Saltar para o conteúdo principal
 
05/12/2012 - 11h00

Livro registra a arte culinária do chef Shin Koike

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

Divulgação
Livro sobre conceitos que norteiam a cozinha autoral de Shin Koike
Livro sobre conceitos que norteiam a cozinha autoral de Shin Koike

"A Cor do Sabor" apresenta detalhes da cozinha de Shin Koike, mestre que mistura elementos tradicionais a novos ingredientes e extrapola as regras quando vê necessidade. A sinestesia do título faz jus à criatividade notória do chef.

Assinado por Jo Takahashi, arquiteto e produtor cultural que esteve à frente da Japan Foundation em São Paulo por quase três décadas, a edição apresenta a formação de Shin Koike e propõe uma culinária para alimentar o corpo e a alma.

Shin Koike nasceu no Japão e vive no Brasil desde a década de 1990. No tempo em que passou em território brasileiro, se deu o direito de buscar texturas e novos sabores para o seu restaurante.

Com imagens do fotógrafo Tatewaki Nio, o livro é fruto de dois anos de pesquisa que registram o processo criativo do chef. O resultado é um estudo dos conceitos que orientam a gastronomia de Shin Koike e um passeio pela cultura japonesa.

Tatewaki Nio/Divulgação
Mestre Shin Koike mistura elementos tradicionais a novos ingredientes
Mestre Shin Koike mistura elementos tradicionais a novos ingredientes

Em entrevista à Livraria da Folha, Jo Takahashi falou sobre o lançamento e elementos culturais da gastronomia. Segundo o autor, a relação dos japoneses com o alimento fresco é uma das marcas da culinária nipônica. Ouça.

Ouça

"O chef Shin Koike realmente não é adepto de uma autenticidade absolutamente rigorosa, ele dá margem a várias reinterpretações", contou Jo Takahashi. O Shin tem uma paixão, digamos assim, pelas coisas do Brasil."

A arte de Shin é marcada pela presença de ingredientes tipicamente brasileiros, como o chuchu e cachaça, elementos com os quais o chef criou um dos aperitivos que oferece em seu restaurante.

Tatewaki Nio/Divulgação
Shin Koike herdou a faca de seu pai que ficou menor de tanto ser amolada; para um sushiman, a faca é um dos mais importantes elementos de sua arte
Shin Koike herdou a faca de seu pai; ela é um dos mais importantes elementos de sua arte

Ouça

Sobre as facas, de forte apelo emocional para o sushiman, o autor falou da produção artesanal, feita por descendentes das famílias que forjavam as espadas de samurais.

"Isso para ele é a alma", disse Jo Takahashi na última parte da entrevista. "Existe um fio, uma lâmina, que é praticamente a extensão do corpo dele".

Ouça

Tatewaki Nio/Divulgação
Imagem que abre o capítulo "Gastronomia É Arte?" do livro "A Cor do Sabor"
Imagem que abre o capítulo "Gastronomia É Arte?" do livro "A Cor do Sabor"; uma foto para não deixar dúvida

*

"A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike"
Autor: Jo Takahashi
Editora: Melhoramentos
Páginas: 272
Quanto: R$ 93,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página