Encontro de Leituras recebe Gonçalo M. Tavares em dezembro

Clube de livros da Folha e do Público completa três anos com discussão de obras do escritor português

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O escritor Gonçalo M. Tavares, um dos grandes nomes da literatura contemporânea de Portugal, é o convidado de dezembro do Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público, que completa três anos.

A sessão acontecerá no dia 12, a partir das 19h de Brasília (22h de Lisboa) e será a última realizada em parceria com a Folha.

Homem com cabelo e barba escuros, cachecol e jaqueta bege
Retrato do escritor português Gonçalo M. Tavares - Alfredo Cunha/Divulgação

Autor de mais de 40 obras, Tavares discutirá com leitores os livros "Jerusalém" —publicado em Portugal em 2014 e laureado com os prêmios José Saramago, em 2005, e Portugal Telecom, atual Oceanos, em 2007— e "Atlas do Corpo e da Imaginação", editado originalmente em 2013.

"Jerusalém", qualificado por Saramago como "um grande livro, que pertence à grande literatura ocidental", é parte da série "O Reino", em que Tavares se debruça sobre as marcas da brutalidade, da maldade e da guerra na história do século 20.

Em entrevista à Folha em 2010, o escritor afirmou que o emprego da racionalidade humana para promover o extermínio estreitou o horizonte de uma literatura ingênua. A série "O Reino", de acordo com Tavares, "tem mais a ver com isso, são livros que recusam a inocência, a ingenuidade, recusam a ideia de que o homem é naturalmente um ser bonzinho".

O livro é editado em Portugal pela Relógio D’Água e no Brasil pela Companhia das Letras —no momento, está disponível apenas em ebook no país.

Já "Atlas do Corpo e da Imaginação", publicado no Brasil pela Dublinense em 2021, é um ensaio filosófico e literário estruturado em narrativas fragmentadas e micro-histórias. A obra se debruça sobre temas como o papel dos corpos no cotidiano das cidades, a construção de identidades e as relações conflituosas entre a doença e a dor e a esfera coletiva da política.

O debate com o autor acontece via Zoom, neste link ou na reunião 820 7497 2849. A senha de acesso é 538972. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas e gratuita.

O Encontro de Leituras é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Participaram do Encontro de Leituras Rui Cardoso Martins, Isabela Figueiredo, Miguel Sousa Tavares, Matilde Campilho, Simone Duarte, Rafael Gallo, Geovani Martins, João Paulo Borges Coelho, Francisco José Viegas, Pilar del Río, Luís Cardoso, Rui Tavares, Andréa del Fuego, Dulce Maria Cardoso, Julián Fuks, Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.