Aline Bei discute seu segundo livro no Encontro de Leituras

'Pequena Coreografia do Adeus' será o tema da sessão de setembro do clube de livros da Folha e do Público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público, recebe em setembro Aline Bei.

A escritora paulistana discutirá com interessados seu segundo livro, "Pequena Coreografia do Adeus", a partir das 18h de Brasília (22h em Lisboa) do dia 12.

A obra, que se constrói em versos e se expande em uma diagramação solta pelas páginas, narra a trajetória permeada de sofrimento da narradora Júlia Terra. Filha de um casal separado, a garota se depara com sentimentos de abandono, culpa e ressentimento e enfrenta episódios de violência física.

Em resenha para a Folha, Luisa Destri escreve que "Pequena Coreografia" consolida os traços elogiados de "O Peso do Pássaro Morto", livro de estreia da autora que saiu pela Nós com uma tiragem modesta, de mil exemplares, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2018 e vendeu até hoje mais de 60 mil cópias.

"Apostando ao mesmo tempo na dimensão poética dos afetos e na recuperação de uma história feminina que encontra na sensibilidade e na ternura um caminho para enfrentar a opressão, Aline Bei se afirma em meio a uma geração de escritoras dedicadas a fazer da literatura um instrumento a serviço das mulheres."

A obra é editada pela Companhia das Letras no Brasil e pela Particular em Portugal.

O debate com a autora acontece via Zoom, neste link ou na reunião 820 7497 2849. A senha de acesso é 538972. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas e gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Miguel Sousa Tavares, Matilde Campilho, Simone Duarte, Rafael Gallo, Geovani Martins, João Paulo Borges Coelho, Francisco José Viegas, Pilar del Río, Luís Cardoso, Rui Tavares, Andréa del Fuego, Dulce Maria Cardoso, Julián Fuks, Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.