#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu memes

Do 'patriota do caminhão' a 'tapioca homofóbica', relembre os memes de 2022

Retrospectiva do Hashtag mostra altos e baixos do ano por meio de memes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Colagem de memes com o patriota do Caminhão

O patriota do caminhão foi um dos memes que representou o ano de 2022 Reprodução/Redes Sociais

São Paulo

Já estamos perto do fim de mais um ciclo, um ano longo e lento que, no entanto, parece que começou ontem: 2022 foi marcado pelo início da Guerra da Ucrânia, em fevereiro, as mais importantes eleições gerais no Brasil desde a redemocratização, a Copa do Mundo no Qatar e, é claro, muitos memes.

Para celebrar uma das linguagens mais populares nas redes, o #Hashtag realiza, pelo quarto ano consecutivo, a nossa Hashtrospectiva, com os memes que definiram o ano.

PATRIOTA DO CAMINHÃO E O SURREALISMO PÓS-ELEITORAL

A lista não poderia começar de forma diferente: o surrealismo pós-eleitoral entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) —que saiu derrotado do segundo turno das eleições —levou um grupo antidemocrático e bastante vocal às ruas, rendendo cenas como pessoas de verde e amarelo cantando o hino nacional a um pneu ou celebrando prisões que não ocorreram.

A cena mais impactante, porém, foi a que ficou conhecida como "o patriota do caminhão". Junior Peixoto, 41, participava de um ato antidemocrático contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro e agarrou-se em um caminhão, segundo ele, para se defender.

A imagem viralizou e foi reeditada de inúmeras maneiras. O que foi o ano de 2022 senão uma viagem louca tal como a do patriota?

BEBÊ ALICE

Uma criança de 2 anos de idade que fala palavras que enrolam a língua de muitos adultos. A bebê Alice estourou nas redes sociais durante os primeiros anos da pandemia, mas foi uma propaganda para o banco Itaú que fez com que ela virasse um meme e levantou questionamentos sobre o uso de imagem de crianças sem a permissão dos pais. Mesmo com o pedido de Morgana Secco, mãe de Alice, alguns memes seguem em circulação.

BOLSONARO X ALIMENTAÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro já protagonizou memoráveis cenas envolvendo comida, uma das mais famosas, com certeza, é a do pão com leite condensado. Em 2022, voltou à cena do banquete e gerou comentários nas redes com o camarão (que obstruiu suas vias intestinais) e foi visto por muitos como ironia após Eduardo Bolsonaro questionar a marmita do MTST com camarão seco em foto com Wagner Moura.

Ainda em janeiro, o presidente protagonizou mais uma cena gastronômica. Foi filmado comendo um frango assado com farofa de maneira grosseira pelo ministro das comunicações, Fábio Faria, e gerou indignação. O termo "Bolsonaro porco" ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter.

GUERRA NA UCRÂNIA

Em um dos momentos de maior tensão do ano, era madrugada quando ocorreu o primeiro bombardeio russo em terras ucranianas. O conflito se arrasta até a redação deste texto, em dezembro de 2022.

Para além das trincheiras, o clima escalou também nas redes sociais. O perfil oficial da Ucrânia aproveitou o engajamento para fazer propaganda de guerra de forma "engraçadinha" e trocou farpas com a Rússia também no webespaço.

Foi durante a explosão da Guerra que surgiu também um dos players mais importantes na comunicação digital de 2022: a Choquei, perfil que nasceu como meio de fofocas de celebridades e teve um boom de seguidores durante os primeiros dias do conflito na Ucrânia (e na campanha eleitoral brasileira). O perfil ganhou notoriedade fazendo "copia e cola" de jornalismo e sem voltar atrás em caso de erros ou desinformação.

‘COLOCO MINHA CARA NO FOGO’

Preso em uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã em 22 de junho, o pastor Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, deixou a pasta em março após as revelações, feitas pela Folha e por outros veículos, sobre os indícios de um esquema informal de obtenção de verbas envolvendo dois pastores sem cargo público no MEC (Ministério da Educação).

Apenas quatro dias antes da decisão, porém, o presidente havia usado a sua live semanal para fazer uma defesa enfática do ministro, chegando a dizer que colocaria a "cara no fogo" pelo auxiliar. Memes surgiram imediatamente após a prisão do ex-ministro.

No mesmo caso, Bolsonaro protagonizou outra onda de piadas. Uma interceptação telefônica feita pela Polícia Federal sugere que Milton Ribeiro passou a suspeitar de que seria alvo de busca e apreensão após uma conversa com Bolsonaro.

