Maior marca de carne do mundo, JBS-Friboi abate 40 mil cabeças de gado por dia

MELHOR CARNE BOVINA - 38%

Adriano Vizoni/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 23-05-2016: Frida e Mina Sorveteria (foto Roberto Seba/Folhapress) ***EXCLUSIVO REVISTA***

Por dia, 40 mil cabeças de gado são abatidas na JBS-Friboi, maior empresa do mundo na área de produtos de origem animal.

Picanhas, alcatras, filés-mignons e uma variedade de cortes só chegam às gôndolas dos supermercados e em pontos de venda em todo Brasil depois de passarem por um verdadeiro exército de 37 mil funcionários.

Eles trabalham em 43 unidades industriais e fábricas que fazem a venda ao varejo, três postos de confinamento, dez centros de distribuição, além de dez escritórios comerciais. Os números fazem parte de uma história que começou em 1953, quando José Batista Sobrinho (JBS), o seu "Zé Mineiro", montou um açougue em Anápolis (GO), para abater cinco cabeças de gado por dia.

De Goiás, decidiu migrar para Brasília para alimentar os operários que construíam a capital do país. Desde então, a empresa só cresceu. Em 1970 nasceu a marca Friboi, e o grupo JBS foi se expandindo com aquisições dentro e fora do país.

A relação entre Friboi e consumidores começou a mudar há quatro anos, quando a marca passou a mostrar o que fazia dentro da fábrica. Com o slogan "É Friboi?", Tony Ramos foi o garoto-propaganda escolhido para mostrar etapas da produção, desde a compra de animais, passando pelo processo industrial até a embalagem.

"O objetivo foi fazer o consumidor aprender a se relacionar com a carne. Saber a procedência", diz Maria Eugenia Rocha, gerente de marketing da divisão de carnes.

A marca criou uma plataforma digital, a Academia da Carne Friboi, para prestar serviço a quem a compra, com dicas, cursos e receitas sobre cortes.

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade