Depois de unir refinadores de SP no século 20, União conquista preferência paulistana

MELHOR AÇÚCAR - 75%

Adriano Vizoni/Folhapress

Irmãos e imigrantes italianos, Giuseppe e Nicola Puglisi Carbone tiveram uma ideia: por que não tentar extrapolar a rivalidade e unir os refinadores de açúcar de São Paulo em torno de uma mesma empresa?

Foi então que, em 4 de outubro de 1910, surgiu a Companhia União dos Refinadores (ou Cia. União). "Criamos laços afetivos com os brasileiros ao longo desses anos", avalia Viviana Teran, gerente de marketing.

Tal relacionamento se dá em razão de diversas ações. Uma delas é a logomarca -cuja primeira mudança foi realizada em 1975 e a mais recente, em 2015, devido aos 105 anos de história da marca. "É o nosso maior patrimônio", afirma.

Outras foram a publicação de receitas culinárias em embalagens e livros desde o fim dos anos 1950 (material que hoje pode ser encontrado no site da empresa); campanhas publicitárias como a "Doces Notícias" (de 2014), que reunia histórias reais contadas em momentos acompanhados de doces; a iniciativa "Doce Hora"; e os sachês, disponíveis em restaurantes, cafés e padarias, nos quais são impressas mensagens de otimismo -são 12 no total, como "Curta seus amigos".

"Nessas horas em que se está tomando um café, por exemplo, é quando a pessoa está dando uma pausa. É o momento em que acabou o almoço ou o jantar e está dando o passo para começar a etapa seguinte."

Comprada em 2012 pela Camil, a União oferece diversos tipos de açúcar: há versões diet, orgânica, voltada para confeitaria e outras. Segundo Teran, só a marca União representa 32% do mercado de refinados.

"A própria sobremesa sempre está ligada a bons momentos em que você relaxa, conversa ou se desestressa", continua. "A nossa marca tem uma história, já é nome de categoria. Temos sido um veículo para adoçar o dia a dia das pessoas", conclui.

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade