Luís Francisco Carvalho Filho

Advogado criminal, é autor de "Newton" e "Nada mais foi dito nem perguntado"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luís Francisco Carvalho Filho
Descrição de chapéu Folhajus clima chuva

Notícias de Natal

Brasil celebra feliz Ano Novo sem Jair Bolsonaro e seu bando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Arroz e feijão perdem espaço nas lavouras para grãos usados no processamento de ração animal. A FAB (Força Aérea Brasileira) começa a operar caças supersônicos Gripen, "os mais avançados da América Latina", adquiridos da Suécia no governo de Dilma Rousseff.

PIB da indústria, construção e comércio segue inferior ao de 2014. Lula terá 37 ministros. Falta de alimento atinge 22% dos pequenos agricultores. Sem dinheiro, famílias pobres ficam sem ceia de Natal.

Presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro no jardim do Palácio da Alvorada. Ambos assistiram a cerimônia na qual a bandeira brasileira é arriada na companhia de apoiadores
Presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro no jardim do Palácio da Alvorada. Ambos assistiram a cerimônia na qual a bandeira brasileira é arriada na companhia de apoiadores - Xinhua/Lucio Tavora

A polícia do Distrito Federal observou o quebra-quebra em Brasília sem prender ninguém, mas depois um raio cai no acampamento bolsonarista e deixa feridos. Ministro Gilmar Mendes manda desarmar a deputada Carla Zambelli. O padre farsante Kelmon é desligado da igreja ortodoxa do Peru e proibido de ministrar sacramentos. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) bloqueia redes sociais de "Tia Carminha", juíza bolsonarista a favor de manifestações golpistas.

Robô sem cérebro é novo colega de escritório na Coreia do Sul. No Chile, após dez anos, o voto volta a ser obrigatório. Tem espinafre alucinógeno na Austrália. Estudo da Universidade de Glasgow, na Escócia, encontra sinais de Alzheimer em golfinhos encalhados.

A pandemia recrudesce e sobrecarrega hospitais e crematórios chineses. O coronavírus pode se espalhar de cadáveres, "como um zumbi em filme de terror", diz The New York Times.

Valdemar Costa Neto contorna a apatia de Jair Bolsonaro. Filhos de Bolsonaro tentarão manter a relevância do pai, "como um zumbi em filme de terror".

O Supremo revoga a preventiva de Sérgio Cabral, o "último preso da Lava Jato". Com tornozeleira eletrônica, o ex-governador do Rio de Janeiro passa o Natal em Copacabana.

Bolsonaro flexibiliza exploração de madeira em área indígena. Bolsonaro ameaçou não renovar, mas, sim, renova a concessão da TV Globo por mais 15 anos. O bolsonarismo alavanca gosto por armas entre evangélicos. A Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos criada pela Lei 9.140/95 é simplesmente extinta.

Avança o "PL do Veneno", projeto de lei liberando agrotóxicos. O país tem 1,4 milhão de casos prováveis de dengue –980 mortes já confirmadas.

O ministro Dias Toffoli pede perdão a Lula, por impedi-lo, estando preso, de ir ao velório do irmão. Toffoli levou o Exército para o STF.

No ocaso do governo Bolsonaro, o Supremo declara inconstitucional o orçamento secreto. Admitindo "cognição incompleta", o procurador-geral da República, agora, é contra orçamento secreto. Augusto Aras tentará fixar a imagem de isento e não dará dor de cabeça para Lula.

Brasil tem a primeira travesti com título de doutora honoris causa. Harvard elege primeira reitora negra. O goleiro da seleção francesa de futebol é filho de banqueiro.

Nos Estados Unidos, pelo ataque ao Capitólio, a Câmara dos Deputados recomenda indiciamento de Donald Trump e seus cúmplices por insurreição, conspiração e declarações falsas. No Brasil, apesar da conspiração golpista, o presidente da Câmara dos Deputados quer Jair Bolsonaro senador vitalício e imune.

Começa o verão. Formação de ciclones traz chuvas e ventanias.

A Folha não tem mais a inteligência, o talento e a coragem de Janio de Freitas, Marcelo Coelho e Marilene Felinto.

Sugestão da "Gama Revista", os dias entre Natal e Réveillon são ideais para detox da vida online. Porém, a porta da venerável banca de jornais da praça Vilaboim, em São Paulo, está irremediavelmente fechada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.