Descrição de chapéu Pelé, o Edson

Clubes brasileiros homenageiam Pelé pelas redes sociais

Rei do futebol morreu nesta quinta-feira (29) após tratamento contra câncer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Além do Santos, único clube brasileiro defendido por Pelé, morto nesta quinta-feira (29), outros clubes do país deixaram suas homenagens ao Rei.

O Botafogo, maior rival do Santos de Pelé durante o início dos anos 60, afirmou que o ex-jogador encantou o mundo e o agradeceu.

Homanagem do Santos ao Rei Pelé, ídolo do time
Homanagem do Santos ao Rei Pelé, ídolo do time - @santosfc no Instagram

Outro carioca a homenagear o tricampeão mundial foi o Flamengo, derrotado pelo time santista na decisão do campeonato brasileiro de 1963, do qual Pelé foi artilheiro. O rubro-negro declarou não ter sido só em campo que Pelé fez história.

"Em tempos ainda mais cruéis para pessoas de cor, Edson, um homem preto, retinto, foi coroado, se tornando muito mais do que um ícone dentro das quatro linhas, mas também um suspiro de esperança para incontáveis jovens negros do nosso país", postou o clube em sua conta no Twitter.

Um dos grandes rivais estaduais do Santos, o Corinthians, clube no qual Pelé marcou nada menos que 49 gols, também lamentou a morte do craque. Os paulistanos disseram que "hoje o futebol perdeu seu rei e aque rivalidade não existe neste momento de luto pela perda daquele que mudou o esporte que todos nós amamos."

Em outra postagem, o Corinthians mostrou a homenagem feita a Pelé em sua arena em Itaquera, na zona leste de São Paulo.

Campeão brasileiro contra o Santos de Pelé em 1959 e vice-campeão em duas oportunidades, 1961 e 1963, o Bahia também deixou uma nota lamentando a perda de um dos maiores nomes do esporte mundial. "Com extremo pesar, lamentamos profundamente a última partida do Rei do Futebol", disse o clube.

Outro clube com história junto ao Rei, o Vasco da Gama, que teve a honra de sofrer o milésimo gol da carreira do craque, além de ter perdido a final do brasileiro de 1965 para o Santos, declarou ter o futebol perdido "sua Majestade".

Em outra postagem, o cruzmaltino compartilhou o vídeo do milésimo gol de Pelé, marcado em 19 de novembro de 1969, com a legenda "Foi uma honra, Rei!".

Em 1966, após cinco conquistas consecutivas, o alvinegro praiano foi derrotado em uma decisão de campeonato brasileiro. O algoz foi o Cruzeiro, que contava com craques como Tostão e Dirceu Lopes.

Marcando um gol na segunda partida das finais, Pelé até tentou prorrogar o primeiro título nacional da raposa, apelido do time mineiro, mas o revés sofrido por 6 a 2 no primeiro encontro entre as equipes já havia decidido o destino santista.

Com uma foto daquela decisão, o clube celeste prestou sua saudação ao rei. "Não existem palavras que definam o que você representa, Pelé. Depois de você, nos tornamos o país do futebol. O mundo parou pra te ver jogar. O futebol sem você não será o mesmo", postou o Cruzeiro em suas redes sociais.

Depois da derrota para os mineiros, a equipe comandada por Pelé reconquistaria o país em 1968.

O Internacional de Porto Alegre, vencido pelo time santista no quadrangular final daquele campeonato, também fez uma postagem em homenagem ao Rei.

Junto a um vídeo, o clube declarou que "sem Pelé, o Brasil seria outro. Sua genialidade transformou o significado de impossível. Depois dele, não existiu mais nada com que nosso povo não ousasse sonhar".

1968 também foi o ano do 11° título paulista da equipe do litoral, e coube ao Palmeiras acompanhar Pelé e companhia desfilando com a taça.

Em pleno Parque Antártica, histórico estádio alviverde, o Santos bateu o mandante por 3 a 1 e ficou com o título.

Os palmeirenses também lamentaram a morte do ídolo nacional e anunciaram luto oficial por sete dias.

LEIA MAIS SOBRE PELÉ

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.