Especialista revela como funciona esquema de sequestro e tráfico humano
da Livraria da Folha
Divulgação |
![]() |
Especialista em terrorismo e lavagem de dinheiro, autora revela como funciona a rede de tráfico de refugiados |
A economista Loretta Napoleoni apresenta os resultados de sua investigação sobre atividades de sequestro e tráfico de seres humanos no livro "Mercadores de Homens", lançado pela Bertrand Brasil.
Expert em terrorismo e lavagem de dinheiro, Napoleoni iniciou suas pesquisas sobre o tema do tráfico humano, logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
O livro é resultado de conversas que a autora teve com negociadores de reféns, membros de missões de resgate, especialistas em contraterrorismo, funcionários de órgãos de segurança e ex-reféns, entre muitos outros.
Nestas conversas, Napoleoni descobriu que a Lei Patriot, decretada pelos Estados Unidos em outubro de 2001, forçou os cartéis de drogas colombianos a procurarem rotas alternativas para o contrabando de cocaína para a Europa, além de outras formas para a lavagem de seus ganhos financeiros ilícitos.
Uma das rotas escolhidas passava pela África ocidental e atravessava o Sahel, uma faixa que se estende do Oceano Atlântico ao Mar Vermelho, cruzando mais de cinco mil quilômetros do continente africano e do deserto do Saara. Nesta região, jihadistas armados passaram a se dedicar também ao tráfico de drogas, ao sequestro de estrangeiros e, mais tarde, ao tráfico de imigrantes, com as atividades se interligando e se retroalimentando.
No livro, a autora expõe os detalhes desta trama e mostra como a desestabilização da Síria e do Iraque, junto da ascensão do Estado Islâmico, ofereceu a esses grupos criminosos novas oportunidades de negócios no Oriente Médio - desde a venda de reféns ocidentais para grupos jihadistas ao tráfico de refugiados que chegam à casa dos milhões.
A autora conversou também com imigrantes da Síria e conta as humilhações que têm sofrido na tentativa de entrar na Europa.
Autora de livros como "Economia Bandida", "A Fênix Islamista" e "Maonomics", Loretta Napoleoni é presidente do grupo de financiamento de ações antiterroristas do Clube de Madri. Foi correspondente e colunista dos jornais "La Stampa", "Corriere dela Sera", "La Repubblica", "El País" e "Le Monde". Tem mestrado em relações internacionais e economia pela Universidade Johns Hopkins e doutorado em terrorismo pela London School of Economics.
*
MERCADORES DE HOMENS
AUTORA Loretta Napoleoni
EDITORA Bertrand Brasil
QUANTO R$ 42,90 (preço promocional*)
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.
-