Homenagem à vovó de Lobato, Dona Benta é farinha preferida do paulistano

MELHOR FARINHA - 51%

Adriano Vizoni/Folhapress

Benta Encerrabodes de Oliveira ou simplesmente Dona Benta. Quem não se lembra dessa senhora simpática e contadora de histórias criada pelo escritor Monteiro Lobato?

A personagem que ganhou fama entre os anos de 1977 e 86, quando a TV Globo exibiu "Sítio do Picapau Amarelo", tornou-se tão querida pelo público que foi apelidada de a vovó que todos gostariam de ter.

Em 1979, a empresa cearense J. Macêdo criava a sua Dona Benta. A homenagem à famosa vovó –que também tinha grandes dotes culinários–, logo fez com que o público se identificasse com o produto. "A marca é muito querida e está presente no imaginário das pessoas", diz Bárbara Miranda, diretora de marketing e inovação da companhia.

"São muitos os relatos de consumidores que relembram suas primeiras experiências na cozinha com a farinha Dona Benta."

Ela ainda foi a primeira a comercializar farinha de trigo em embalagem plástica, para que as consumidoras pudessem enxergar o produto, e também a pioneira a desenvolver uma farinha de trigo com fermento.

Hoje, sua gama com cerca de 40 produtos inclui fermentos, massas (do macarrão espaguete a lasanhas, que vão direto ao forno) e até bolinhos de chuva. A marca Dona Benta, assim como a vovó de Narizinho e Pedrinho, segue sendo lembrada por gerações.

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade