Séries e filmes sobre futebol para ver durante e depois da Copa

Edição da newsletter Maratonar tem dicas de conteúdos boleiros no streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Apesar de não ser muito fácil filmar futebol, várias produções estão conseguindo dar seu jeito. Muitas vezes, mesclando dramas ficcionais com imagens de jogos reais, como acontece em "Maldito Futebol Clube", melhor filme do gênero (e único da seleção abaixo não incluído em nenhum portfólio de streaming, é preciso alugá-lo).

A seleção abaixo gostaria de começar com "Boleiros", principal filme nacional do assunto. Mas não achamos em nenhum catálogo de streaming. No entanto "Boleiros 2" está no Prime Video.

O ator Otávio Augusto em cena do filme 'Boleiros - Era Uma Vez Futebol...' - Divulgação

Apache - A Vida de Carlos Tévez

Esta boa série argentina dramatiza a infância e adolescência de Tévez. Mas esqueça os clubes de prestígio pelos quais ele passou. A série trata do acidente que sofreu quando era bebê; sua tumultuada relação com a família (foi criado pela tia, não pela mãe); seu amor pelo Boca Juniors e, principalmente, seus anos de adolescência no Forte Apache, bairro muito pobre dominado pela violência e pelo tráfico de drogas, de onde não era fácil escapar. O próprio Tévez, que nunca foi o jogador mais falante, aparece no início de cada episódio, comentando algum fato retratado no capítulo. Leia a crítica do documentário na Folha.

Disponível na Netflix (6 episódios)

El Presidente + Jogo da Corrupção (novidade)

Esta é uma boa série para ver na sequência da documental "Esquemas da Fifa", da Netflix. Aqui o personagem principal é o jovem cartola Sergio Jadue que, de insignificante presidente de um clube chileno, torna-se braço direito de Julio Grondona, chefão da Conmebol, e vira peça-chave do FBI no caso Fifagate. O mesmo personagem volta em "Jogo da Corrupção", que narra com o mesmo tom jocoso o envolvimento de João Havelange com vários casos de corrupção da Fifa. Aqui, Jadue aparece apenas como um narrador/espectador dos fatos. Não é necessário vê-las na sequência, a corrupção não tem ordem. Leia mais sobre "Jogo da Corrupção".

Disponível no Prime Video (cada série tem 8 episódios)

Febre de Bola

O clássico livro de Nick Hornby, com toques autobiográficos, ganhou esta versão homônima britânica de 1997 (mas a trama se passa no fim dos anos 1980), com Colin Firth como o professor apaixonado pelo Arsenal, time de Londres que influencia seus amores e humores entra ano, sai ano. Quando ele se envolve em um relacionamento sério, precisa rever suas prioridades. A obra teve uma versão hollywoodiana esforçada (porém, equivocada) chamada "Amor em Jogo", com Jimmy Fallon e Drew Barrymore, e trocando o futebol do Arsenal pelo beisebol do Boston Red Sox.

Disponível na HBO Max (102 min.)

Fuga para a Vitória

Um cult, afinal, não é sempre que se vê Sylvester Stallone do alto de seu 1,77 m fazendo belas defesas e pegando até pênalti. Durante a Segunda Guerra, um militar alemão que foi jogador da seleção programa uma partida contra um time de prisioneiros aliados na França ocupada. É a chance para membros da resistência fazerem um plano para salvar os prisioneiros. O elenco inclui astros como Michael Caine e Max von Sydow (e Stallone) com jogadores, como Bobby Moore, Ardiles e o maior de todos, Pelé.

Disponível na HBO Max (116 min.)

Edson Arantes do Nascimento (Pelé) ao lado do ator Sylvester Stallone em 'Fuga para a Vitória', de 1981. - Paramount Pictures

Gol Contra (novidade)

Minissérie colombiana em seis episódios resgata a trajetória de Andrés Escobar, zagueiro colombiano que foi assassinado em seu país poucos dias depois da eliminação da Copa de 1994, torneio em que fez um gol contra em uma das derrotas de sua seleção. Ao resgatar a trajetória de Escobar, atleta educado, de família de classe média, a produção ganha praticamente ares de "Narcos" ao focar a forte ligação dos narcotraficantes, incluindo Pablo Escobar, com os times de futebol do país —Escobar jogou quase toda a carreira no Atlético Nacional, de Medellín.

Disponível na Netflix (6 episódios)

Maldito Futebol Clube

Esta produção britânica de 2009 é o melhor filme já feito sobre o nosso esporte bretão. O currículo da equipe é de seleção campeã: roteiro de Peter Morgan, criador de "The Crown" e "A Rainha"; direção de Tom Hooper, de "O Discurso do Rei"; e os competentes Michael Sheen, Timothy Spall, Jim Broadbent e Colm Meaney no elenco. Assim como em "A Rainha", Morgan pega um personagem importante da história (do futebol inglês) e cria situações entre um e outro momento marcante. No caso, a figura retratada é Brian Clough, técnico prestigiado na Inglaterra, mas que teve uma grande rivalidade com outro treinador, Don Revie, no início da carreira, nos anos 1970. E por um motivo dos mais banais. A grande sacada é usar as imagens reais de jogo, em vez de tentar recriá-las, e colocá-las como ferramenta secundária.

Disponível na Apple TV+ para locação (por R$ 11,90)

Maradona: Conquista de um Sonho

Assim como em "Maldito Futebol Clube", a série usa várias imagens reais de jogadas e gols de Maradona. Mas ao contrário do filme britânico, aqui esse é o grande destaque. A produção, em clima de novela mexicana (ou seja, carregada de exageros), acompanha os altos e baixos da carreira de Maradona. Sua explosão precoce na Argentina, os problemas em Barcelona, e o auge no Napoli e na Copa de 1986. E passa também por seu envolvimento com drogas, as várias mulheres e suas declarações/relações polêmicas. Leia a crítica da série na Folha.

Disponível no Prime Video (10 episódios)

Ted Lasso

A melhor série de "soccer" é de origem americana, quem diria? A premissa pode parecer bobinha: treinador de futebol americano aceita trabalhar como técnico de um time da Premier League mesmo sem conhecer quase nada das regras do "soccer". A contratação é uma autossabotagem da proprietária, que quer se vingar do ex-marido, antigo dono do clube. Porém, é impossível não se contagiar pelo otimismo do bigodudo Ted Lasso (Jason Sudeikis, também roteirista).

As cenas de futebol são propositadamente caricatas e, no fim, são o que menos importam. Há outros personagens simpáticos e que se desenvolvem bem ao longo das duas temporadas, como o capitão veterano e turrão, o craque metido, o auxiliar calado (o Barba), ou a própria manda-chuva, mas é Lasso quem comanda o show. A segunda temporada é ainda melhor, inclui uma psicóloga no grupo e explora a questão da saúde mental. Leia a crítica na Folha.

Disponível na Apple TV+ (2 temporadas)

The English Game

A série dramática aborda os primórdios do futebol inglês, contrapondo dois jogadores/protagonistas de classes sociais distintas. Um inglês aristocrata, que inclusive participa da Football Association, que dita as regras do jogo, e um escocês da classe operária, contratado pelo dono de uma fábrica para reforçar o time local. Em disputa, a Copa da Inglaterra, torneio mais antigo do mundo. Mas apesar da inspiração em personagens reais, a série é cheia de liberdade poética e mistura elementos de diferentes épocas. Leia a crítica da série na Folha.

Disponível na Netflix (6 episódios)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.