Veja filmes e séries com Brian Cox, o Logan Roy de 'Succession'

Edição da newsletter Maratonar sem spoilers traz dicas de obras com o ator escocês no streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

NÃO APENAS LOGAN ROY

Se você é uma pessoa que assiste a séries e esteve online nos últimos dias, deve ter reparado que a semana teve um personagem principal: Logan Roy, o magnata patriarca da família Roy, de "Succession".

Seu intérprete, o renomado ator escocês Brian Cox, 76, construiu boa parte de sua fama nos palcos britânicos, tendo começado a atuar ainda na adolescência. Isso não o impediu, no entanto, de deixar sua marca no cinema ao longo de décadas, principalmente em papéis de antagonista ou em pequenas participações cruciais, que se aproveitam de sua aura de autoridade e imponência.

Das dezenas de créditos que Cox acumulou em sua carreira —segundo o IMDb (Internet Movie Database), são 237—, é possível assistir no streaming a uma boa parcela, principalmente os longas (a maioria dos trabalhos de Cox na TV é em produções inglesas, menos acessíveis aqui).

FILMES

"Três É Demais"

Max Fischer (Jason Schwartzman) é o estudante mais engajado da escola preparatória Rushmore, exceto por seu desempenho acadêmico lamentável. Quando Max e seu mentor Herman Blume (Bill Murray) se apaixonam pela mesma mulher (Olivia Williams), o garoto parte para a vingança. Brian Cox interpreta o diretor do colégio que admira os talentos de Max, mas também não tem mais nenhuma paciência para lidar com ele.

Disponível na Star+. 93 min.

"A Última Noite"

Na Nova York pós-11 de Setembro de Spike Lee, Monty Brogan (Edward Norton), traficante de drogas condenado à prisão, reavalia sua vida e suas escolhas e se despede da cidade nas 24 horas que antecedem o início de sua pena de sete anos de reclusão. Brian Cox é James, pai de Monty, um bombeiro aposentado e alcoólatra em recuperação que terá a tarefa de dirigir o filho até o presídio.

Disponível na Star+. 135 min.

"X2"

Nesta segunda parte da trilogia original sobre os "X-Men", o coronel antimutantes William Stryker (Brian Cox) ataca a escola do professor Xavier (Patrick Stewart) e o sequestra, forçando os heróis a buscarem a ajuda de seu arqui-inimigo, Magneto (Ian McKellen).

Disponível na Disney+. 134 min.

"Troia"

Versão de Wolfgang Petersen da "Ilíada" de Homero. Traz Brad Pitt como o guerreiro Aquiles, que, contrariado e besuntado em óleo, luta pelo exército de Agamemnon (Brian Cox) na Guerra de Troia. Compõem ainda o elenco Eric Bana como Heitor, Orlando Bloom como Páris e Diane Kruger como Helena de Troia.

Disponível na HBO Max. 163 min.

"A Identidade Bourne" e "A Supremacia Bourne"

Um homem (Matt Damon) desacordado e ferido é encontrado por pescadores no mar. Com amnésia, ele segue pistas e descobre ser parte de uma conspiração, da qual agora precisa escapar. Brian Cox é o diretor da operação da CIA que o caça. No segundo filme ("A Supremacia Bourne"), Cox tem papel um pouco maior.

"A Identidade Bourne": Disponível em Prime Video, Star+ e Telecine. 119 min.

"A Supremacia Bourne". Disponível em Prime Video e Star+. 115 min.

"O Chamado"

Uma jornalista (Naomi Watts) investiga, após a morte da sobrinha, uma fita VHS que pode estar espalhando uma maldição, concretizada em sete dias. Após seu filho pequeno assistir ao vídeo, ela precisa correr contra o tempo para protegê-lo. Em participação pequena, mas crucial, Brian Cox interpreta Richard Morgan, personagem que está na raiz do mistério.

Disponível na HBO Max. 115 min.

"Adaptação"

Em roteiro metalinguístico escrito pelo verdadeiro Charlie Kaufman, o roteirista Charlie Kaufman (Nicolas Cage) sofre para escrever a adaptação de "O Ladrão de Orquídeas", de Susan Orlean (Meryl Streep), enquanto lida com o irmão gêmeo, Donald (Nicolas Cage), um aspirante a roteirista com gostos menos elevados. Como a versão ficcional do escritor Robert McKee, Brian Cox traz, em apenas uma ou duas cenas, uma das chaves interpretativas do filme de Spike Jonze.

Disponível para aluguel em Amazon, Claro Video, ClaroTV+ e iTunes. 114 min.

