Descrição de chapéu Televisão

Veja a lista das 30 melhores séries e novelas de 2022, de 'Wandinha' a 'Pantanal'

Especialistas em TV e streaming na Folha escolhem os destaques do ano, com 'A Casa do Dragão' e 'Dahmer'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ano que se encerra agora foi de overdose de séries. Com todas as grandes plataformas de streaming consolidadas no Brasil, ficou difícil para o espectador decidir o que ver em meio a uma oferta que nunca foi tão grande.

Jenna Ortega em imagem da série "Wandinha", da Netflix
Jenna Ortega em imagem da série 'Wandinha', da Netflix - Divulgação

Para além das séries, que navegaram pelos mais diversos gêneros e chamaram a atenção com orçamentos robustos, as novelas também voltaram aos holofotes com "Pantanal", que ainda não encontrou uma sucessora à altura.

Pensando nesse mar de séries e folhetins que foram lançados ou que ganharam novas temporadas em 2022, a Folha convidou jornalistas e críticos especializados nas áreas de televisão e streaming para escolherem seus destaques do ano.

Veja abaixo todas as 30 indicações, sem repetições, em ordem alfabética.

Cristina Padiglione
Jornalista e colunista de TV da Folha

Casão - Num Jogo sem Regras
Brasil, 2022. Direção: Susanna Lira. Com: Marcelo Rubens Paiva, Roberto Rivellino e Galvão Bueno. 16 anos. No Globoplay

Série documental de Susanna Lira sobre Walter Casagrande Júnior vai do céu ao inferno enfrentado pelo ex-jogador e comentarista esportivo, com trilha sonora capaz de espelhar as controvérsias e o carisma do biografado. Rico em imagens e depoimentos, expõe as glórias do futebol e as dores da dependência química.

Cena de série que representa, um foto preto e branca, um homem de cabelos cacheados sem camisa fazendo sinal de 'paz e amor' com os dedos da mão direita
Cena da série documental 'Casão: Num Jogo sem Regras' - Divulgação

Manhãs de Setembro
Brasil, 2022. Direção: Luis Pinheiro e Dainara Toffoli. Com: Liniker, Karine Teles e Gustavo Coelho. 14 anos. No Amazon Prime Video

Protagonizada por Liniker e criada por Josefina Trotta, a série da O2 Filmes no Amazon Prime Video entrega uma segunda safra ainda melhor que a primeira, com elenco e finalização prontos para comover a plateia. Celebra a música brasileira e o afeto em meio ao preconceito imposto à comunidade LGBTQIA+. E injeta humor em rotina de sofrimento.

Não Foi Minha Culpa
Brasil, 2022. Criação: Juliana Rosenthal K. Com: Malu Rodrigues, Bianca Comparato, Lorena Comparato. Foi retirada do catálogo do Star+ e está indisponível

A série narra histórias sobre feminicídio e violência contra a mulher por meio de enredos que contemplam a diversidade em personagens de diferentes faixas sociais e etárias. Com texto de Juliana Rosenthal e direção de Susanna Lira, a produção da Disney é uma versão brasileira para proposta similar executada no México e na Colômbia, chegando aqui pelo Star+.

A atriz Fernanda Nobre em cena
A atriz Fernanda Nobre na série 'Não Foi Minha Culpa', da Star+ - Divulgação

Todas as Flores
Brasil, 2022. Criação: João Emanuel Carneiro. Com: Sophie Charlotte, Regina Casé e Letícia Colin. No Globoplay

Primeira novela de fato concebida para o streaming no Brasil mostra que a redução no número de capítulos pesa muito a favor da narrativa. É claro que a história de João Emanuel Carneiro, apesar de ser aparentemente carregada de tintas melodramáticas, ajuda muito, assim como a direção e o elenco afiados, na contramão de "Travessia", a novela que estreou simultaneamente na TV aberta.

