Saltar para o conteúdo principal
 
04/03/2011 - 19h01

Pesquisador descobre cartas inéditas de d. Pedro 1º à marquesa de Santos

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Paulo Rezzutti, arquiteto, urbanista e pesquisador da história de São Paulo, descobriu 94 cartas de dom Pedro 1º à Domitila de Castro, a marquesa de Santos. A correspondência estava guardada no Hispanic Society of America, um museu de Nova York dedicado à história de espanhóis, portugueses e latino-americanos.

Divulgação
Livro traz cartas inéditas de d. Pedro 1º para a marquesa de Santos
Livro traz cartas inéditas de d. Pedro 1º à marquesa de Santos

As mensagens, escritas entre 1823 e 1827, revelam aspectos da vida sexual e política na corte brasileira. A transcrição desses registros históricos está no recém-lançado "Titília e o Demonão". O título é uma referência ao modo que os amantes assinavam as suas missivas.

"Elas [as cartas] revelam o lado humano do nosso primeiro imperador, parte de sua personalidade, e de seus conflitos, sua preocupação com os negócios brasileiros, seus namoros e o interesse e carinho pelos filhos. O surgimento dessa fonte primária ajuda a trazer à luz um pouco mais do homem Pedro, que está longe de ser um boneco manipulável, o sátiro ou o proto-avô de Macunaíma, ou ainda o ungido, ou o bobalhão, que apenas estava no lugar certo na hora certa", comenta o autor.

Visite a estante dedicada às ciências humanas

*

"Titília e o Demonão"
Autor: Paulo Rezzutti
Editora: Geração Editorial
Páginas: 352
Quanto: R$ 35,11 (preço promocional de lançamento)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página