Saltar para o conteúdo principal
 
04/10/2011 - 21h00

Saiba o que são os kami para os xintoístas

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro conta a história do xintoísmo, única religião genuinamente japonesa
Livro conta como o xintoísmo se manteve entre os japoneses

O xintoísmo, considerada a religião mais antiga ainda em prática no Japão, tem como eixo fundamental a veneração aos kami, traduzido como espírito, divindade, ser divino ou deus.

Encabeçada principalmente por mangás, animes e jogos eletrônicos, a cultura japonesa ganhou popularidade no Ocidente nos últimos anos. Hoje, kami é um termo conhecido por muitos fãs da produção cultural nipônica.

Também chamada de a "via dos deuses", a religião é explicada em "Conhecendo o Xintoísmo". O livro conta a história e mostra como o xintoísmo manteve seu lugar na vida da maioria dos japoneses.

Leia um trecho do exemplar.

Visite a estante dedicada à espiritualidade
Siga a Livraria da Folha no Twitter

*

O CREDO E A PRÁTICA DO XINTOÍSMO TÊM COMO EIXO a veneração de seres sobrenaturais chamados kami que supervisionam todos os aspectos da vida humana. Acredita-se que esses seres divinos são vida a todos os objetos do universo- desde pontos geográficos, tais como o Monte Fuji, até as almas de crianças falecidas. Diz-se que o panteão xintoísta contém um número infinito de kami - e muitos deles são divindades que vieram do budismo e do taoísmo e foram incorporados ao xintoísmo.

Os textos japoneses mais antigos, o Kojiki e o Nihonshoki descrevem como o mundo foi criado pelas divindades celestiais Izanagi e Izanami. depois de um começo que pareceu não dar certo, o par original deu à luz um grupo de kami, inclusive a deusa soberana do Sol, Amaterasu, cujo descendente, Jimmu Tenno, veio a ser o primeiro imperador.

A crença xintoísta, como muitos sistemas de crenças principais do mundo, imagina um reino superior ou "divino" que informa e orienta a existência humana.

*

"Conhecendo o Xintoísmo"
Autor: C. Scott Littleton
Editora: Vozes
Páginas: 112
Quanto: R$ 16,92 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página