Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

12/07/2004

Frases

da Folha Online

Eu errei. É uma coisa que acontece. É esporte, erra-se às vezes"
Ginasta Daiane dos Santos (24.ago)

Tenho hoje uma experiência e uma vivência muito maiores. Essa maturidade que eu conquistei vou tentar levar como um fator positivo"
Jogador de vôlei de praia Ricardo (24.ago)

Estamos felizes por estar em mais uma final olímpica. Diferentemente de Sydney, quando a gente era muito superior, não sabia se conseguiríamos desta vez"
Jogadora de vôlei de praia Shelda (24.ago)

O excesso de vontade e nervosismo às vezes atrapalha"
Ginasta Daiane dos Santos (23.ago)

"Hoje foi um dia muito tenso. Demorou muito para a regata largar. Mais uns 20 minutos e teriam de anular, e eu seria o campeão. Então é difícil. Fica uma tensão"
Velejador Robert Scheidt (22.ago)

"É complicado. Se eu perder, vão me criticar. Se ganhar, dirão que não fiz mais que minha obrigação"
Velejador Robert Scheidt (22.ago)

"Só de tentar alcançar um mito como ele [Mark Spitz] já me sinto honrado. Foi uma competição boa demais"
Nadador norte-americano Michael Phelps (22.ago)

"Não foi o ideal, mas também não foi uma derrota"
Presidente da Confederação Brasileira de JudÇo, Paulo Wanderley (21.ago)

"Conseguimos nosso primeiro objetivo, que era sair em primeiro lugar na nossa chave. Agora, não dá para escolher adversário. Temos que ganhar de qualquer um"
Jogadora de vôlei de praia Shelda (20.ago)

"Treinei para chegar bem e alcançar o meu objetivo de subir ao pódio. Não ligo para a pressão externa. A maior pressão é a minha"
Saltador Jadel Gregório (19.ago)

Estou inteirão, com a energia acumulada. Agora é seguir em frente. Descansar e se preparar para o próximo jogo, pois não existe jogo fácil em Olimpíada"
Jogador de vôlei Nalbert (18.ago)

Por mais que você se prepare desde o dia em que sabe que vai ser o porta-bandeira, é uma emoção muito diferente. O estádio é lindo, é uma festa muito bonita"
Velejador Torben Grael (13.ago)

Estou bem feliz. Não tenho como não estar confiante"
Ginasta Daiane dos Santos (13.ago)

Estaremos torcendo muito e desejamos que vocês realizem seus sonhos. Vocês se sacrificaram muito para estarem nos Jogos Olímpicos e merecem toda a nossa torcida"
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (12.ago)

Todos os principais jogadores estão aqui, com exceção de cinco ou seis. Então, para mim, não sendo cabeça-de-chave, seria ele ou coisa pior"
Tenista Gustavo Kuerten (12.ago)

A esgrima é um esporte cerebral, que exige muita concentração. Além dos treinos, é bom ter outra atividade que mexa sempre com a cabeça"
Esgrimista Élora Pattaro (11.ago)

Até aquele momento, eu e meu técnico nunca havíamos parado para pensar em Spitz. Eu estava concentrado na minha carreira. E ainda estou"
Nadador Michael Phelps (11.ago)

Quem carrega a CBB [Confederação Brasileira de Basquete] hoje é o feminino. Aliás, nem é só agora. Já há algum tempo. Você fala do feminino do Brasil no exterior e todo mundo respeita. Estamos entre os melhores. Quando fala do masculino, os caras nem sabem quem joga"
Jogadora de basquete Janeth (10.ago)

O sol bate de cima, cria um efeito diferente da iluminação artificial, que é lateral. Isso é um fator que faz diferença e que levaremos em consideração nos treinamentos"
Jogador de vôlei de praia Emanuel (9.ago)

