Saltar para o conteúdo principal
 
20/01/2012 - 09h00

Conheça todos os álbuns das aventuras de Tintim

da Livraria da Folha
Texto baseado em informações fornecidas pela editora da obra.

Divulgação
Aventura que lançou o herói repórter e seu inseparável cão Milu
Aventura que lançou o jovem repórter e seu inseparável cão Milu

Criado por Hergé (1907-1983), Tintim é um jovem repórter belga. O herói percorre o mundo desvendando mistérios e se envolvendo em perigo. Já encontrou o lendário Pé Grande e viajou à Lua antes dos Estados Unidos.

Quadrinhos de Tintim com 25% de desconto
Conheça nossa página no Facebook
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Visite a página dedicada ao mundo dos quadrinhos

Além do fiel Milu, um fox terrier branco, capitão Archibald Haddock, Dupond e Dupont, Trifólio Girassol e Bianca Castafiore são personagens recorrentes nas histórias. Hergé também faz figuração nas HQs.

Para marcar a estreia de "As Aventuras de Tintim" no cinema, a Livraria da Folha reuniu todos os álbuns de Hergé.

*

"Tintim no País dos Sovietes" (1930)
Publicado pela primeira em 1929, o álbum traz a aventura que lançou o herói e seu cão. Tintim e Milu vão à União Soviética para conhecer o "paraíso vermelho". Obra da juventude de Hergé, hoje pode ser visto como um panfleto anticomunista.

"Tintim no Congo" (1931)
No antigo Congo Belga, Tintim ruma para fazer reportagens e documentários. Lá, eles se deparam com um cenário selvagem e um cruel vilão que quer exterminá-los de qualquer forma. Apesar de acusado de racismo, o volume é um retrato histórico do pensamento europeu da época no neocolonialismo.

Divulgação
"Tintim no Tibete" é apontado como um dos mais emotivos da série
"Tintim no Tibete" é apontado como um dos mais emotivos da série

"Tintim na América" (1932)
Em Chicago, Tintim é raptado por homens de Al Capone, mas consegue escapar. No oeste americano, dá de cara com índios violentos.

"Os Charutos do Faraó" (1934)
Levados por um egiptólogo excêntrico, Tintim e Milu saem em busca do túmulo perdido do faraó Ki-Oskh, nas areias do deserto do Cairo. Mas a descoberta arqueológica é apenas a fachada de uma perigosa rede internacional de traficantes, que esconde em seus porões caixas e mais caixas de misteriosos charutos.

"O Lótus Azul" (1936)
Na Índia, Tintim recebe a visita de um mensageiro, mas o homem leva uma flechada de radjaijah, o veneno que enlouquece, e consegue balbuciar apenas as palavras "Xangai" e "Mitsuhirato". Em busca de explicação, o repórter e Milu partem para a China, sem saber que correm grande perigo ao se envolverem numa disputa entre traficantes japoneses, policiais ingleses e o povo chinês.

"O Ídolo Roubado" (1937)
Uma investigação leva Tintim a um escultor morto, a um papagaio desaparecido e a um sujeito chamado Tortilla, que foge para a América do Sul.

"A Ilha Negra" (1938)
Nessa aventura, mensagens cifradas e sacos de dinheiro vão levar Tintim de encontro a uma máfia perigosa, que o fará atravessar a Inglaterra e enfrentar um monstro terrível numa ilha dos mares gelados da Escócia.

"O Cetro de Ottokar" (1939)
Um livro perdido leva Tintim à casa do professor Halambique, um distraído sigilógrafo que pretende viajar à Sildávia para estudar um selo raríssimo do rei Ottokar.

"O Caranguejo das Pinças de Ouro" (1941)
Dos porões do navio de uma quadrilha internacional de ópio --onde ele encontra pela primeira vez - o capitão Haddock--, Tintim viaja pelo deserto escaldante até desmascarar os bandidos.

"A Estrela Misteriosa" (1942)
Passeando com Milu, Tintim percebe que uma enorme estrela brilhava na constelação da Ursa Maior. A estrela misteriosa aumentava a cada instante. No observatório, descobre que se tratava de um gigantesco meteorito vindo em direção à Terra.

"O Segredo do Licorne" (1943)
Tintim compra para Haddock o modelo de um galeão antigo que, por coincidência, era a réplica do navio de um antepassado do capitão, o cavaleiro de Haddock. O modelo é roubado, e logo depois a casa de Tintim é toda revirada.

"O Tesouro de Rackham, o Terrível" (1944)
Na sequência de "O Segredo do Licorne", os aventureiros, usando um submarino criado pelo professor Girassol, finalmente descobrem o navio no fundo do mar.

"As Sete Bolas de Cristal " (1948)
Querendo aprender um truque de mágica, o capitão Haddock leva Tintim a um show. Durante o espetáculo, a vidente anuncia a uma senhora da plateia que seu marido, um cineasta que voltava de uma expedição etnográfica à América do Sul, estava sofrendo de um mal misterioso, causado pela maldição do deus Sol.

"O Templo do Sol" (1949)
Aventura que teve início em "As 7 Bolas de Cristal" continua: Tintim e Haddock, sempre acompanhados de Milu, chegam ao Peru antes do Pachacamac, o navio que levava o professor Girassol.

"Tintim no País do Ouro Negro" (1950)
A gasolina vem sendo adulterada sistematicamente sem nenhuma explicação e provocando inúmeros acidentes e prejuízos. O único capaz de resolver esse mistério é o jovem repórter seguido de perto pela dupla de policiais Dupont e Dupond.

"Rumo à Lua" (1953)
Ao regressar do país do Ouro Negro, o capitão Haddock descobre que o professor Girassol partira havia três semanas com um estrangeiro desconhecido. Os heróis chegam a uma base militar ultrassecreta onde encontram Girassol dando os retoques finais num foguete atômico.

"Explorando a Lua" (1954)
Narra a história da viagem de Tintim e seus amigos à Lua. Existe uma torcida para que o voo da aeronave chegue sem problemas ao seu destino.

"O Caso Girassol" (1956)
Uma série de misteriosos acontecimentos assombra o castelo de Moulinsart. Vidraças se quebram de repente, espelhos se arrebentam, copos estouram, as preciosas louças da coleção do capitão se espatifam. Tudo que é de vidro vira caco.

"Perdidos no Mar" (1958)
Tintim se encontra por acaso com o general Alcazar, de "O Ídolo Roubado", e descobre que ele estava envolvido com um traficante de armas.

Divulgação
Última e inacabada história do astuto repórter das histórias em quadrinhos
Última e inacabada história do astuto repórter dos quadrinhos

"Tintim no Tibete" (1960)
Em busca de sobreviventes de um acidente aéreo, o repórter atravessa as montanhas do Nepal em busca do amigo Chang. 20º álbum de Tintim, este é apontado como um dos mais emotivos da série

"As Joias da Castafiore" (1963)
A célebre Castafiore vai passar uma temporada em Moulinsart. A diva traz também suas joias valiosíssimas, que ela teme que sejam alvo de ladrões. Coisas estranhas começam a acontecer no castelo.

"Voo 714 para Sydney" ( 1968)
Rumando ao Congresso Internacional de Astronáutica na Austrália, Tintim se envolve em uma trama de suspense e perigo. Considerado pelos fãs um dos álbuns mais empolgantes.

"Tintim e os Pícaros" (1976)
Na fictícia cidade de San Teodoro, controlada pelo general Tapioca, Tintim embarca numa missão de resgate para salvar a cantora Bianca Castafiore, acusada de participar de um complô contra o ditador.

"Tintim e a Alfa-Arte" (1983 - incompleto)
Última e inacabada história do astuto repórter e herói das histórias em quadrinhos. O quadrinista belga Hergé morreu antes de completar a obra, que seria a 24ª aventura de Tintim. Apesar de incompleto, o álbum oferece aos fãs uma visão reveladora sobre o talento de Hergé, seu processo criativo e sua capacidade de criar uma sofisticada história com traços simples.

O filme de Steven Spielberg e Peter Jackson não é a primeira adaptação dos quadrinhos. Temos: "Tintim e o Mistério do Tosão de Ouro", de 1961, "Tintim e as Laranjas Azuis", de 1964, e "Tintim e o Lago dos Tubarões", de 1972.

 
Voltar ao topo da página