Saltar para o conteúdo principal
 
14/06/2018 - 09h01

Do primeiro diagnóstico aos dias atuais, livro conta história do autismo

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro mostra como pais e familiares de crianças autistas se mobilizaram para que os filhos tivessem direitos respeitados
Livro mostra como pais e familiares de crianças autistas se mobilizaram para que os filhos tivessem direitos respeitados

Amparados por uma extensa pesquisa, os jornalistas Caren Zucker e John Donvan apresentam a história do autismo no livro "Outra Sintonia", publicado pela Companhia das Letras.

A obra começa descrevendo a rotina de Donald Triplett, considerado o primeiro paciente a ser diagnosticado formalmente como autista. Nascido em 1933, o garoto chamava atenção por seu comportamento peculiar, sua tendência ao isolamento e sua incrível capacidade de memorização.

O diagnóstico porém só foi feito após anos de acompanhamento pelo psiquiatra austríaco-americano Leo Kanner que em 1943 publicou um relato clínico definindo o "autismo infantil" como uma síndrome específica.

É a partir do caso da família Triplett e de tantas outras que têm ou tiveram contato com o autismo que os autores traçam um panorama de como a compreensão do autismo foi evoluindo na sociedade.

No passado as crianças - e suas famílias - tinham de enfrentar a ignorância e a intolerância. Eram proibidas de ingressar em escolas públicas e relegadas a instituições, nas quais permaneciam ao longo da idade adulta, com frequência até a morte. Os pais, e particularmente as mães, costumavam ser acusados de haver causado o autismo nos filhos.

Discordâncias médicas, tratamentos controversos e a luta das famílias para que seus filhos tivessem seus direitos civis garantidos fazem parte da história do autismo, hoje encarado mais como diferença do que deficiência.

*

OUTRA SINTONIA
AUTORES Caren Zucker e John Donvan
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 65,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página