Descrição de chapéu Eleições 2020

Em sabatina Folha/UOL, Bandeira de Mello diz que desconhecia problemas no Ninho do Urubu

Candidato à Prefeitura do Rio afirma que ainda há muita 'desinformação' sobre incêndio no CT do Flamengo, clube que presidiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luana Massuella
São Paulo | UOL

Bandeira de Mello, candidato da Rede à Prefeitura do Rio de Janeiro, falou que "há muita desinformação" sobre o incêndio no alojamento do Ninho do Urubu que deixou dez mortos e três feridos em fevereiro do ano passado.

Durante sabatina da Folha, em parceria com o UOL, o ex-presidente do Flamengo disse que desconhecia problemas na rede elétrica do centro de treinamento. "Eu não era mais presidente do clube, isso aconteceu em 2019, e eu fui presidente até 2018", disse.

Bandeira de Mello deixou a presidência do Flamengo pouco mais de um mês antes do incêndio e, durante sua gestão, a prefeitura mandou interditar o alojamento, que permaneceu funcionando. "Não vejo sentido que a mim seja atribuída qualquer culpa, porque tudo que eu fiz para esses meninos foi altamente positivo."

Questionado sobre o motivo de o local continuar funcionando mesmo após emails revelarem que o clube tinha ciência de problemas elétricos no alojamento, Bandeira de Mello alega que essas informações não chegaram a ele.

"Essa interdição, na verdade, nunca aconteceu de fato. Nunca chegou a mim, nunca chegou à atual administração do Flamengo e isso é muito fácil de ser provado", disse.

"Exatamente esses emails é que provam que não chegaram a mim, nem à alta administração do clube. Nos emails, diz lá exatamente a quem estavam destinados. Ficou restrito à administração do centro de treinamento. Eu só fiquei sabendo desses emails, desses fatos, só agora recentemente", disse ele, durante a sabatina conduzida por Chico Alves, colunista do UOL, e Catia Seabra, repórter da Folha.

Críticas a Paes e Crivella

O candidato ainda negou a possibilidade de desistir da disputa pela Prefeitura do Rio. Na semana passada, circularam informações de que ele abriria mão da candidatura em favor de Martha Rocha (PDT).

"Não sei o que aconteceu. Não houve nenhuma conversa nesse sentido. [...] Nunca, nem ela [Martha Rocha], nem ninguém do PDT, me procurou para tratar disso. Então já foi desmentido, é fake news, não sei de onde veio, e bola pra frente."

Bandeira de Mello fez críticas às gestões de Eduardo Paes (que foi prefeito pelo MDB e hoje concorre pelo DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos), candidato à reeleição.

"Nós estamos vivendo essa decadência exatamente por conta de quem administrou o Rio nos últimos anos. A gente está vendo uma administração que está querendo voltar, e outra que está querendo ficar. E nenhuma das duas foi bem-sucedida. A administração do Crivella, com todo o respeito que eu possa ter a ele, foi um fracasso. E a administração do prefeito Eduardo Paes foi a que propiciou esse fracasso."

Relação com o governo Jair Bolsonaro

Questionado sobre o relacionamento que terá, se eleito, com o governo federal, o candidato da Rede disse que vai ter uma "relação institucional adequada".

"Tanto no governo estadual como no governo federal, a gente não pode fazer nenhum tipo de restrição que prejudique os legítimos interesses da população carioca. Então, vou ter uma relação institucional adequada, com o governo estadual, com o governo federal, naquilo que for necessário".

"Isso não significa que eu vou ser amigo do presidente, que eu vou ser amigo do governador. Nós temos que trabalhar em função dos interesses da população", disse Bandeira de Mello.

Sabatinas

A Folha e o UOL estão sabatinando candidatos à prefeitura das principais capitais do país.

Já foram entrevistados, de São Paulo, Joice Hasselmann (PSL), Marina Helou (Rede), Antônio Carlos (PCO), Levy Fidelix (PRTB), Orlando Silva (PC do B), Vera Lúcia (PSTU), Andrea Matarazzo (PSD), Jilmar Tatto (PT), Arthur do Val (Patriota) e Márcio França (PSB).

Do Rio de Janeiro, além de Bandeira de Mello, já passaram pela sabatina Glória Heloiza (PSC), Clarissa Garotinho (PROS), Renata Souza (PSOL) e Martha Rocha (PDT).

No Recife, foram entrevistados João Campos (PSB), Marília Arraes (PT), Patrícia Domingos (Podemos) e Mendonça Filho (DEM).

Dos candidatos em Belo Horizonte, foram sabatinados Áurea Carolina (PSOL), Alexandre Kalil (PSD), Bruno Engler (PRTB) e João Vítor Xavier (Cidadania).

De Salvador, Major Denice (PT), Olívia Santana (PC do B), Pastor Sargento Isidório (Avante) e Bruno Reis (DEM) já foram entrevistados.

Em Curitiba, falaram Fernando Francischini (PSL), João Arruda (MDB), Goura (PDT) e Rafael Greca (DEM).

De Porto Alegre, foram entrevistados Manuela D'Ávila (PC do B), José Fortunati (PTB), Juliana Brizola (PDT), Fernanda Melchionna (PSOL), Nelson Marchezan Jr (PSDB), Sebastião Melo (MDB) e Gustavo Paim (PP).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.