O Datafolha entrevista, anualmente, paulistanos para eleger as melhores empresas da cidade de São Paulo. Na edição de 2023 de O Melhor de São Paulo, o instituto ouviu 1018 pessoas de 16 anos ou mais, das classes A e B, para descobrir as campeãs em 40 categorias. Conheça as campeãs abaixo.
Carro
-
Melhor concessionária: Chevrolet, Honda e Volkswagen
Redes investiram em comunicação e inovação das concessionárias e empataram no primeiro lugar.
-
Melhor posto de combustível: Ipiranga
Rede acompanha demanda e investe em carregadores para carros elétricos.
-
Melhor Seguro: Porto
Seguradora investe em infraestrutura para prestar assistência em enchentes e deslizamentos.
-
Melhor locadora de veículos: Localiza
Locadora amplia digitalização e diversidade de serviços para captar e fidelizar público
-
Melhor manutenção: Porto
Oficinas de adaptaram para atender a manutenção e reparo de carros elétricos.

Compras
Veja as melhores empresas no setor de compras
-
Melhor atacadista: Assaí
A rede Assaí foi considerada pela oitava vez a melhor atacadista de São Paulo. Citada por 45% dos entrevistados, se consolida como maior vencedora da categoria.
-
Melhor loja de conveniência: AM/PM
A rede AM/PM, da rede de postos de gasolina Ipiranga foi escolhida por 10% dos entrevistados e considerada a melhor loja de conveniência de São Paulo. É a nona vez que a AM/PM fica em primeiro lugar na categoria.
-
Melhor loja de departamentos: Renner
Pela nona vez, a Renner figura no primeiro lugar da pesquisa O Melhor de São Paulo. A empresa foi citada por 12% dos entrevistados e é a primeira vez que fica em primeiro lugar sem empatar com nenhuma das concorrentes.
-
Melhor loja de móveis: Casas Bahia
Desde a estreia da categoria, em 2021, as Casas Bahia ficaram em primeiro lugar em todas as edições. Em 2023, a rede recebeu 19% dos votos.
-
Melhor minimercado: Mini Extra
Na categoria minimercado, o Mini Extra ficou mais uma vez em primeiro lugar. Desde o início da categoria, em 2018, todas as vezes a rede Extra foi a vencedora. Em 2023, foi citada por 31% dos entrevistados.
-
Melhor papelaria: Kalunga
A rede Kalunga foi eleita pela oitava vez a melhor papelaria na pesquisa O Melhor de São Paulo. Desde 2018 na pesquisa, a empresa venceu todas as edições. Em 2023, teve 40% dos votos.
-
Melhor pet shop: Petz
A rede Petz foi escolhida por 28% dos entrevistados na pesquisa O Melhor de São Paulo como o melhor Pet Shop.
-
Melhor venda pela internet: Mercado Livre
Mercado Livre ampliou portfólio de beleza e viu vendas crescerem durante reality
-
Melhor entrega de encomenda: Correios e Mercado Livre
Um empate técnico colocou Correios e Mercado Livre no primeiro lugar na categoria de entrega de encomendas. É a primeira vez da categoria no prêmio. Os Correios tiveram 25% dos votos e o Mercado Livre, 24%
-
Melhor shopping de decoração: Lar Center
Shopping revitaliza ambientes e se aproxima de arquitetos para atrair clientes

Educação
Confira as vencedoras no setor educacional
-
Melhor curso de inglês: Cultura Inglesa
Os paulistanos escolheram a Cultura Inglesa como melhor escola de idiomas. Eleita com 20% das menções, é a nona vez que a escola vence a categoria.
-
Melhor faculdade particular: Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie foi eleita a melhor faculdade particular de São Paulo. Citada por 21% dos entrevistados, é a terceira vez que a instituiçao fica em primeiro lugar na pesquisa.
-
Melhor cursinho pré-vestibular: Objetivo e Etapa
Os cusos pré-vestibular Objetivo e Etapa tiveram um empate técnico no primeiro lugar da categoria na pesquisa O Melhor de São Paulo. O Objetivo teve 15% das menções, enquanto o Etapa foi citado por 13% dos entrevistados. As duas empresas também empataram em 2018 e 2021
-
Melhor colégio particular: Colégio Objetivo
O Colégio Objetivo foi escolhido pela quinta vez consecutiva a melhor escola particular pelos paulistanos. O colégio foi citado por 10% dos entrevistados.

