Saltar para o conteúdo principal
 
21/01/2011 - 09h02

Professor da Unicamp explica a atualidade de Nietzsche

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro oferece uma introdução ao pensamento do filósofo alemão
Livro oferece uma introdução ao pensamento do filósofo alemão

O alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) nasceu em família luterana, mas escreveu "O Anticristo". Valorizava a vida e a liberdade, porém, acabou chamado de "profeta do nazismo".

Muitos pensadores contemporâneos, como Sigmund Freud (1856-1939) e Jean-Paul Sartre (1905-1980), sofreram influência do filósofo, um dos mais lidos e menos compreendidos da história.

Com o objetivo de introduzir os conceitos e as ideias fundamentais do intelectual, Oswaldo Giacóia Júnior, professor livre-docente do departamento de filosofia da Unicamp, escreveu "Nietzsche", título da coleção "Folha Explica".

No livro, Giacóia mostra como é difícil compreender as principais questões do nosso tempo sem saber quem foi o filósofo, homem que refletiu sobre os problemas cruciais da humanidade.

Leia, abaixo, um trecho do exemplar.

Visite a estante dedicada às ciências humanas

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Dentre os clássicos da filosofia moderna, Nietzsche talvez seja o pensador mais incômodo e provocativo. Esse filósofo levou-nos ao submundo de nossa civilização, denunciou a mesquinhez e a trapaça ocultas em nossos valores mais elevados.

Essa atitude revolucionária deriva do que Nietzsche entendia por filosofia. Para ele, filosofar é um ato que se enraíza na vida e um exercício de liberdade.

Nietzsche denuncia como impostura qualquer forma de mistificação intelectual. Não poupou de análise nenhum de nossos mais acalentados artigos de fé.

Nietzsche é um dos grandes mestres da suspeita, que denuncia a moralidade e a política moderna como transformação vulgarizada de antigos valores intransigentes e religiosos. Nietzsche é um dos mais intransigentes críticos do nivelamento e da massificação da humanidade. Denunciou a transformação de pessoas em peças anônimas da engrenagem global de interesses e a manipulação de corações e mentes pelos grandes dispositivos formadores de opinião.

Nietzsche forjou conceitos e figuras de pensamento que até hoje impregnam nosso vocabulário e povoam nosso imaginário coletivo. São dele as noções de vontade de poder, niilismo e a figura da morte de Deus.

É impossível se colocar à altura dos principais temas e questões de nosso tempo sem entender o pensamento de Nietzsche. Ateísta radical, ele atribui ao homem - e não a um Deus supremo - a tarefa de definir as metas de seu próprio destino.

Nietzsche é o pensador de nossas angústias, não poupou nenhuma certeza estabelecida e desvendou os mais sinistros labirintos da alma humana.

Foi o impiedoso crítico das crenças estabelecidas e definitivas. O mais intransigente anticristão, só acreditando numa filosofia que fosse expressão de vivências genuínas. Sua mensagem definitiva: a criação de novos valores, a instituição de novas metas para o homem.

O pensamento filosófico de Nietzsche pode ser comparado a uma espécie de sensor que registra e antecipa questões e desafios de nosso século. Sua ambição é realizar um diagnóstico fiel da situação do homem moderno.

Nietzsche dedicou sua vida a realizar três tarefas principais:

a) compreender a lógica do movimento contraditório ao longo do qual o progresso do conhecimento leva à perda da consistência dos valores humanos;

b) denunciar todas as formas de mistificação;

c) destruir os falsos ídolos, assumindo o risco de pensar novos valores, abrir novos horizontes para a experiência humana.

Para Nietzsche o sentimento de abandono, como um vazio opressivo, esmaga a consciência do homem moderno.

*

"Nietzsche"
Autor: Oswaldo Giacóia Júnior
Editora: Publifolha
Páginas: 96
Quanto: R$ 6,90 (preço promocional)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página