Com promessa de acabar com 'fumacê' nos anos 1970, óleo Liza dominou mercado

MELHOR ÓLEO - 46%

Adriano Vizoni/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 23-05-2016: Frida e Mina Sorveteria (foto Roberto Seba/Folhapress) ***EXCLUSIVO REVISTA***

Uma dona de casa aparece em um comercial usando uma máscara contra gases para fritar batatinhas. A fumaça sai da frigideira e aos poucos vai invadindo a tela.

Quando Liza entra em cena, o cenário muda e vem o recado: "o óleo puro não cheira e não faz fumaça". Foi dessa forma que o óleo de soja Liza apareceu pela primeira vez para se apresentar aos consumidores, em 1975.

Três anos antes, a empresa americana Cargill montou sua primeira fábrica para produzir óleo vegetal em Ponta Grossa (PR).

O produto mudou não só o odor de fritura, mas o hábito dos brasileiros, que, até então, usavam gordura animal para cozinhar. Inicialmente escrito com "S", o nome Liza foi escolhido pelos funcionários, em concurso interno, para estampar a antiga lata dourada.

De lá para cá, a embalagem mudou, a marca cresceu e se expandiu para outros tipos de óleos (milho, girassol e canola) e produtos (maionese e molhos para salada).

"Desde seu lançamento, Liza já pode ser considerada 'a marca', ganhando participação rapidamente", diz Clarisse Barreto, diretora de produtos de consumo da Cargill.

No início dos anos 1990, foi uma das primeiras a montar um centro de atendimento ao consumidor (SAC), em que as donas de casa pediam receitas e dicas de uso de produtos.

É ainda pelo telefone (0800 648 0808) que a maioria se comunica hoje com a marca, que responde por 22% do mercado de óleos de cozinha, segundo a Nielsen. No ano passado, foram 266 milhões de litros de óleo vendidos, incluindo todas as versões.

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Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

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