Vale Tudo com Tim Maia
Brasil, 2022. Direção: Nelson Motta, Renato Terra. 14 anos. No Globoplay

Série documental de Renato Terra, colunista deste jornal, traça a história nada comum do grande Sebastião, sem coletar um único depoimento para a produção. Os três episódios reconstroem a trajetória do músico e conseguem traduzir a essência daquele personagem apenas a partir de imagens e relatos de arquivo pessoal, de TV e de jornais.

Leonardo Sanchez
Repórter de cinema e TV da Ilustrada

Bom Dia, Verônica
Brasil, 2022. Criação: Raphael Montes e Ilana Casoy. Com: Tainá Müller, Reynaldo Gianecchini e Klara Castanho. 18 anos. Na Netflix

Uma das melhores séries nacionais recentes, a trama voltou numa segunda temporada que soube se aprofundar nos dramas pessoais e investigações policiais da primeira, sem perder o senso de novidade e dando espaço às ótimas atuações de Reynaldo Gianecchini e Klara Castanho, num elenco já abrilhantado por Tainá Müller.

A Casa do Dragão
EUA, 2022. Criação: George R.R. Martin e Ryan J. Condal. Com: Matt Smith, Olivia Cooke e Emma D'Arc. Na HBO Max

As expectativas para o retorno ao universo de "Game of Thrones" eram altas, mas a HBO entregou o que prometeu, numa temporada inaugural que se provou ainda mais política e envolvente que a primeira leva de episódios da série original, e cheia de personagens interessantes e efeitos especiais de primeira.

Chucky
EUA, Canadá, 2022. Criação: Don Mancini. Com: Brad Dourif, Zackary Arthur e Teo Briones. No Star+

Celebrada com certo alívio pelos fãs de terror que temiam o retorno de "Brinquedo Assassino" depois de fracassos recentes no cinema, a série "Chucky" voltou com uma segunda temporada tão macabra e divertida quanto a primeira, deixando a abordagem da homofobia pelas lentes da cidade caipira e conservadora para a enquadrar pelos corredores da fé.

Heartstopper
Reino Unido, 2022. Criação: Alice Oseman. Com: Joe Locke, Kit Connor e Yasmin Finney. 12 anos. Na Netflix

Despretensiosa, leve e fofa, a série adaptada dos quadrinhos homônimos é um escapismo delicioso para qualquer espectador, mas ainda tem a originalidade de apoiar, por meio da ficção, milhares de adolescentes LGTBQIA+ que normalmente só se veem representados em tramas trágicas ou altamente sexuais.

Iluminadas
EUA, 2022. Criação: Silka Luisa. Com: Elisabeth Moss, Wagner Moura e Jamie Bell. No Apple TV+

Ela pode até ter decepcionado em sua reta final, mas a série que uniu Elisabeth Moss e Wagner Moura —e teve um elenco de apoio de excelência— deixou o espectador intrigado com uma história inventiva que chacoalha os clichês das tramas de investigação com os toques excêntricos da ficção científica, lembrando até um Philip K. Dick.

Luciana Coelho
Secretária-assistente de Redação e colunista de séries da Folha

Ruptura
EUA, 2022. Criação: Dan Erickson. Com: Adam Scott, Patricia Arquette e Christopher Walken. No Apple TV+

A série de Ben Stiller sobre nossa relação com o trabalho e o conflito entre persona pública e privada dá nó na cabeça, mas raramente um enredo filosófico ganha verniz pop com tamanha harmonia. Adam Scott vive um homem que, sem sentido na vida, aceita se submeter a um sinistro experimento e passa a trabalhar para uma corporação sem rosto nem rastro. O bônus é a presença de John Turturro, Christopher Walken e Patricia Arquette. Terá segunda temporada.

O Urso
EUA, 2022. Criação: Christopher Storer. Com: Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrach e Ayo Edebiri. No Star+

Sabe série que já nasce cult? Pois. O enredo despretensioso cala fundo, a trilha sonora indie-rocker é memorável e Chicago está fotografada com paixão. Um jovem chef estrelado (Jeremy Allen White, acompanhem) assume a desenxabida lanchonete da família após a morte repentina do irmão. No calor dessa cozinha apertada, fervem relações de trabalho e família, conflito entre gerações, ambições e um belo conto de como sorvemos o mundo.

Em Nome do Céu
EUA, 2022. Criação: Dustin Lance Black. Com: Andrew Garfield, Sam Worthington e Daisy Edgar-Jones. No Star+

História real e chocante de uma família carcomida pelo fundamentalismo. O roteiro de Dustin Lance Black, um aficcionado por biografias, bebe em livro de Jon Krakauer ("Na Natureza Selvagem") e reconta o tormento de um investigador mórmon cuja missão —investigar um crime hediondo e uma seita de radicais nascida dentro de sua igreja— o põe em confronto com a fé. O protagonista, Jeb, fica a cargo do excelente Andrew Garfield.

O Conto da Aia
EUA, 2022. Criação: Bruce Miller. Com: Elisabeth Moss, Yvonne Strahovski e Ann Dowd. No Paramount+

A quinta temporada inspirada na obra presciente de Margaret Atwood retoma o alto nível da primeira, com June —Elisabeth Moss— fora de Gilead e acuada em um Canadá assustadoramente familiar em suas hordas nacionalistas e carentes de messias. Apesar de a violência explícita diminuir, o roteiro não é menos atemorizante. Aguardem momentos ternos e cômicos entre June e Serena Joy —Yvonne Strahovski— para sublinhar o tema da série, a sororidade.

Wandinha
EUA, 2022. Criação: Alfred Gough e Miles Millar. Com: Jenna Ortega, Catherine Zeta-Jones e Luis Guzmán. 12 anos. Na Netflix

É juvenil, é pop, é fantasiosa, é delirante e é uma delícia. A versão de Tim Burton (spoiler, ele só dirige metade da série) e dos roteiristas Alfred Gough e Miles Millar para a adolescência da primogênita da família Addams é cáustica e terna em igual medida, e Jenna Ortega personifica essa acidez e ternura com louvor. A direção de arte enche os olhos (como tudo de Burton), e ainda há Christina Ricci, Gwendoline Christie e um mistério à la Scooby Doo. Uau.

Mauricio Stycer
Jornalista e colunista de TV da Folha

Rota 66 - A Polícia que Mata
Brasil, 2022. Criação: Maria Camargo e Teodoro Poppovic. Com: Humberto Carrão, Naruna Costa e Ailton Graça. No Globoplay

Ótima adaptação, que mostra a atualidade do livro clássico de Caco Barcellos. Humberto Carrão está excelente no papel do jornalista.

Pantanal
Brasil, 2022. Criação: Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi. Com: Marcos Palmeira, Dira Paes e Jesuíta Barbosa. No Globoplay

O remake da obra de Benedito Ruy Barbosa, feito por seu neto, Bruno Luperi, resgatou o prazer de assistir a grandes novelões no horário nobre da Globo.

Gaslit
EUA, 2022. Criação: Robbie Pickering. Com: Julia Roberts, Sean Penn e Dan Stevens. No Lionsgate+

Fugindo do olhar tradicional sobre o escândalo de Watergate, esta série investiga vilões e heróis menos conhecidos. Com Julia Roberts excelente e Sean Penn irreconhecível.

A Amiga Genial
Itália, EUA, 2022. Criação: Saverio Costanzo. Com: Alba Rohrwacher, Margherita Mazzucco e Gaia Girace. Na HBO Max

Quase ignorada pela mídia, a terceira temporada desta série baseada nos romances de Elena Ferrante foi possivelmente a melhor ficção que a TV exibiu em 2022. Televisão genial.

Barry
EUA, 2022. Criação: Alec Berg e Bill Hader. Com: Stephen Root, Sarah Goldberg e Anthony Carrigan. Disponível na HBO Max

Mais sombria que as duas primeiras, a terceira temporada desta série de humor tenebroso mostra Bill Hader mais afiado do que nunca, cercado de atores geniais, como Henry Winkler, Stephen Root e Sarah Goldberg.

