Melhores de São Paulo, D.O.M. e Fasano contrastam ousadia e tradição

MELHORES RESTAURANTES DA CIDADE - DATAFOLHA

Para quem não é rico, ir ao D.O.M. ou ao Fasano é turismo, viagem infrequente. No D.O.M., você cavalga na Mongólia, faz foto em Nagaland ou trilha em Papua-Nova Guiné. No Fasano, visita Paris ou Florença.

O Fasano tem a rotina da excelência, de conservar e servir uma tradição da melhor maneira: comida da metade norte da Itália em ambiente de cortesia sem frescura, a experiência de séculos de artesãos.

O D.O.M. é muito Alex Atala. Há quem se canse da superexposição aduladora do cozinheiro. Mas ele é tudo isso mesmo.Faz espantos com montinhos de comida não maiores que um pão de queijo ou bola de gude, em que combina três ou quatro sabores fortes e distintos, muitos do Brasil. A gente sente cada um por vez, com breves sobreposições e uma combinação final inesperada.

Faz engenharias em que pode misturar ostra, cupuaçu e uísque em texturas crocantes, cremosas e aeradas; ao lado, serve bebidas em um dedal ou algo assim. Há ainda vinhos sul-americanos exóticos. Para divertir, tem a formiga com gosto de capim-limão.

Mas nem todo dia é dia de formiga amazônica, pupunha e açaí ou pele de pirarucu e baru. Então há os excepcionais brasatos ou massas recheadas do Fasano. "Todo dia" é um modo humorístico de dizer. Um jantar para dois leva ao menos um salário mínimo, no D.O.M. ou no Fasano. O custo, porém, vale o benefício.

*

D.O.M.
R. Barão de Capanema, 549, Cerqueira César, tel. 3088-0761.

FASANO
R. Vitório Fasano, 88, Cerqueira César, região oeste, tel. 3896-4000.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade