não Sabe..." de Rodrigo Andrade, lançado pela Caixote
Página dupla do livro "O que Mamãe Não Sabe..." de Rodrigo Andrade - Divulgação

Nele, conhecemos Bento, um menino que fica sozinho em casa quando a mãe sai para trabalhar. Sozinho entre aspas, na verdade, porque uma série de personagens passam a visitá-lo. A cada virada de página, uma nova visita se apresenta. O que na superfície é uma ode à imaginação, no fundo se torna uma bela homenagem à literatura.

Cada dupla ilustrada faz referência a um clássico. No início, Bento se transforma em Mogli, cercado pela pantera Bagheera e pelo tigre Shere Khan, de "Os Livros da Selva". Surgem ainda os gênios de "As Mil e Uma Noites", de Sherazade, também o Pequeno Príncipe e seu planetinha, além do Capitão Gancho e do temível crocodilo de "Peter Pan".

Mas há piscadelas para outros clássicos, como "Onde Vivem os Monstros", de Maurice Sendak, e "A Vida Não Me Assusta", de Maya Angelou e Basquiat. Do lado brasileiro, saltam nomes como Ziraldo, Roger Mello, Eva Furnari, Odilon Moraes e artistas ainda mais contemporâneos, casos de Janaína Tokitaka e Kiusam de Oliveira, por exemplo.

Apesar da festa e da estrutura parecida a "Onde Está Wally?", o livro acrescenta camadas sociais, econômicas e raciais à narrativa. Bento e os pais são negros, a mãe precisa deixar o filho sozinho para conseguir trabalhar e a porta da casa se abre para um rascunho de bairro de periferia, com fios elétricos soltos, vasos com plantinhas pelos cantos e escadarias típicas dos morros.

Capa do livro "O que Mamãe Não Sabe...", de Rodrigo Andrade, lançado pela Caixote
Capa de "O que Mamãe Não Sabe...", de Rodrigo Andrade, lançado pela Caixote - Divulgação

Só que a imaginação e a arte se impõem sobre a realidade. Isso não apenas por causa da fantasia de Bento, mas também por causa do único objeto que é ilustrado com uma cor diferente da paleta de azul e branco que domina a edição.

Quando o pai do personagem chega em casa, ele segura um livro vermelho. O impacto visual faz o objeto gritar no fim da história. E serve de convite para mais leituras, mais perguntas, mais contos, mais personagens, mais livros —que nunca serão totalmente lidos, porque são infinitos, como já dizia Borges.

Perguntas Inquietas

  • Preço R$ 62,50 (56 págs.)
  • Autoria Beatriz Martín Vidal
  • Editora Pulo do Gato
  • Tradução Márcia Leite

O que Mamãe Não Sabe...

  • Preço R$ 52 (48 págs.)
  • Autoria Rodrigo Andrade
  • Editora Caixote

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.