Em ligação com a filha, em 9 de junho, Ribeiro disse que o presidente havia ligado para dizer que teve um "pressentimento" de que poderiam usar o ex-ministro para tentar atingi-lo. O termo "Bolsonaro sensitivo" ficou em alta e surgiram e piadas com os místicos Mãe Diná, Márcia Sensitiva e Walter Mercado.

BORA, BILL!

Em setembro, o técnico de futebol amador José Welbi Morais, 40, viveu o choque da fama repentina após viralizar em um vídeo que mostra um jogo de futebol de várzea no Ceará.

Nas imagens, Bill, como é conhecido, aparece à beira de um campo, enquanto é provocado por um narrador que brinca com o seu nome e com familiares do cearense. "Bora, Bill! Bora fi do Bill! Ali é a mulher do Bill". O treinador olha para a câmera algumas vezes, claramente irritado com os gritos. As cenas se espalharam pelas redes sociais e viraram meme.

A frase "Bora, Bill" ganhou versões em músicas, foi citada por jogadores famosos e artistas do sertanejo como Leonardo e Maraisa e virou bordão de campanha de políticos bolsonaristas.

O "CAMARADA" ALCKMIN

Agora vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSD) foi governador do estado de São Paulo no período de 2011 a 2018, pelo PSDB. Ele era conhecido por ser um político neoliberal com uma gestão dura em relação à repressão de movimentos estudantis e protestos. Foi sob sua gestão, durante as manifestações de junho de 2013, que o catador de materiais recicláveis, Rafael Braga, foi preso por portar uma garrafa de Pinho Sol, por exemplo.

Na vida pública há décadas, Alckmin nunca empolgou fora do estado de São Paulo e chegou a receber o apelido de "picolé de chuchu". Em 2006 e em 2018, disputou as eleições gerais contra Lula com peças publicitárias que faziam duras críticas ao petista.

Em 2022, entretanto, Alckmin assumiu uma nova persona nas redes sociais. O "camarada Geraldo Alckmin", vice de Lula nas eleições, participou ativamente da campanha política nas ruas, chamou apoiadores de "companheiros" e foi visto até com meias engraçadinhas.

Após a vitória de Lula no segundo turno, muita gente lembrou da união Joe Biden/Kamala Harris. "We did it, Lula!"

CANDIDATO PADRE

Durante a campanha eleitoral, outro personagem, um meme pronto, surgiu diante de nossos olhos: Padre Kelmon, candidato do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), participou de debates televisionados entre presidenciáveis, quando a maioria dos eleitores, até então, nunca tinha ouvido falar dele.

Ele aproveitou suas participações para fazer duras críticas ao então candidato Lula e foi acusado por Soraya Thronicke (União Brasil) de ser cabo eleitoral de Bolsonaro em uma das cenas mais marcantes dos debates até então: "Padre Kelson… Padre Kelvin? Candidato Padre!"

BEM-VINDO A SÃO PAULO, TARCÍSIO!

O então candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) não soube dizer seu local de votação em São José dos Campos (SP) em entrevista à TV Vanguarda durante a campanha eleitoral. Em resposta, Tarcísio deu um riso abafado e falou: "Ah, é um colégio." "Sabe o bairro, por curiosidade?", perguntou a apresentadora. Constrangido, Tarcísio ficou em silêncio por um momento até a repórter emendar: "Fugiu à cabeça, né?"

O "branco" do candidato virou alvo de comentários e memes nas redes. Apesar de posteriormente gravar um vídeo em frente ao local, piadas focam na origem do candidato ao governo de São Paulo, que é carioca, e foi destacado para disputar o cargo no último momento por Jair Bolsonaro.

APURAÇÃO E O SEGUNDO TURNO

A apuração dos votos no primeiro turno das Eleições 2022 foi um "teste para cardíacos". Apoiadores de Lula e de Bolsonaro esperavam fechar a conta já no primeiro turno e foram surpreendidos ao ver o pleito se alongar para 30 de outubro.

Com as opções de escolha restritas a dois candidatos, o que se viu nas redes sociais foi um verdadeiro racha, de um lado representado pela disseminação de fake news e desinformação da direita –semelhante à estratégia adotada em 2018– e, do outro lado, o chamado "Janonismo Cultural", estratégia do deputado federal André Janones (Avante - MG) para "jogar o mesmo jogo" da direita e revolucionou, ao lado de páginas como Jairmearrependi e tesoureiros do Jair, a comunicação digital do petista.

