Há quase 40 anos, 'uma boa ideia' é pedir uma Cachaça 51

MELHOR CACHAÇA - 22%

Adriano Vizoni/Folhapress

Há quase 40 anos, a expressão "uma boa ideia" tem dois sentidos: para uns é o mesmo que uma sacada, para outros trata-se de se sentar em uma cadeira de bar, pedir uma dose e degustar a bebida em um só gole.

Desde 1978, a Cachaça 51 se tornou um clássico na lembrança dos brasileiros com o slogan "51 - uma boa ideia". A boa ideia, na verdade, foi da ex-publicitária Magy Imoberdorf, atualmente artista plástica, que criou o slogan.

"Nos primeiros cinco anos, eles não sabiam que era uma mulher que tinha bolado a frase", conta. "A campanha não podia se relacionar com mulheres ou com religião", lembra.

A outra parte do sucesso veio com a trajetória da marca, que hoje é distribuída em 1 milhão de pontos de venda no país, além de Portugal, Espanha e Itália.

Fabricada desde 1959 pela Companhia Müller de Bebidas, com sede na cidade de Pirassununga (SP), a bebida atende à lei que define o que é a autêntica cachaça: produzida no Brasil, da cana-de-açúcar (nesse caso, plantio próprio), e com teor alcoólico de 38% a 48%.

Se no começo chegava às prateleiras envasada em garrafas de cerveja de 600 ml, logo ganhou embalagem transparente. "No final dos anos 1960, para se tornar mais atraente, a Cachaça 51 já era apresentada com novo rótulo e com bico dosador de alumínio", explica Rodrigo Maia, diretor-comercial da companhia.

De lá para cá, ganhou novas versões: Ice, para os jovens, com sabores como limão e frutas vermelhas; Gold, cuja mistura possui uma parte envelhecida em carvalho, para atender a demandas do exterior; e a Reserva 51, linha premium da marca, totalmente envelhecida em barris de carvalho, para agradar a paladares mais apurados.
Há ainda a versão em pó para caipirinha.

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade