Networking é tão importante quanto marketing, diz autor
da Livraria da Folha
Divulgação |
![]() |
É preciso ter as atitudes que o façam realmente vencer no mercado |
O executivo Renato Grinberg compartilha sua bem sucedida experiência profissional no livro "A Estratégia do Olho de Tigre" . Na obra, o autor busca ensinar e incentivar o jovem empresário a apostar nos seus pontos fortes para se destacar na carreira.
Em entrevista à Livraria da Folha, ele comenta um pouco sobre os principais temas de sua obra , e deixa a entender que, com as estratégias corretas, o sucesso é consequência de sua determinação e trabalho.
No entanto, sem exagerar na dose. Como destacou na conversa, o networking é essencial para sua carreira nos dias de hoje, mas desde que com limites para não passar a impressão errada de bajulador.
Como ensina, "uma dica importante é jamais pedir algo no primeiro encontro a não ser informações".
Confira:
*
Livraria da Folha - O conjunto de qualidades que fazem um profissional se destacar, as que compõem ao que chama de estratégia do olho de tigre, podem ser conquistadas por qualquer um? O profissional tem que ter garra?
Renato Grinberg - Qualquer pessoa pode conquistar essas características. Porém, antes de mais nada você precisa decidir se realmente quer ser um vencedor e parar com o que eu chamo de "desculpas confortáveis". Ou seja, não espere que as conquistas caiam do céu, você terá que ter garra para ir a luta e com as estratégias corretas terá mais chances de atingir o sucesso.
Você também destaca a importância do networking. Há alguma fórmula correta, ou cada um faz o seu caminho, desde que se relacione e crie uma interessante rede de contatos?
Networking é uma disciplina tão importante quanto marketing ou finanças. No livro eu apresento um método detalhado de como desenvolver uma estratégia eficaz para maximizar o networking. Por exemplo, uma dica importante é jamais pedir algo no primeiro encontro a não ser informações.
Como saber o limite entre ser prestativo, puxa-saco e intrometido? Ao mesmo tempo, a iniciativa de mostrar serviço não pode incomodar os colegas?
O limite é estabelecido pelo valor que o seu comentário ou atitude agrega a determinada situação. Ser "puxa-saco" ou intrometido é tentar "mostrar serviço" sem agregar valor. Realmente alguns colegas podem se sentir incomodados com essas atitudes, mas é impossível agradar a todos e portanto se você realmente está agregando valor não deve se preocupar com o que os seus colegas podem pensar.
No livro, você destaca a importância do autoconhecimento, para assim saber os pontos fortes e fracos de cada um. Com isso, é possível se reorganizar para o sucesso?
Sem conhecer claramente suas habilidades e limitações não é possível se realizar nada no mundo corporativo e dos negócios. Esse é o primeiro passo para se adquirir o "Olho de Tigre", pois é a partir do autoconhecimento que você poderá desenhar todas as estratégias para atingir o sucesso.
Querer é poder?
Querer é poder quando você tem um propósito claro do que você quer atingir. Sem um propósito claro, querer é apenas querer...
*
Destaque-se nos negócios e ganhe muito dinheiro
Divulgação |
![]() |
Obra propõe mudança de atitude para conquistar saúde monetária |
Reprodução |
![]() |
Autor propõe saúde financeira e enriquecimento em 21 segredos |
Reprodução |
![]() |
Conhecimentos podem ser usados por qualquer investidor leigo |
Leia mais
- + ricas dicas para "Ganhar, gastar, guardar", com Denyse Godoy