Bill Hader na série "Barry"
Bill Hader na série "Barry" - Divulgação

Teté Ribeiro
Jornalista e crítica, escreve sobre cinema e TV na Folha

Dahmer: Um Canibal Americano
EUA, 2022. Criação: Ian Brennan e Ryan Murphy. Com: Evan Peters, Molly Ringwald e Richard Jenkins. Na Netflix

Uma história real, recente e tenebrosa contada de maneira hipnótica mas que dá para ver, com um dos melhores atores da atualidade no papel do canibal de Milwaukee, Evan Peters. Esse menino...

Diários de Andy Warhol
EUA, 2022. Direção: Andrew Rossi. 18 anos. Na Netflix

Com narração criada por inteligência artificial, baseada nos diários de Andy Warhol, a minissérie documental de seis episódios foi um dos grandes acertos do produtor Ryan Murphy na Netflix.

Only Murders in the Building
EUA, 2021. Criação: John Hoffman e Steve Martin. Com: Selena Gomez, Steve Martin e Martin Short. 14 anos. No Star+

Em comédia, como na vida, é a química entre as pessoas o xis da equação. E Martin Short, Steve Martin e Selena Gomez combinam como poucos. E levam adiante essa história absurda e deliciosa que marca a despedida de Steve Martin do showbiz.

As Últimas Estrelas do Cinema
EUA, 2022. Criação: Paul Newman e Stewart Stern. Com: George Clooney, Laura Linney e Zoe Kazan. 12 anos. Na HBO Max

Ethan Hawke, no meio da pandemia, deu um jeito de fazer uma minissérie documental adorável e brilhante sobre a vida de Paul Newman e Joanne Woodward.

Paul Newman and Joanne Woodward em 'The Last Movie Stars'
Paul Newman e Joanne Woodward em 'The Last Movie Stars' - HBO Max/Divulgação

The White Lotus
EUA, 2021. Criação: Mike White. Com: F. Murray Abraham, Jennifer Coolidge e Theo James. 16 anos. Na HBO Max

Mike White, talvez o homem mais estranho de Hollywood, é o criador desta que também é uma das séries mais estranhas da TV, e, sem dúvida, uma das melhores.

Tony Goes
Crítico e colunista de TV da Folha

Abbott Elementary
EUA, 2021. Criação: Quinta Brunson. Com: Janelle James, Quinta Brunson e Tyler James Williams. 12 anos. No Star+

Com forte influência de "The Office", esta série oriunda da TV aberta americana conta com humor o dia a dia de uma escola pública na Filadélfia. Quase todos os atores e os roteiristas são negros.

Cartaz de divulgação de série
Cartaz de divulgação da série 'Abbott Elementary' - Divulgação

O Canto Livre de Nara Leão
Brasil, 2022. Direção: Renato Terra. Livre. No Globoplay

A docussérie de Renato Terra, colunista da Folha, apresentou a cantora morta em 1989 às novas gerações, que se espantaram com o contraste entre a delicadeza de sua voz e a firmeza de suas opiniões políticas.

Eleita
Brasil, 2022. Criação: Clarice Falcão e Célio Porto. Com: Clarice Falcão, Diogo Vilela, Luciana Paes. 16 anos. No Amazon Prime Video

A melhor sitcom brasileira do ano, produzida pela Conspiração Filmes, traz Clarice Falcão como uma influenciadora sem noção que se elege governadora do Rio de Janeiro. O sexto episódio é um musical, e todos os personagens têm direito a um número.

Som na Faixa
Suécia, 2022. Com: Edvin Endre, Christian Hillborg e Ulf Stenberg. 14 anos. Na Netflix

Esta minissérie sueca conta com ousadia a história do Spotify —avança dois anos no futuro, imaginando o que ainda irá acontecer com a plataforma de áudio.

Logo do Spotify - Dado Ruvic/Reuters

Teerã
EUA, Grécia, Israel e Reino Unido, 2020. Criação: Dana Eden, Maor Kohn e Omri Shenhar. Com: Niv Sultan, Shaun Toub e Shervin Alenabi. 16 anos. No Apple TV+

A série israelense voltou ainda mais tensa em sua segunda temporada. A protagonista, uma agente do Mossad infiltrada no Irã, conta com a ajuda de uma espiã vivida por Glenn Close.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.