"Zodíaco"

Do diretor David Fincher, baseado nos livros do jornalista Robert Graysmith (aqui interpretado por Jake Gyllenhaall), que investigou os crimes atribuídos ao Assassino do Zodíaco, serial killer que apavorou a região de San Francisco, nos Estados Unidos, nos anos 1960 e 1970. Aqui, também, Brian Cox interpreta uma pessoa real: o advogado Melvin Belli, que se tornou notório tanto por seus clientes famosos quanto por casos contra grandes empresas em nome de consumidores comuns.

Disponível para aluguel em Amazon, Google Play e iTunes. 157 min.

"Caçador de Assassinos"

Primeira versão cinematográfica do livro "Dragão Vermelho" (1981), de Thomas Harris. Will Graham (William Petersen), um ex-agente do FBI afastado por problemas psicológicos, é convencido a retornar ao trabalho para caçar um novo serial killer, apelidado de Fada dos Dentes. Para localizar o assassino, Graham usa a ajuda do doutor Hannibal Lecter (Brian Cox), um ex-psiquiatra canibal que está atrás das grades por causa de Graham.

Disponível para aluguel em Google Play e iTunes. 119 min.

SÉRIES

"Médici: Mestres de Florença"

Coprodução ítalo-britânica cocriada por Frank Spotnitz ("Arquivo-X"), conta as disputas e intrigas de Cosme Médici (Richard Madden), que tenta se manter no poder após a morte de seu pai, João (Dustin Hoffman), na Florença do século 15, durante o Renascimento. Como Bernardo Guadagni, porta-voz da Signoria de Florença, Brian Cox participa dos oito episódios.

Disponível na ClaroTV+. Uma temporada, oito episódios. Atenção! Não confundir com "Médici: O Magnífico", na HBO Max

"Good Omens"

Adaptação comandada por Neil Gaiman do livro "Belas Maldições", publicado por Gaiman e Terry Pratchett em 1990. Aziraphale (Michael Sheen) e Crowley (David Tennant) são emissários do céu e do inferno, respectivamente. Os dois, acostumados a viver juntos na Terra, se tornaram amigos e concordaram em não deixar o conflito entre o bem e o mal interferir em sua amizade. Ao serem informados de que o Armagedom está vindo, eles se unem para impedir a chegada do Anticristo. O elenco expandido é estrelado, com Frances McDormand na voz de Deus, Jon Hamm como o anjo Gabriel, e Brian Cox como a voz da morte, um dos quatro cavaleiros do Apocalipse.

Disponível no Prime Video. Uma temporada, seis episódios. Foi renovada para uma segunda temporada

O que está chegando

"A Maravilhosa Sra. Maisel"

Começa a quinta e última temporada da série de Amy Sherman-Palladino sobre a pioneira e ficcional comediante Midge Maisel (Rachel Brosnahan). No final da quarta temporada, Midge, depois de tomar uma bronca de Lenny Bruce (Luke Kirby) por declinar o convite para abrir os shows de Tony Bennett em Copacabana, no Rio de Janeiro, decide que quer ser a atração principal e mira uma participação no "The Gordon Ford Show".

Os três primeiros episódios chegam nesta sexta (14) ao Prime Video. Os seis restantes estreiam semanalmente às sextas, até 26.mai

"Barry"

A série de Bill Hader sobre um assassino de aluguel que sonha em ser ator também se aproxima do fim com a estreia da quarta e última temporada. Barry Berkman (Hader) está preso, e Gene Cousineau (Henry Winkler) é aclamado como herói quando detalhes dos crimes de seu ex-aluno vêm à tona.

Dois episódios estreiam neste domingo (16), às 23h, na HBO e na HBO Max. Depois, será exibido um episódio por semana aos domingos, até 28.mai.

"A Última Coisa que Ele Me Falou"

Minissérie da AppleTV+ sobre uma mulher, Hannah (Jennifer Garner), que precisa construir um relacionamento com a enteada, Bailey (Angourie Rice), para descobrir a verdade sobre o misterioso desaparecimento de seu marido, Owen (Nikolaj Coster-Waldau). Baseada em um best seller de Laura Dave.

Sete episódios —os dois primeiros estreiam nesta sexta (14), e os demais semanalmente às sextas, na AppleTV+, até 19.mai.

Festival Volta ao Mundo: Espanha

Seleção de dez longas espanhóis do último quarto de século, de cineastas como Alejandro Amenábar ("Mar Adentro"), o recém-morto Carlos Saura ("Goya em Bordeaux") e outros.

Disponível no Belas Artes à la Carte até o dia 26.abr

Veja antes que seja tarde

"Embriagado de Amor"

Comédia romântica de Paul Thomas Anderson, é talvez o primeiro filme a explorar os talentos de Adam Sandler como um adulto, e não uma criança presa no corpo de um adulto. Com Emily Watson, Philip Seymour Hoffman e Luiz Guzmán.

Deixa a HBO Max em 30 de abril. 95 min.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.