Em lata, em cápsula ou em pó, Nestlé conquista cozinha do paulistano
MELHOR CHOCOLATE EM BARRA - 36% | MELHOR CHOCOLATE EM PÓ - 33% | MELHOR CREME DE LEITE - 57% | MELHOR LEITE CONDENSADO - 52% | MELHOR MÁQUINA DE CAFÉ - 12% | MELHOR CAFÉ EM CÁPSULA - 11%
Adriano Vizoni/Folhapress | ||
"Nas trincheiras ou no lar". A frase aparecia na década de 1930 em um anúncio do Leite Moça, cuja lata já estampava a inofensiva camponesa suíça. A referência militar tem explicação: está ligada à origem tanto do item, que se tornou ingrediente de doces, quanto de quem o fabrica, a Nestlé.
O produto começou a ser produzido por dois americanos na Anglo-Swiss Condensed Milk Company em 1866, na Suíça. À época, surgia como alternativa ao leite fresco, que poderia transmitir doenças e tinha o seu consumo restrito, por conta da falta de opções para refrigerá-lo. O condensado, por sua vez, podia ser armazenado e transportado facilmente. Bastava misturá-lo à água.
O "leite da moça" é apenas o primogênito de mais de mil produtos que a multinacional leva às prateleiras.
No Brasil, onde desembarcou em 1921, a Nestlé lidera seis categorias desta pesquisa. "Caçulas", como o café em cápsula e as máquinas da Nespresso para preparar a bebida, vendidas no país desde 2006, igualmente têm a liderança entre paulistanos que cozinham.
A conexão com o mercado brasileiro é tão forte que o país terminou 2015 como o quarto maior consumidor da multinacional, atrás de EUA, China e França. No ano passado, houve mais de R$ 13 bilhões em vendas por aqui.
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Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)
Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389
Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.