A primeira semana do segundo turno também foi marcada por uma série de polêmicas envolvendo o presidente Jair Bolsonaro: vídeos antigos dele discursando em uma loja maçônica, dizendo que comeria carne humana de um indígena, que "pintou um clima" com meninas venezuelanas e até acusações de zoofilia ganharam tração nas redes, obrigando a campanha bolsonarista a justificar as falas do presidente.

Ainda no pacote de memes eleitorais, vale relembrar os já clássicos "que tistreza!", cortesia de Felipe d'Ávila (Novo-SP) e o "ah, você quer me calar?", de Lourdes Melo (PCO-PI).

O ADEUS A ELIZABETH 2ª

Em mais uma prova de que o ano de 2022 não foi para amadores, a mais longeva rainha do Reino Unido, Elizabeth 2ª, morreu aos 96 anos.

O herdeiro da coroa foi o "eterno príncipe", Charles, agora rei Charles 3º, que já não tinha o mesmo carisma da mãe frente ao povo, devido à sucessão de escândalos do triângulo amoroso que protagonizou com a princesa Diana, a Lady Di, e a atual rainha consorte, Camilla.

Não ajudou o fato dele ter tido um chilique com uma caneta tinteiro. E chamaram atenção, também, os "dedos de salsicha" do novo rei.

LIZ X TRUSS

Ainda do lado de lá do oceano, outro meme: Liz Truss assumiu o cargo de primeira-ministra do Reino Unido após a renúncia de Boris Johnson. Ela ficou apenas seis semanas no poder e não durou mais do que a alface do tabloide Daily Star.

COPA DO MUNDO E A TAPIOCA HOMOFÓBICA

Os ânimos estavam exaltados para a primeira edição da Copa do Mundo no Oriente Médio. Em meio a série de denúncias de violações de direitos humanos, o primeiro meme do Mundial veio já no anúncio da mascote. Laeeb é uma homenagem ao adereço de cabeça utilizado por homens qatari. Mas, por aqui, ganhou outra alcunha: "tapioca homofóbica".

No anúncio, também chamou atenção a situação da mascote brasileiro da Copa de 2014, o tatu Fuleco. "Perdeu tudo e está vivendo de pequenos furtos no Oriente Médio", brincaram nas redes.

Após a abertura, a "tapioca homofóbica" teve trabalho para fiscalizar os jogos, pois o clima de "bromance" esteve à solta pelo Mundial. Destacaram-se as parcerias entre Mbappé e Giroud, da França – que rendeu até declaração de amor– Jordan Henderson e Jude Bellinghan, e até bromances internacionais, como o de Richarlison e Son Heung-min, o ponta-esquerda coreano que é colega de time do brasileiro no Tottenham, da Inglaterra.

Richarlison, o Pombo, aliás, conquistou o coração dos brasileiros. Desde o pré-Copa, vídeos do craque curtindo a música "eu vou para o Cabaré" já faziam sucesso nas redes, mas depois do golaço de voleio na primeira partida da seleção Canarinho, não teve outra. O Brasil todo começou a falar pombês.

Outro episódio da Copa que movimentou bastante as redes sociais foi o youtuber e humorista Diogo Defante, que viajou ao Qatar a convite do streamer Casimiro e causou no país com o personagem "repórter doidão". Devido ao rígido código moral do Qatar, internautas se perguntavam todos os dias se ele seria preso.

E foi também em uma live do Cazé que nasceu outro meme: o da Operação Pen Drive. O filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, foi visto na torcida do jogo do Brasil contra Suíça em um take do streaming oficial da Fifa.

Enquanto apoiadores do presidente acampavam há semanas em frente a quarteis, pedindo por golpe militar e anulação das eleições, o passeio do filho de Bolsonaro não pegou bem. Para justificar a viagem, ele publicou um vídeo nas redes sociais alegando que foi ao Qatar para entregar um pendrive com "vídeos em inglês que explicam a situação do Brasil". Não colou muito…

Finalmente, o Brasil foi eliminado nas quartas de final em um jogo contra a Croácia; o jogo poderia ter sido ganho, não fossem os quatro últimos minutos da partida…

Passado o luto, o brasileiro até conseguiu comemorar o título conquistado pela Argentina em final contra a França. Foi difícil não torcer para Lionel Messi.

O roteirista certamente caprichou na temporada de 2022. Siga acompanhando o #Hashtag para ficar por dentro de todas as redes em 2023. Boas festas!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.