Finanças
Conheça as empresas vencedoras no setor financeiro
-
Melhor atendimento bancário: Itaú
Os paulistanos elegeram o Itaú como o melhor serviço bancário no prêmio O Melhor de São Paulo. É o segundo ano da categoria e a segunda vez que o banco fica em primeiro lugar
-
Melhor assessoria de investimentos: XP Investimentos
A XP foi eleita a melhor assessoria de investimentos pela quinta vez. Desde a estreia da categoria, a empresa ficou em primeiro lugar em todas as edições. 12% dos entrevistados a citaram em 2023.
-
Melhor consórcio: Porto
A Porto foi escolhida como melhor serviço de consórcio pelos paulistanos entrevistados pelo prêmio O Melhor de São Paulo. A empresa foi citada por 7% dos entrevistados pelo Instituto Datafolha.
-
Melhores previdências privadas: Bradesco e Itaú
Os bancos Bradesco e Itaú empataram no primeiro lugar e foram considerados os melhores serviços de previdência privada. É a quarta vez que as instituições empatam e, em 2023, tiveram 9% dos votos
-
Melhor crédito imobiliário: Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal foi eleita com o melhor serviço de crédito imobiliário. É a primeira vez da categoria no prêmio O Melhor de São Paulo. O banco teve 25% dos votos.
-
Melhor serviço financeiro: Itaú
Os paulistanos elegeram o Itaú como melhor prestador de serviços financeiros. O banco venceu com 19% dos votos a categoria, que está pela primeira vez na premiação.
-
Melhor Vale-Alimentação: VR
A VR foi eleita pelos paulistanos como o melhor serviço de vale alimentação. A empresa ficou em primeiro lugar pela terceira vez, com 21% dos votos.

Imóveis
-
Melhor imobiliária: Quinto Andar
A Quinto Andar foi eleita pelos paulistanos a melhor corretora imobiliária. A empresa tem atuação exclusivamente digital e é a terceira vez que fica em primeiro lugar. Em 2023, foi citada por 13% dos entrevistados
-
Melhor serviço de mudança: Granero
Citada por 13% dos entrevistados, a Granero foi eleita a melhor prestadora de serviços de mudança. É a terceira vez que a empresa fica em primeiro lugar.

Lazer
Veja as empresas preferidas dos paulistanos no setor de lazer
-
Melhor cinema: Cinemark
A Cinemark foi a rede de cinemas mais citada pelos entrevistados na pesquisa O Melhor de São Paulo. É a oitava vez que a rede ganha na categoria, vencendo todas as vezes, desde a estreia.
-
Melhor museu: Ipiranga
O Museu do Ipiranga, reinaugurado após dois anos em reformas, foi eleito o melhor por 45% dos entrevistados. É a segunda vez que a categoria está no prêmio O Melhor de São Paulo e a segunda vez que o Ipiranga vence.
-
Melhor cafeteria: Starbucks
Os paulistanos escolheram a Starbucks como melhor cafeteria no prêmio O Melhor de São Paulo. Vencedora em todas as outras cinco edições, a empresa recebeu 22% dos votos em 2023.

Saúde
Confira os melhores hospitais, maternidades e outras empresas da saúde
-
Melhor farmácia: Drogaria São Paulo
A rede de drogarias São Paulo foi citada por 35% dos entrevistados na pesquisa O Melhor de São Paulo. É a nona vez que a rede fica em primeiro na categoria.
-
Melhor hospital: Albert Einstein
Vencedor pela nona vez na categoria, o Hospital Albert Einstein foi citado por 24% dos entrevistados pelo instituto Datafolha. Desde a estréia da categoria, o hospital venceu todas as vezes.
-
Melhor maternidade: Santa Joana
Maior campeã, a Maternidade Santa Joana figura desde a estreia da categoria no primeiro lugar. Em 2023, 17% dos entrevistados lembraram da maternidade como referência na área.
-
Melhor seguro saúde: Bradesco
A Badesco Seguros foi escolhida pelos paulistanos como referência no setor de seguros de saúde. É a segunda edição da categoria, e a segunda vez que a empresa fica em primeiro lugar. Em 2023, teve 16% dos votos.
-
Melhores laboratórios de análises clínicas: Lavoisier e Fleury
Lavoisier e Fleury empataram na categoria de melhor laboratório. É o terceiro ano consecutivo em que os dois laboratórios ficam com empate técnico. Em 2023, Lavoisier foi citado por 19% dos entrevistados e Fleury, por 17%
-
Melhor academia: Smart Fit
Rede amplia serviços buscando clientes que querem cuidar da saúde física e mental

Serviço Público
Conheça os melhores serviços públicos
-
Melhor serviço público: Metrô
Metrô e SUS foram considerados os melhroes serviços públicos pelos entrevistados no prêmio O Melhor de São Paulo. É a terceira vez que os serviços empatam no primeiro lugar desde a estreia da categoria. Em 2023, ambos tiveram 15% dos votos.
-
Melhor serviço público: SUS
Junto do metrô, o SUS também foi considerado melhor serviço público pelos paulistanos. Ambos os serviços receberam 15% dos votos

Outros
-
Melhor operadora de internet: Vivo
A Vivo foi considerada a melhor operadora de internet por 51% dos entrevistados pelo prêmio O Melhor de São Paulo. É a terceira vez que a operadora vence na categoria.
-
Melhor segurança privada: Verisure, Haganá e Protege
Verisure, Haganá e Protege ficaram tecnicamente empatadas no primeiro lugar da categoria. É a segunda vez que as empresas ficam empatadas. Em 2023, a Verisure teve 4% dos votos e Haganá e Protege ficaram com 3%.

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.