Manteiga ou margarina? Qualy é eleita melhor em categoria ambígua

Adriano Vizoni/Folhapress

Os mais atentos provavelmente estão inquietos. "Qualy é manteiga?". Pois bem. Não é. A marca, no entanto, foi citada como a melhor na categoria por 26% dos paulistanos das classes A e B que cozinham ao menos duas vezes por semana, em pesquisa Datafolha.

A confusão é antiga. Muita gente não sabe mesmo a diferença entre manteiga (obtida a partir da nata do leite) e margarina (feita com gordura vegetal).

Ambas são cremosas, amareladas e servem para besuntar o pão. Deve ser esse o motivo, mas compare o sabor: é diferente.

Há outros poréns. Para Lucas Nouer, ge-rente da Qualy, o engano acontece por causa "dos usos culinários, que são parecidos".

Fato. Ambas funcionam como fonte de gordura em receitas, embora os resultados, segundo especialistas, não sejam os mesmos.

Pergunte a um chef de cozinha francês se ele utiliza margarina em seus preparos e ele certamente se ofenderá —manteiga é a base da cozinha da França. Quem não liga para tradições vai gostar de saber como é fácil fazer uma massa folhada com margarina.

A empresa também afirma: "os bolos com Qualy ficam mais fofinhos, e a massa das tortas, mais crocante". Teste e veja se convém.

Há outras virtudes a ressaltar, além do "sabor amanteigado" que a marca ostenta nas embalagens, o produto é enriquecido com selênio, ômega 3 e vitaminas e aparece nas versões Cremosa, Aéra (com textura aerada) e Light (com 52% menos calorias).

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade