Árabe favorito de São Paulo, Almanara cultiva fidelidade à culinária milenar

MELHOR RESTAURANTE ÁRABE - DATAFOLHA

A curta e estreita rua Basílio da Gama, bem perto do metrô República, no centro, guarda uma das mais tradicionais casas da culinária árabe: o Almanara, que se apresentou aos paulistanos na década de 1950.

Fundado por uma família de libaneses, o restaurante preserva o antigo e agradável salão no estilo art déco, com piso de madeira quadriculada, pastilhas na parede e um painel com cena típica da cultura árabe com beduínos e dromedários.

"Al-manara" significa a torre que emite sinais. No Almanara essa sinalização é a fidelidade, que mescla o tradicional de uma culinária milenar com receitas familiares de tabules, quibes, esfirras, coalhadas e pastas.

A casa oferece pratos à la carte ou um rodízio para quem prefere experimentar um pouco mais de cada sabor. Saladas, quibe frito ou cru, charutinhos de folha de uva, abobrinhas recheadas de carne e arroz são servidos à vontade e podem ser acompanhadas de cafta e michui (espetinhos) de carne ou frango, sempre cortados em cubinhos e intercalados com cebola e tomate.

A torrada poderia ser substituída pelo pão sírio, mas vai bem para acompanhar as pastas homus, baba ganoush e coalhada seca.

A casa serve ainda cuscuz marroquino, arroz com lentilhas ou amêndoas, faláfel (bolinhos à base de grão-de-bico e sementes de gergelim) e sobremesas como a bekleua, massa salpicada com pistache, recheada com castanhas e nozes.

R. Basílio da Gama, 70, República, região central, tel. 3257-7580.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade