Saltar para o conteúdo principal
 
03/05/2011 - 18h00

Islamismo prega o perdão; descubra em que acreditam os muçulmanos

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

"Não há nenhuma divindade além de Deus; e Maomé é o profeta de Alá". Com essa declaração, qualquer um pode se tornar muçulmano. Quem professa a Shahadah --o "testemunho"--, assume a singularidade de um Deus, onipotente, onipresente e misericordioso, e que a mensagem de Deus foi comunicada de forma definitiva por Maomé.

Para o islamismo, Deus enviou orientação aos homens por intermédio de alguns indivíduos que são, por vezes, nomeados como "iluminados". Maomé, o último desta linha, é considerado o "selo dos profetas".

Divulgação
Livro analisa os fundamentos e a realidade do mundo mulçumano
Livro analisa os fundamentos e a realidade do mundo muçulmano

Os ensinamentos do Profeta pregam a unidade, a humildade, o perdão, a justiça social e o amor fraterno. Enquanto a Europa medieval vivia mergulhada na sujeira, na doença e no obscurantismo religioso, o Islã era o maior império do mundo, o mais desenvolvido em ciência, arquitetura e filosofia. Como uma religião tão tolerante se tornou um símbolo do fanatismo e do ódio? Uma nova leitura da Shariah --o código ético, moral e legal dos muçulmanos-- pode mudar esse panorama?

"Atualmente, os muçulmanos precisam tomar uma atitude sobre a formulação da Shariah, o coração do islã. A prova de que o islamismo está passando por uma séria reforma se evidencia pelo fato de que a ideia de imutabilidade da Shariah está sendo amplamente contestada. Intelectuais e pensadores muçulmanos de países como Indonésia, Marrocos e Índia argumentam que a Shariah não é divina, mas socialmente construída na história", comenta o jornalista paquistanês Ziauddin Sardar.

No livro "Em Que Acreditam os Muçulmanos", Sardar, autor de mais de 40 títulos sobre a religião, explica os princípios e procura romper os preconceitos que cercam os islâmicos.

Siga a Livraria da Folha no Twitter

*

"Em Que Acreditam os Muçulmanos"
Autor: Ziauddin Sardar
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 228
Quanto: R$ 21,17 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página