Saltar para o conteúdo principal
 
25/11/2013 - 10h11

Em 'A Segunda Guerra Fria', autor questiona espontaneidade da Primavera Árabe

da Livraria da Folha

As revoltas que receberam a nomenclatura genérica de Primavera Árabe, por similaridade cultural e geográfica, não foram tão espontâneas ou tão democráticas quanto um otimista poderia supor, segundo o professor Luiz Alberto Moniz Bandeira.

Divulgação
Dissolução do bloco socialista ainda convulsiona Oriente Médio e África
Dissolução do bloco socialista ainda convulsiona Oriente Médio e África

Para ele, os EUA contribuíram para a agitação e enviaram armas e pessoal para a região. Mesmo com o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos continuam a implementar estratégia contra a presença da Rússia e da China naquelas regiões.

"O que determinou na Tunísia a propagação do fogo, a erupção dos protestos, quando o jovem Mohamed Bouazizi incendiou o próprio corpo, em 17 de dezembro de 2010, não foi apenas a falta de liberdades civis e políticas, mas também as reformas neoliberais, determinadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), pelo Banco Mundial e pelos Estados Unidos", diz.

Em "A Segunda Guerra Fria", Moniz Bandeira analisa como a dissolução do bloco socialista abalou os países da Eurásia e provocaram mais conflitos no Oriente Médio e na África.

"Em apenas um ano, 2011, o número de guerras e conflitos no mundo triplicou e foi o mais alto desde 1945: saltou de seis guerras e 161 conflitos armados, em 2010, para 20 guerras e 166 conflitos, em 2011, tendo como cenário, sobretudo o Oriente Médio, a África e o Cáucaso", conta no livro.

Formado em direito e doutor em ciências política pela USP (Universidade de São Paulo), Luiz Alberto Moniz Bandeira também assina, entre outros títulos, "A Reunificação da Alemanha", "Fórmula para o Caos: A Derrubada de Salvador Allende (1970-1973)", "De Martí a Fidel: A Revolução Cubana e a América Latina", "O "Milagre Alemão" e o Desenvolvimento do Brasil", "Brasil-Estados Unidos: A Rivalidade Emergente (1950-1988)" e "A Expansão do Brasil e a Formação dos Estados na Bacia do Prata".

*

"A Segunda Guerra Fria"
Autor: Luiz Alberto Moniz Bandeira
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 714
Quanto: R$ 67,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página