Pudim de capim-santo é sobremesa prática; veja receita da chef Morena Leite

Gui Gomes/Folhapress

Na infância, Morena dividia a casa com um monte de gente que não conhecia. Ao menos nos primeiros cinco minutos, já que a menina adorava trocar uns dedos de prosa com turistas na pousada de seus pais, a Capim Santo, em Trancoso, no sul da Bahia.

A rotina agitada do hotel, era disso que se ocupava. Conversava com fulano, com sicrano, e ia reparando nas particularidades de cada um. Ajudar no serviço? Às vezes preparava um bolinho para o café da manhã, mas sem compromisso.

O gosto pela cozinha veio de outro jeito, daquela outra paixão. "Percebi que por meio da comida eu poderia entender bastante sobre as pessoas", explica. "Não são as técnicas culinárias que me fascinam, mas a história que cada receita conta."

E a cozinha de Morena -não a do restaurante, a de casa- tem muita história para contar. Primeiro, porque já foi reformada umas cinco vezes. "Toda vez que viajo, trago uma inspiração nova. Fico inquieta e mudo tudo. Troco a pia de lugar, o fogão, há sempre uma pequena obra", ri.

Hoje, o ambiente (que faz parte de um espaçoso apartamento nos Jardins) inclui armários sem porta, que deixam as louças à vista, e uma hortinha. Fica aberto para a sala de jantar, para facilitar o bate-papo entre o cozinheiro e as pessoas que estão à mesa.

"Adoramos receber. A cada encontro, temos um cozinheiro anfitrião. Pode ser eu, minha filha, meu marido."

Video

PUDIM DE CAPIM-SANTO

  • Rende 10 porções
  • Tempo de preparo: 30 minutos + 45 minutos no forno + 40 minutos na geladeira

Ingredientes
- 1/2 xícara (chá) de açúcar

- 2 xícaras (chá) de capim-santo

- 3/4 de xícara (chá) de leite integral

- 2 e 1/2 xícaras (chá) de creme de leite fresco

- 3 gemas

- 1/4 de xícara (chá) de açúcar

Preparo
Aqueça o açúcar para caramelizar. Unte forminhas para pudim com o caramelo e reserve.

Corte as folhas de capim-santo, separe a metade e bata no liquidificador com o leite.

Coe o leite e repita o processo com a outra parte das folhas.Depois, junte o creme de leite e aqueça em fogo brando mexendo sempre. Ao ferver, desligue e reserve.

Bata as gemas e o açúcar no liquidificador. Misture com o creme reservado e mexa até ficar homogêneo.

Distribua o creme nas formas e asse em banho-maria à 180°C por 45 minutos. Retire do forno e leve à geladeira por 40 min.

Desenforme e sirva.

*

DICAS DA CHEF

  • Coe as gemas antes de incorporá-las à receita para que o doce não fique com cheiro forte de ovo
  • Caso não tenha forminhas individuais para pudim, distribua o creme em cerâmicas próprias para forno e, depois de pronto (assado e gelado), salpique açúcar na superfície e utilize um maçarico culinário para transformar a sobremesa num pudim brûlée.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade