Saltar para o conteúdo principal
 
11/04/2014 - 17h30

Leitor recomenda 'Mar de Papoulas'

da Livraria da Folha

Claudio Bertoni recomendou a leitura de "Mar de Papoulas", obra mais importante de Amitav Ghosh, finalista do Booker Prize e selecionado como um dos melhores livros pelos jornais "Washington Post", "Economist" e "San Francisco Chronicle".

Divulgação
Livro narra a jornada de Ibis, uma embarcação que se envolve no comércio de ópio
Livro narra a jornada de um navio que se envolve no comércio de ópio

"Esse livro espetacular remete o leitor aos meados do século 19", contou Bertoni. "Embarcamos no navio Íbis, envolvidos por tripulantes de reputação duvidosa, fugitivos, traficantes, escravos, comediantes, loucos irrecuperáveis, mercenários, condenados, mocinhas indefesas..."

As guerras do ópio na China e no Extremo Oriente servem como pano de fundo para o romance, o primeiro de uma trilogia, e o autor descreve as dificuldades dos plantadores de papoula na Índia.

Nascido em Calcutá, em 1956, Ghosh e passou a infância em Bangladesh, no Sri Lanka e no norte da Índia. Ele estudou em Nova Delhi, em Oxford e no Egito e lecionou em diversas universidades indianas e norte-americanas.

Quem quiser compartilhar um bom título com outras pessoas –livros, games, filmes e séries–, basta enviar a sugestão para o e-mail redacao.livraria@grupofolha.com.br com o assunto "Leitor Recomenda". A dica deve trazer o título em português, nome do autor e os motivos pelos quais a obra é relevante para você. Participe!

Daniel Deme/Efe
Amitav Ghosh, autor de "Mar de Papoulas", em Londres
Amitav Ghosh, autor de "Mar de Papoulas", em Londres
 
Voltar ao topo da página