Camil quer ressignificar a dupla arroz e feijão com variedades além do clássico

MELHOR ARROZ - 39% - MELHOR FEIJÃO - 40%

Adriano Vizoni/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 23-05-2016: Frida e Mina Sorveteria (foto Roberto Seba/Folhapress) ***EXCLUSIVO REVISTA***

Arroz com feijão ou feijão com arroz? A combinação mor da cozinha brasileira tem origem incerta: a receita do feijão com caldo, como consumimos hoje, veio com os portugueses.

O arroz teria ganhado espaço depois, no começo do século 19, quando dom João permitiu a introdução do cereal na marmita de soldados –os indícios da mistura vêm dessa época. Sobre o presente não existe mistério: nos quatro cantos do país, todos reconhecem a dupla no prato.

Um dos desafios da empresa hoje é a valorização do trivial. "O arroz e o feijão foram banalizados, precisamos ressignificar esse prato, que é mais do que o básico, é a base", afirma Christina Larroudé, gerente de marketing da empresa.

"É preciso comer muito arroz e feijão para chegar aonde se quer", diz o mote da campanha recém-lançada, estrelada pelo nadador Gustavo Borges.

A Cooperativa Agrícola Mista Itaquiense Limitada, sigla para Camil, fundada em 1963 no município de Itaqui (RS), foi pioneira no ensacamento de arroz, antes vendido a granel –as embalagens de plástico com cinco quilos começaram a ser oferecidas em 1974.

Por sua vez, o feijão passou a ser comercializado pela empresa mais de dez anos depois, em 1987.

Ao longo de 50 anos, o grupo adquiriu as marcas União (açúcar) e Coqueiro (atum) e expandiu a diversidade de produtos: além das variações do cereal (integral, parboilizado, vermelho) e da semente (fradinho, preto, jalo), inclui lentilha, soja, ervilha e biscoitos de arroz. Tem até feijão pronto.

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade