Descrição de chapéu achados do streaming

Relembre bons filmes dos anos 1990 que estão disponíveis no streaming

Edição da newsletter Maratonar indica um filme para cada ano da década com direito a menções honrosas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Os anos 1990 parecem estar meio na moda. Quem reforça essa ideia é a nova série da Netflix, "That '90s Show", que avança 20 anos com os personagens que protagonizaram "That '70s Show".

Como qualquer lista, a que segue nasceu criticada pelo próprio autor (eu mesmo), que não conseguiu incluir "Feitiço do Tempo" ou "Vestígios do Dia" porque não foi capaz de encontrá-los gratuitamente em nenhum streaming.

E com esta lista dos anos 1990, este escriba se despede da newsletter Maratonar. Mas vai procurar outro jeito de dar uma sugestão ou outra por aí.

Os filmes abaixo estão listados com dicas ano a ano recheadas de menções honrosas.

O personagem de Samuel L. Jackson, Jules, come um hambúrguer do Big Kahuna em 'Pulp Fiction'
O personagem de Samuel L. Jackson, Jules, come um hambúrguer do Big Kahuna em 'Pulp Fiction' - Reprodução

1990 - Os Bons Companheiros

Logo no início da década, Martin Scorsese fez um de seus filmes mais marcantes, injustamente superado por "Dança com Lobos" no Oscar. "Os Bons Companheiros" mostra um lado mais sujo e violento da máfia. Aqui, De Niro e Joe Pesci, colaboradores habituais de Scorsese, são coadjuvantes. O longa acompanha a trajetória do personagem de Ray Liotta, que entra para a máfia ainda criança e tem uma relação familiar com um grupo com quem aplica golpes. Ambicioso, entra para o tráfico de drogas e passa a ser perseguido pela polícia federal. Pesci levou o Oscar de coadjuvante e deu o discurso mais curto de agradecimento da história.

Disponível na HBO Max (146 min.)

Menção honrosa de 1990: "Uma Linda Mulher" (Star+), comédia romântica que transformou Julia Roberts em um dos principais nomes de sua geração.

1991 - O Silêncio dos Inocentes

Ah, 1991, que safra. O melhor do ano foi sem dúvida o excepcional suspense estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins —em atuação icônica que virou referência na cultura pop. Na trama, uma aprendiz do FBI especializada em psicologia (Foster) é recrutada para entrevistar na prisão o infame Dr. Hannibal Lecter (Hopkins) a fim de conseguir alguma informação sobre o perigoso serial killer apelidado de Buffalo Bill. Os dois desenvolvem uma relação de admiração e afeto enquanto a polícia luta contra o tempo para encontrar o assassino. Último longa a vencer o "Big Five" no Oscar (melhor filme, diretor, ator, atriz e roteiro). O filme rendeu continuações (mais fraquinhas) e duas séries com o passado dos personagens "Hannibal" e "Clarice", tudo no Prime Video. Leia a crítica sobre o filme na Folha.

Disponível no Prime Video (118 min.)

Menção honrosa de 1991: são várias, como "Thelma & Louise" (Prime), de Ridley Scott; "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar" (HBO Max e no Star+), um true crime histórico de Oliver Stone antes de true crime virar modinha; e "A Bela e a Fera" (Disney+), primeira animação indicada ao Oscar de melhor filme.

1992 - Os Imperdoáveis

Depois de um caubói desfigurar uma prostituta, as outras garotas do bordel juntam dinheiro para oferecer como recompensa em busca de vingança. Então, um pistoleiro aposentado resolve se juntar a um jovem na missão. No caminho, deparam-se com o violento xerife local. Este faroeste dirigido e estrelado por Clint Eastwood venceu quatro Oscars, incluindo filme, direção e ator coadjuvante (Gene Hackman, o xerife). O longa se tornou um clássico instantâneo do gênero e foi responsável por uma modinha, com várias produções do velho-oeste na sua esteira. Leia a crítica do filme na Folha.

Disponível na HBO Max (131 min.)

Menção honrosa de 1992: "Drácula", o definitivo, de Francis Ford Coppola (HBO Max).

1993 - A Lista de Schindler

O longa retrata a história de Oskar Schindler, empresário oportunista, que se aproveitou do controle alemão na Segunda Guerra para prosperar em fábricas que usavam a mão de obra escrava dos judeus. No entanto, ao descobrir o genocídio perpetrado pelos nazistas, usa sua fortuna para tentar salvar os judeus dos campos de concentração. Foi com este filme que finalmente Steven Spielberg conquistou seu sonhado Oscar de direção (a produção ganhou outros 6, incluindo melhor filme)

Disponível na Netflix (195 min.)

Menção honrosa de 1993: "Jurassic Park", também de Spielberg, e maior bilheteria da história na época (Prime Video, Star+ e Telecine); "O Piano" (Filmicca), de Jane Campion; e "Sintonia de Amor" (HBO Max), a comédia romântica em que os protagonistas praticamente não se encontram.

1994 - Pulp Fiction - Tempo de Violência

O longa que virou cult conta histórias de vários personagens que se cruzam em ordem não cronológica, como a de dois capangas da máfia que vão cobrar uma dívida; ou quando um deles deve levar a namorada do chefão para jantar; ou a de um boxeador que tenta dar um golpe nos apostadores e fugir da cidade. O elenco afiado reúne Samuel L. Jackson, John Travolta, Uma Thurman, Bruce Willis, Harvey Keitel e cia. Perdeu o Oscar para "Forrest Gump - O Contador de Histórias", mas ganhou uma Palma de Ouro em Cannes.

Disponível no Telecine (154 min.)

Menção honrosa de 1994: "Forrest Gump" (Netflix), de Robert Zemeckis; "Um Sonho de Liberdade" (HBO Max), de Frank Darabont; e "A Fraternidade É Vermelha" (Telecine), de Krzysztof Kieslowski, representando toda a trilogia das cores.

1995 - Os 12 Macacos

Na falta de "O Carteiro e o Poeta" no streaming, vamos com a ótima ficção de Terry Gilliam, que chegou a virar série. A trama se passa em 2035 (estamos chegando), quando um vírus dizimou boa parte da população e obrigou os sobreviventes a viverem no subterrâneo. Cientistas desenvolvem uma espécie de viagem no tempo e mandam o "desnecessário" Bruce Willis ao passado para buscar respostas sobre o que causou a epidemia mundial. Assim ele tenta convencer uma psiquiatra (Madeleine Stowe) enquanto cruza o caminho de um maluco (Brad Pitt, antes da fama).

Disponível na Netflix (129 min.)

Menção honrosa de 1995: "Toy Story" (Disney+), que redefiniu o mundo das animações; e "Coração Valente" (Star+), no qual Mel Gibson contribuiu para o maravilhoso mundo das batalhas medievais.

1996 - Fargo

O Oscar no início de 1997 (com as produções de 1996) ficou marcado pelo sucesso do chamado cinema independente americano. Um dos principais deles foi o ótimo policial "Fargo", com boa dose de humor. No longa dos irmãos Coen, um vendedor de carros endividado planeja o sequestro da própria mulher para extorquir dinheiro do sogro. Tudo dá meio errado e ele fica na mira de uma esperta e super grávida chefe de polícia, interpretada por Frances McDormand, que venceu o Oscar —mas o de melhor filme foi perdido para "O Paciente Inglês", que não integra nenhum catálogo de streaming.

Disponível na MGM (97 min.)

Menção honrosa de 1996: o cult britânico "Trainspotting - Sem Limites" (HBO Max), de Danny Boyle; e o primeiro "Missão: Impossível", que tá com a gente até hoje (que Deus te conserve Tom Cruise).

1997 - Los Angeles - Cidade Proibida

Sim, sim, o ano foi do fenômeno "Titanic", mas este escriba prefere "Los Angeles - Cidade Proibida", e ponto final. Difícil apontar quem é o protagonista do filme com tantos bons personagens em cena, com destaque para Guy Pearce, Russell Crowe e Kevin Spacey —além de Kim Basinger em seu melhor papel, coroado com o Oscar de coadjuvante. Na rocambolesca trama, dois detetives investigam uma chacina num café de Los Angeles, nos anos 1950, e descobrem uma ligação com uma agência de prostitutas de luxo. Melhor não contar muito.

Disponível na HBO Max, no Prime Video e no Star+ (138 min.)

Menção honrosa de 1997: ok, "Titanic", de James Cameron (Paramount+), e "Ou Tudo ou Nada", comédia que chega ainda neste mês no Star+.

1998 - O Show de Truman

O longa de Peter Weir, que continua atual, conta a história de Truman (Jim Carrey), um pacato vendedor que leva uma rotina tranquila até que começa a desconfiar que toda a sua vida é uma farsa. Truman na verdade é a estrela de um reality show, O Show de Truman, desde o dia em que nasceu. Ed Harris e Laura Linney também se destacam no elenco.

Disponível no Prime Video (103 min.)

Menção muito honrosa de 1998: "Central do Brasil" (Globoplay), o drama de Walter Salles Jr. que rendeu uma indicação ao Oscar para a nossa dama, Fernanda Montenegro (perdeu para Gwyneth Paltrow, por "Shakespeare Apaixonado").

1999 - Tudo sobre Minha Mãe

Em Madri, mãe dá ao filho adolescente um ingresso para a montagem da peça "Um Bonde Chamado Desejo", estrelado por sua atriz favorita. No entanto, ao tentar pegar um autógrafo após a apresentação, o jovem é atropelado e morre. A mãe então resolve ir a Barcelona encontrar o pai do rapaz para dar a notícia e encontra algumas pessoas na cidade, incluindo a atriz. Oscar de melhor filme estrangeiro, este longa é considerado por muitos como o início da fase mais madura do grande Pedro Almodóvar, que em seguida dirigiu "Fale com Ela".

Disponível no Prime Video (101 min.)

Menção honrosa de 1999: "O Sexto Sentido" (Star+), de M. Night Shyamalan, com a melhor reviravolta da década; "Clube da Luta" (HBO Max, Prime Video, Star+ e Telecine), de David Fincher, um dos filmes que mais vendeu camiseta na década; e "Matrix" (HBO Max e Prime Video), de Lilly e Lana Wachowski.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.