Saltar para o conteúdo principal
 
11/10/2017 - 16h29

Biografia narra 300 anos de história de Nossa Senhora Aparecida

da Livraria Folha

Divulgação
Fruto de pesquisas realizadas pelo jornalista Rodrigo Alvarez, livro traz três séculos de história sobre a padroeira do país
Fruto de pesquisas realizadas pelo jornalista Rodrigo Alvarez, livro traz três séculos de história sobre a padroeira do país

Publicado pela editora Globo Livros, "Aparecida" apresenta três séculos de história sobre Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Escrita pelo jornalista Rodrigo Alvarez, a biografia atualiza a primeira edição da obra, lançada em 2014. Com prefácio do padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, o livro também traz fotos.

Encontrada no ano de 1717, às margens do rio Paraíba do Sul, perto de Guaratinguetá (176 km de São Paulo), a imagem de Nossa Senhora Aparecida causou comoção entre os pescadores que a acharam. Segundo relatos, após tirarem a imagem da santa das águas eles conseguiram peixes em abundância.

Dali em diante, se fincou a fé dos brasileiros e devoção na santa, que mais tarde ganhou a primeira igreja (Basílica Velha), que fica no alto da cidade de Aparecida.

Com os anos e com a tamanha devoção dos fiéis, que vinham de diversas regiões do Estado de São Paulo e outras localidades, foi erguida na mesma cidade outra igreja (a atual Basílica).

No dia 16 de julho de 1930, o papa Pio 11 proclamou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e padroeira oficial do Brasil. A basílica de Nossa Senhora é considerada o maior santuário mariano do mundo.

No livro, resultado de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, o autor narra, entre outros casos, o episódio de 1978 em que um homem invadiu a basílica de Nossa Senhora Aparecida e destruiu a imagem da santa.

A obra também descreve a trajetória de personagens curiosos, como o padre que tirava a santa do altar às escondidas e o governador que cortava cabeças, além de personalidades marcantes, como a princesa Isabel, que lhe deu a coroa, e o general Médici, que financiou uma peregrinação pelo país da ditadura.

*

APARECIDA
AUTOR Rodrigo Alvarez
EDITORA Globo Livros
QUANTO R$ 30,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página