Saltar para o conteúdo principal
 
13/02/2012 - 09h00

Autor fala sobre os mitos da Semana de 22; ouça

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

Fraude da elite paulistana ou momento da criação do modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna de 1922 é alvo de críticas rancorosas e imodestas exaltações. Para Marcos Augusto Gonçalves, autor de "1922 - A Semana que Não Terminou", editorialista e repórter da Folha, esses mitos foram criados ao longo do tempo.

Divulgação
Marcos Augusto Gonçalves refaz os passos que culminaram naquela semana
Marcos Augusto refaz os passos que culminaram naquela semana

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Monte sua estante com livros sobre a Semana de 1922

Realizada no Theatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, a Semana reuniu nomes como Mário e Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Villa-Lobos e Anita Malfatti e obras de Victor Brecheret. Porém, segundo o jornalista, "não se cria o modernismo num festival de arte moderna."

Em entrevista à Livraria da Folha, Marcos comentou a relevância da Semana de 22, concebida para marcar época, e procurou esclarecer o contexto histórico do festival. Ouça.

Livraria

Publicada pela editora Companhia das Letras, "1922 - A Semana que Não Terminou" abrange mais de 20 anos de história --da virada do século a 1923-- para criar um panorama de causas e consequências dos três dias de festivais. Além de vasta bibliografia e entrevistas com pesquisadores --Antonio Candido, Augusto de Campos e Aracy Amaral--, o autor ouviu depoimentos gravados de alguns dos participantes da Semana de 22.

*

"1922 - A Semana que Não Terminou"
Autor: Marcos Augusto Gonçalves
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 376
Quanto: R$ 39,00 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página