Folha premia bares e restaurantes vencedores da pesquisa O Melhor de São Paulo

Casas foram eleitas em 18 categorias de levantamento realizado pelo Datafolha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha premiou nesta segunda-feira (25) os 22 restaurantes e bares da capital paulista que venceram a pesquisa O Melhor de São Paulo, do Datafolha, divulgada no fim de agosto.

O levantamento teve 13 categorias dedicadas a restaurantes e cinco a bares. Segundo dados da secretaria municipal de Relações Internacionais, a cidade tem 20 mil restaurantes, contemplando 52 tipos de cozinha, e 30 mil bares.

Imagem mostra representantes dos 22 bares e restaurantes vencedores na premiação segurando as placas recebidas
Bares e restaurantes vencedores da pesquisa O Melhor de São Paulo, realizada pelo Datafolha, foram premiados nesta segunda (25) - Jardiel Carvalho/Folhapress

Os escolhidos pelos paulistanos como melhores restaurantes foram A Casa do Porco, A Figueira Rubaiyat, D.O.M, Famiglia Mancini e Outback.

"É uma premiação importante, que traz um reconhecimento para a equipe que sempre busca ser hospitaleira e servir boa comida. Essa não é uma tarefa fácil, então receber esse retorno é muito gratificante", afirma Gabriela Lacana, da área de marketing do grupo Rubaiyat.

Os dois últimos ainda foram os favoritos nas categorias casa italiana (Famiglia Mancini) e para ir com a família e para ir em shoppings (Outback).

A lista também tem Mocotó (comida brasileira e nordestina), Almanara (árabe), Aoyama (japonesa), Bolinha (feijoada), Fogo de Chão (churrascaria), Madero (hamburgueria) e Bráz (pizzaria).

"Esta é a 12ª vez que o Famiglia Mancini foi apontado pelo Datafolha como um dos restaurantes mais queridos e melhores de São Paulo. Esse prêmio representa a voz das pessoas que movimentam o nosso serviço e traz um reconhecimento importante para o nosso trabalho", afirma Douglas Dias, assessor de marketing e eventos do restaurante.

Na categoria de cozinha mineira, ganharam O Mineiro, Consulado Mineiro e Dona Lucinha. "É uma honraria muito grande, que realmente valoriza o nosso trabalho aqui na cidade", diz Elzinha Nunes, proprietária do Dona Lucinha.

Os melhores bares, segundo o Datafolha, foram o Bar do Juarez e Bar Brahma. O primeiro também foi apontado como melhor boteco, ao lado do Bar do Luiz Fernandes. Os dois dividiram o prêmio de melhor estabelecimento para comer com o Veloso.

"Essa premiação representa o reconhecimento de toda uma vida de trabalho dedicada à gastronomia e às pessoas que frequentam o nosso estabelecimento", afirma Juarez Alves, proprietário do Bar do Juarez.

O Estadão foi apontado como melhor lugar para ir de madrugada. As melhores cartas de cerveja foram do Frangó, Bar Brahma e Bar do Urso.

A pesquisa foi realizada com paulistanos maiores de 18 anos, com renda familiar mensal de pelo menos cinco salários mínimos, e que frequentam bares ou restaurantes ao menos uma vez por semana. Os levantamentos foram feitos entre os dias 19 e 30 de junho deste ano —no caso de bares, foram 733 entrevistados; de restaurantes, 797.

A premiação aconteceu após o seminário Turismo Gastronômico em São Paulo, realizado pela Folha, com apoio da Prefeitura de São Paulo e do governo do estado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.