Não foi difícil para meu marido despertar em mim o amor pelo Brasil. Nada mais óbvio do que dar nossa contribuição a um país tão belo. Amar o Brasil é muito fácil e competir por ele me dá muito orgulho. Estou fazendo todo o possível para representar o país da melhor maneira"
Pentatleta Samantha Harvey (6.ago)

Sofri alguns preconceitos. Dos meus pais, no início, por eles acharem que era um esporte de homem"
Remadora Fabiana Beltrame (5.ago)

Os organizadores deixaram tudo para o final, se atrapalharam e abriram mão das promessas que fizeram. O problema não foi o dinheiro. Alguns projetos biodegradáveis sairiam pelo mesmo preço dos convencionais"
Presidente do Greenpeace grego, Nickos Charalambides (5.ago)

Estou um pouco preocupada com a dor no joelho, mas não por estar aqui"
Ginasta Daiane dos Santos (4.ago)

Ainda sinto um pouco de dor quando faço alguns movimentos, mas já posso treinar normalmente. Vai ser difícil chegar 100% porque vai faltar um pouco de ritmo de jogo, mas vou tentar compensar na garra e na vontade"
Jogador da seleção de vôlei Nalbert (4.ago)

É um dos meus objetivos [conquistar uma medalha olímpica], mas com certeza é muito difícil, sim"
Mesa-tenista Hugo Hoyama (3.ago)

Vamos lá [para Atenas] tentar buscar nosso primeiro ouro. Vai ser difícil, mas vamos tentar isso por esse grupo de agora e por aquele que começou toda essa história, na década de 90"
Jogadora Fernanda Venturini (2.ago)

Em Sydney [2000] e em Salt Lake [nos Jogos de Inverno, em 2002], fizemos testes fora de competição nos meses que antecederam o evento. Neste ano iniciamos o programa em janeiro"
Frédéric Donzé, gerente de comunicações da Wada (1.ago)

Não sei se esta será minha última Olimpíada. Apesar de estar com 35 anos, me cuido bastante e ainda é cedo para falar disso"
Jogadora de basquete Janeth Arcain (30.jul)

Já competi três vezes nos últimos três anos em Atenas e conheço bem a raia e a cidade. Também me matriculei numa academia de lá e estou bem adaptado à comida grega"
Iatista Robert Scheidt (29.jul)

Eu tinha praticado quatro anos de judô e queria mudar. Pensei em vários esportes, até em futebol. Um dia, minha mãe foi ao Shopping Morumbi, onde assistiu a uma exibição de esgrima e, quando voltou para casa, disse que eu deveria tentar. Jamais iria imaginar, naquela época, que eu poderia ir a uma Olimpíada"
Esgrimista Élora Pattaro (27.jul)

Ele [China] mostrou que possui um grande caráter ao dar a oportunidade para alguém que está em melhores condições. Não foi egoísta e pensou no handebol brasileiro"
Técnico da seleção masculina de handebol, Alberto Rigolo (27.jul)

É a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha carreira, mas ainda não estou garantida lá. Tenho contrato por um ano e vou ter que me esforçar muito para permanecer"
Goleira da seleção de handebol Chana, que vai jogar na Dinamarca (26.jul)

Se hoje tenho chances de ir bem em Atenas, vou estar melhor ainda em 2008, para competir em Pequim. Espero encerrar minha carreira olímpica, quem sabe, nos Jogos de 2016"
Triatleta Carla Moreno (23.jul)

No taekwondo, respeita-se muito a hierarquia, e o Pan é o treinador mais velho. De todos os países que vão para a Olimpíada, de 80 a 90% têm técnicos coreanos. Quando há um empate, por exemplo, a decisão dos juízes pode ser baseada nessa hierarquia, na política"
Diogo Silva, representante do Brasil no taekwondo, sobre a ausência do treinador e guru Pan San Jan. (22.jul)

Acho até que a dificuldade aumenta [em relação aos Grand Slams], porque a chave de simples terá 64 jogadores e estarão ali quase todos os melhores do mundo, enquanto que um Grand Slam tem 128 atletas"
Tenista Flávio Saretta, que vê Olimpíada como 5º Grand Slam. (21.jul)

Assim como o Oscar e esses outros atletas, eu também estou carregando uma nação, me tornando um ídolo para muitos jogadores que também irão se espelhar em mim"
Bruno Souza, da seleção brasileira de handebol, que enfrenta a sina de ser um jogador "diferenciado" em um time "comum". (20.jul)

Eu comecei na ginástica aos três anos e treinei até os 12, quando passei de vez para os saltos ornamentais. Percebi que era uma ginasta meio fraquinha"
Juliana Veloso, sobre qual esporte se dedicava antes de competir nos saltos ornamentais. (19.jul)

Antes eu nem conseguia fechar direito a prova por causa do crawl, mas estou aperfeiçoando a cada dia de treinos esse estilo e até Atenas minha evolução será melhor"
Nadador Thiago Pereira, 18, sobre dificuldades no nado crawl, que é exatamente o último dos quatro estilos das provas de 200 ou 400 m medley. (16.jul)

Isso ajuda muito. Na verdade, faz toda a diferença. O que ele fala para me ajudar não teria tanto peso se ele não tivesse tido a mesma experiência"
Nadadora Flávia Delaroli, sobre os conselhos e apoio que recebe do marido, o ex-jogador de basquete Caio Cassiolato. (15.jul)

Não é nem pior, nem melhor. É muito diferente. A mulher não resolve o problema, discute o problema. Elas têm que parar de discutir"
Técnico René Simões, sobre as diferenças em trabalhar como homens e mulheres no futebol. (14.jul)

O lugar mais difícil para se fazer esse transporte é dentro do Brasil. Nem mesmo nos Estados Unidos, onde há leis antiterroristas, temos esse problema. Basta apresentar os documentos que eles liberam o transporte dos equipamentos"
Rodrigo Bastos, único representante do Brasil no tiro em Atenas, sobre a burocracia para transportar as armas e a munição dentro do país. (13.jul)

Fui gandula por muito tempo das partidas do Corinthians. Cheguei até a ver a final do Brasileiro de 1999 contra o Atlético-MG"
Boxeador Washington Luis da Silva, que vai defender o Brasil em Atenas. (12.jul)

Se o colocarem no leme de uma jangada ou de uma banheira com vela, pode apostar suas fichas que ele ganha. O Torben é o velejador mais versátil do Brasil"
Velejador Robert Scheidt, elogiando o iatista Torben Grael, que em Atenas vai tentar seu quinto pódio olímpico. (11.jul)

Nas duas últimas Olimpíadas, vi que não era a minha hora. Mas agora estou bem"
Amazona Luciana Diniz-Knippling, que irá integrar a equipe brasileira de saltos que buscará nova medalha olímpica em Atenas. (11.jul)

Ele deveria estar concentrado para conseguir suas melhores performances do que ficar pensando nos feitos conquistados pelos outros"
Nadador australiano Ian Thorpe, aconselhando o norte-americano Michael Phelps a esquecer a tentativa de conquistar sete ouros em Atenas e igualar o recorde de seu compatriota Mark Spitz. (6.jul)

Desembarquei cansado e não poderia ser recebido com uma notícia melhor do que essa. É um orgulho imenso representar o país em uma Olimpíada. É a realização de um sonho"
Tenista Flávio Saretta após ter sido confirmado pela ITF (Federação Internacional de Tênis) no torneio da próxima Olimpíada. (1.jul)

Estou um pouco atordoado pela maneira como as coisas estão dando certo neste ano. Espero que consiga guardar um pouco para Atenas [Olimpíada]"
Velejador Robert Scheidt, campeão olímpico em 1996 e vice em 2000, após conquistar o título da Semana de Kiel (Alemanha). (27.jun)

Por ocasião dos Jogos Olímpicos, eu anuncio nosso respeito e comprometimento com uma trégua olímpica"
Líder palestino Iasser Arafat ao afirmar que está comprometido com uma trégua durante os Jogos Olímpicos da Grécia. (26.jun)

Comecei vendo pela TV. Lá [Líbano], o esporte é muito divulgado, aparece bastante. Achei legal e comecei a brincar com os meus amigos"
Antoine Jaoude, único representado do Brasil na luta livre em Atenas, ao comentar como teve o primeiro contato com o esporte. (20.jun)

Atenas será o estágio final. Ninguém vai me fazer mudar de idéia. Lá, minha carreira acaba"
Nadador brasileiro Gustavo Borges, dono de quatro medalhas olímpicas, ao comentar que encerra sua carreira após os Jogos de Atenas. (17.jun)

Com infra-estrutura ou não, o que vale é o que está nos nossos corações"
Diretor-executivo do Athoc (Comitê Organizador dos Jogos de Atenas), Spiros Lambridis, parabenizando a organização da corrida do revezamento da tocha olímpica no Rio. (15.jun)

Foi cansativo, mas muito bom. O importante é que fiz bons tempos e agora temos mais dois meses pela frente para treinar e vamos ver o que acontece nos Jogos Olímpicos"
Thiago Pereira, 18, principal revelação da natação brasileira. (12.jun)

Para mim é uma honra ter de carregar a tocha em Robben Island, pois passei muito tempo aqui e me identifico com o lugar"
Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela ao carregar a tocha olímpica em frente da prisão onde passou 18 dos 27 anos em que esteve preso. (12.jun)

Não me preocupo com isso. É perda de tempo. Meu foco é em mim mesmo"
Sueco Christian Olsson ao ser questionado sobre as potencialidades e as deficiências de seus rivais no salto triplo, como o brasileiro Jadel Gregório. (11.jun)

Ele está muito bem, mas pode ficar melhor. Não queremos que ele perca a regularidade. Não adianta saltar assim agora e cair na Olimpíada. Ele está em um processo de evolução que traçamos"
Técnico Nélio Moura sobre a preparação do saltador Jadel Gregório para os Jogos de Atenas. (6.jun)

O mundo do esporte não pode ficar separado do resto do mundo. O esporte pode quebrar diversas barreiras e ensinar comportamentos saudáveis"
Presidente do COI, Jacques Rogge, sobre o acordo com a ONU para colaborar na prevenção contra a Aids nos Jogos de Atenas. (1º.jun)

Separamos os meninos dos homens"
Presidente do COI, Jacques Rogge, ao comentar a exclusão de Rio, Leipzig, Havana e Istambul da disputa pela sede dos Jogos Olímpicos de 2012. (19.mai)

É a realização de um sonho carregar esta tocha. A Olimpíada sempre foi uma inspiração para mim"
Tenista Gustavo Kuerten após aceitar o convite do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para participar do revezamento da tocha olímpica no Rio. (6.mai)

Este sempre foi o meu sonho. Agora, chegou o momento da minha participação em uma Olimpíada, recebendo a tocha olímpica em sua passagem pelo Rio"
Pelé, tricampeão mundial de futebol (1958, 1962 e 1970), após confirmar presença no revezamento da tocha no Rio. (29.abr)

Acho que o ouro é meu. Para Sydney, fui como reserva e voltei com a prata. Agora, que vou como titular, devo subir um degrau no pódio"
Judoca Carlos Honorato ao mostrar confiança na conquista do ouro na Olimpíada de Atenas. (13.mar)

Tentamos explicar para leigos algo que já é difícil para médicos"
Presidente do COI, Jacques Rogge, ao afirmar que a entidade precisa de mais tempo para permitir a participação de atletas transexuais na Olimpíada. (5.mar)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).